Páginas

janeiro 13, 2011

 SOS TERESÓPOLIS
O PEDRÃO PRECISA COM URGÊNCIA DE DOAÇÕES DE TOALHAS, ABSORVENTES, MATERIAL DE LIMPEZA E DE HIGIENE PESSOAL.
________________________

PREFEITO SE REUNE COM DILMA E CABRAL EM BUSCA DE AJUDA
No interior, famílias enterram suas vítimas e na cidade 400 covas são abertas no cemitério
Um cenário de filme de terror. Essa é uma das melhores definições para o caos vivido por teresopolitanos em diversos bairros. "Éramos como zumbis, cobertos de lama, e perambulando pela madrugada aos gritos" - definiu uma moradora do Caleme. 
 No 1º Distrito, os bairros mais atingidos foram a Posse, Campo Grande, Parque do Imbuí, Granja Florestal e Espanhol.  Já no interior, Santa Rita, Cruzeiro, Pessegueiros, Bonsucesso e Vieira. Nas áreas mais próximas ao centro, os problemas foram causados por deslizamentos nas encostas, enquanto que no interior os alagamentos foram os maiores vilões das chuvas desse 12 de janeiro que entra para a história como a maior tragédia climática da história do Brasil. 
 Tem sido comum ouvir das pessoas um relato sobre um grande estrondo que precedeu a tragédia, por volta das 3:10 H da manhã. Milhares de pessoas deixaram suas casas e centenas de corpos ainda estão soterrados. Muitos veranistas que se encontravam de férias nos bairros mais atingidos morreram soterrados e nesses bairros é comum ver dezenas de animais que foram deixados para trás.
 Aproveitando-se da situação caótica, saqueadores vem agindo nas casas abandonadas nas residências e comércios das áreas atingidas pela tragédia. A CRT interditou a rodovia Rio - Bahia na altura de Pessegueiros e Providência devido às barreiras que tomaram conta da pista. No total, 16 pontes foram levadas pela força da água e as equipes da Prefeitura estão se mobilizando no sentido de restabelecer esses acessos. 
 Um Hospital de Campanha foi montado em Santa Rita devido às dificuldades que as equipes de socorro vem encontrando para chegar até o local onde, segundo relatos, existem corpos até sobre as árvores, tamanho o volume de água que varreu a localidade. Nos bastidores da cobertura jornalística, repórteres das grandes emissoras do país relatam essa como a maior tragédia que já cobriram. 
 Durante uma coletiva de imprensa, o secretário Municipal de Defesa civil, o Coronel Flávio Castro, disse que Teresópolis conta com 93 áreas de risco e que nenhum dos bairros atingidos faz parte dessa lista. No interior, as pessoas já estão enterrando seus mortos na própria localidade e no cemitério da cidade 400 covas foram abertas para receber as vítimas da tragédia que muitos já apontam para um número superior a 500. 
 Centenas de pessoas fazem fila na Delegacia para conferir se existe algum conhecido entre as centenas de corpos que por lá estão. Caminhões frigoríficos chegaram a cidade para retardar a decomposição. No Pedrão, equipes de voluntários são formadas e encaminhadas pela Prefeitura até os bairros atingidos pela tragédia para que auxiliem nos trabalhos de resgate de vítimas e localização de corpos.   
 O Prefeito de Teresópolis, Jorge Mário, se reuniu com a Presidente Dilma Roussef e o Governador Sérgio Cabral  no Palácio da Guanabara no início da tarde dessa quinta para traçar estratégias para enfrentar o problema. O Prefeito apresentou números da catástrofe e solicitou apoio imediato no atendimento emergencial às vítimas e mais helicópteros para socorrer aqueles que se encontram em locais de dificil acesso. 
 A estimativa inicial dos custos para a reconstrução dos bairros atingidos é de 590 milhões. Dilma anunciou o envio de 100 homens da Força Nacional de Segurança, além de peritos e bombeiros militares. O Ministério da Saúde está enviado duas toneladas de remédios e materiais hospitalares. 
 Cerca de R$ 3 milhões estão sendo depositados nas contas da Prefeitura a título de antecipação dos repasses do Sistema Único de Saúde. O pagamento do Bolsa Família e do FGTS também poderão ser antecipados para as famílias vitimadas.No vídeo abaixo, imagens do Pedrão e também da nossa cobertura de um resgate a um senhor de 85 anos que se encontrava preso em sua casa no parque do Imbuí. No caminho, muita lama e corpos sob a lama.
.

Nenhum comentário: