Páginas

abril 14, 2010


A VOLTA DOS FESTIVAIS
II Festival de Música Clássica repete sucesso da 1ª edição
Aconteceu de 5 a 11 de abril, o 2º Festival de Música Clássica de Teresópolis que nesa edição contou com oito espetáculos, em três locais diferentes. De segunda, 5, a sexta, 9, foram realizados os chamados concertos de câmara, mais intimistas, no Teatro Municipal e no final de semana as apresentações aconteceram na Matriz de Santa Tereza e na Praça Olímpica.

A primeira atração, na segunda, 5, foi o concerto ‘Schumann & Noel: Um encontro insólito’, com os músicos Harold Emert, no oboé, e Cláudio Vettori, no piano, que fizeram sucesso ao lado da soprano Carmen Bartoly. Na terça, 6, o cantor Sérvio Túlio e o pianista Glauco Baptista agradaram em cheio com o espetáculo ‘Cabaré Alemão’. Na noite de quarta, 7, foi a vez de prestigiar os artistas locais, com a apresentação dos violonistas Geremias Cruz, Júlio Alecrim, Marcos André e Jorge Péculas, do pianista Marcus Wolff e do tenor Ricardo de Oliveira. Na quinta-feira, 8, a atração foi o UniRio Metais Trio, com os músicos Nailson Simões, no trompete, Luis Garcia, na trompa, e João Luiz Areias, no trombone. E na sexta, 9, foi realizado o último dos concertos de câmara, com os músicos Sérgio e Lucia Barrenechea (flauta e piano) e Hugo Pilger (violoncelo), do Grupo Camerístico da UniRio.

No sábado e domingo, 10 e 11, o festival mudou de ares e passou para a Praça Olímpica Luis de Camões, onde uma tenda especial foi montada para receber o evento. O espetáculo de dança ‘Villa Lobos - Uma Canção de Amor’ foi a atração de sábado, 10, com duas apresentações, às 15h30 e às 19h. Dezoito bailarinos do projeto social Dançar a Vida, da Escola de Dança Petite Danse, apresentaram números de balé, tendo como trilha sonora canções do compositor Villa Lobos.
Finalmente, no domingo, 11, foram realizadas as duas últimas apresentações do 2º Festival de Música Clássica. Às 16h, sob a direção de Laura Rónay, a Orquestra Barroca da UniRio agradou o público que lotou a Matriz de Santa Teresa, com peças de Bach, Montéclair e Boismortier, entre outros.
Um pouco mais tarde, por volta das 18h, foi a vez da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa Lobos, que encerrou o evento com chave de ouro e grande estilo. Sob o comando do maestro Zdenek Svab, que também foi arregimentador e produtor do festival, a orquestra, com 55 componentes, emocionou a plateia na Praça Olímpica. Peças como ‘Dança Húngara nº 5’ , de Johannes Brahms, e a ‘Sinfonia nº 1’ , de Beethoven, estiveram no programa, que teve ainda Wave, de Tom Jobim, e Bachianas N.o 5, de Villa Lobos.
“Nosso trabalho foi tentar passar músicas boas ao público, tanto clássicas como populares. É uma pena termos chegado ao fim. Mas, temos uma certeza. Ao ver todo o carinho com que o público recebeu os espetáculos, já sabemos que muitos outros festivais de música clássica ainda serão realizados em Teresópolis”, comentou o maestro Zdenek Svab.

O grand finale do concerto e também do festival em si foi com a peça ‘Orfeu em Inferno’, de Jaques Offenbach, que simplesmente arrebatou o público. Conhecida por ser um dos mais famosos temas da dança kankan, ‘Orfeu em Inferno’ fez o público se levantar e acompanhar com gritos e palmas a orquestra que, por sua vez, respondeu também de forma muito calorosa.

Diretor e idealizador do festival, o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, também comemorou o sucesso do evento. “Entre os anos de 1960 e 1972, Teresópolis era reconhecida nacionalmente como um centro de ebulição artística, com cursos internacionais promovidos pela Pró-Arte e festivais de cinema e música. Nossa iniciativa, com este novo festival, era fazer Teresópolis retomar esta época. E fico feliz em saber que tivemos êxito, tanto na primeira, como nesta segunda edição. Agradecemos ao maestro Svab, que não mediu esforços para a realização do evento, e ao Prefeito Jorge Mario, que vê a cultura como elo transformador da sociedade e sempre nos apóia em nossas iniciativas. Encerramos o festival com muita alegria e satisfação”, avaliou.

Confira algumas belas imagens do II Festival de Música Clássica de Teresópolis, clicando no vídeo abaixo:




APRENDA
Saiba como dobrar uma camisa em menos de 2 segundos:

Nenhum comentário: