Páginas

janeiro 12, 2011




MAIS DE 300 MORTOS
Dor e desespero marcam primeiro dia após tragédia em Teresópolis
O número oficial de óbitos vítimas da chuva que destruiu vários bairros da cidade na madrugada dessa quarta é de 290 porém é questão de tempo até que ele ultrapasse sua terceira centena. 
 Em uma única noite, choveu o esperado para todo o mês de janeiro. Jardim Serrano, Imbiú, Poço das Pedras, Fisher, Caleme, Posse, Cascata do Imbuí, Bonsucesso, Espanhol, Parque do Imbuí, Salaco, Cruzeiro e Vale Feliz são alguns dos bairros que já constam entre os que apresentaram vítimas fatais. 
 A Presidente Dilma Roussef já ofereceu ajuda e nessa quinta sobrevoará a cidade com o Governador Sérgio Cabral. Durante todo o dia o movimento de helicópteros pelos céus da cidade foi intenso. Equipes de TV, Bombeiros, Marinha e Ministros sobrevoaram as áreas que sofreram com os desabamentos. 
 A situação do interior é preocupante e em varias localidades o acesso está prejudicado, o que complica mais ainda a situação dos resgates das vítimas. 
 Em Providência, uma ponte desabou e o Campo Grande continua inacessível. Em vários bairros haviam corpos pelas ruas, pelas igrejas e escolas, aguardando reconhecimento e na 110ª DP, centenas deles aguardam a necropsia. 
 A tragédia foi destaque no site da CNN e em todos os noticiários do país que ainda alertaram para a ameaça de chuvas para essa madrugada. 
 Vários empresários da cidade se empenharam nos esforços, junto com a Prefeitura, disponibilizando veículos e materiais diversos, bem como seus empregados, em prol do socorro daqueles que estão sofrendo com a calamidade.
 Na Prefeitura, Secretários deverão virar a noite na elaboração de um relatório que será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional para que os entraves burocráticos não impeçam que a ajuda do Governo Federal chegue até a cidade o mais rápido possível. 
 O Governo do Estado considera essa a maior tragédia da história do município e está encaminhando 12 máquinas que auxiliarão nos trabalhos de resgate das vítimas. 
 Mais de 1300 pessoas estão desabrigadas e com o Pedrão lotado, igrejas, galpões e escolas estão sendo utilizadas pela Prefeitura para abrigar essa gente.
 Por volta das oito e meia da noite, a Defesa Civil interrompeu as buscas que serão retomadas nas primeiras horas do dia. No vídeo abaixo, algumas imagens dos danos causados nos bairros da Barra e do Espanhol e o resgate de 2 vítimas, uma delas, leitora assídua do BADARTS e que com uma mãozinha providencial de DEUS, conseguiu sair vivo depois de ficar por 12 horas sob uma montanha de lama e concreto de mais de 4 metros de altura.
.

Nenhum comentário: