Páginas

agosto 26, 2013

Câmara de Vereadores de Teresópolis:
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO  TRANSPORTE
Na manhã do domingo, 25 de agosto, aconteceu na Câmara de Vereadores a primeira audiência pública do transporte em Teresópolis. Devido ao falecimento do pai, o Presidente da Casa, vereador Mauricio Lopes, não esteve presente.
Com parte do prédio interditada pela Defesa Civil, os lugares na assistência foram limitados e 37 vagas distribuídas por ordem de chegada, o que desagradou algumas pessoas que tiveram que acompanhar os trabalhos do lado de fora do prédio, através de caixas de som disponibilizadas para esse fim.
Na assistência, presidentes de associações de moradores e rodoviários que chegaram cedo garantiram seus lugares. Os militantes partidários que chegaram mais tarde, acabaram ficando do lado de fora e chegaram a iniciar manifestos contra isso mas o sol e a falta de adesão acabaram prejudicando o ato.
Entre as ausências mais sentidas, o Ministério Público, a Ordem dos advogados do Brasil e os órgãos de imprensa (apenas o blog BadArts/Diário TV esteve presente) que apesar do convite não compareceram à audiência  que não forneceu muito além do que qualquer um que conhece um pouco do assunto já sabia de cor.
 Representantes das empresas, do poder público e da sociedade discutiram o tema pela primeira vez de forma aberta no plenário. Entre os discursos mais consensuais, a necessidade de um plano de mobilidade urbana que norteará a revisão do sistema do transporte na cidade.
Com 80 mil veículos emplacados na cidade, o horário do rush provoca retenções que travam o fluxo no centro por onde passam quase que a totalidade das linhas das empresas.
Partidos de esquerda chegaram a pleitear uma estatização do transporte com direito ao serviço gratuito para todos na cidade. Distante do radicalismo, houve quem defendesse mudanças mais práticas como a criação de um conselho municipal de transporte e até uma secretaria específica para o setor em Teresópolis.
O índice elevado de gratuidades, de 42% segundo a Viação Dedo de Deus, foi apontado pela empresa como um dos maiores vilões do valor da tarifa praticado no município. Em Teresópolis, uma lei que está sendo questionada pela Fetransport na justiça, vem estendendo a gratuidade para idosos na faixa dos 60 aos 65 anos, sem citar a fonte de custeio, o que vem onerando a tarifa dos pagantes.
No final da audiência, o presidente da Comissão de Transporte, Vereador Dedê (PTN) anunciou que essa é apenas a primeira audiência sobre o assunto. O edil ainda se desculpou pela limitação do público no prédio e anunciou que a próxima deverá ocorrer num local mais amplo.
O vereador Serginho Pimentel, membro da mesa, destacou a intenção da Câmara de buscar as melhores soluções para os problemas do trânsito no município que até aqui viveu às custas de ilusões como a do ônibus a um real. No vídeo abaixo, alguns dos momentos mais importantes da audiência:



Enquanto isso, na Síria...
Com sintomas de asfixia, mais de 1300 pessoas, muitas delas crianças, morreram num ataque do governo sírio que nega ter usado armas químicas. A ONU enviará inspetores para uma análise da situação.



INTRIGANTE

Se você ainda não viu, aproveite antes que o YouTube o retire do ar:

Nenhum comentário: