Páginas

janeiro 06, 2010

O ADEUS DO NATHAN

Doença do Enxerto versus Hospedeiro vence teresopolitano de 15 anos que lutava contra a Leucemia

Nessa quarta, 6 de janeiro de 2010, faleceu Nathan Garcia Leitão. Ele, com apenas 13 anos, foi o protagonista de um momento raro, onde os teresopolitanos se uniram em prol de um mesmo objetivo: Salvar a sua vida.

Há cerca de 3 anos atrás, Nathan começou a adoecer, perdendo peso e sentindo tonturas e enjôos. Realizados os exames, descobriu então que era portador de Leucemia, uma espécie de câncer no sangue que tem sua origem na medula óssea. A única chance de sobreviver seria um transplante de medula. Dali em diante sua família se uniu mobilizando a cidade em busca de um doador compatível porém as chances de encontrá-lo era de um para cada cem mil. Começava então a Campanha SOS Nathan que lotou o hemonúcleo de pessoas dispostas a ajudá-lo.

Sem ter encontrado um doador compatível nessa primeira empreitada, uma nova campanha foi montada e no vídeo veiculado pelas TVs locais, era o próprio Nathan que falava da sua doença e conclamava o teresopolitano a, mais uma vez, ajudá-lo.

Porém, mais uma vez, nenhum doador compatível foi encontrado. Porém, às vésperas do Natal de 2008, foi encontrado um doador compatível nos Estados Unidos e em maio de 2009 finalmente o transplante foi realizado. Na mesa de cirurgia, durante o transplante, o carismático Nathan, vitorioso, só pensava em agradecer a todos que lutaram ao seu lado.

Porém uma nova batalha estava prestes a se iniciar. No transplante, a medula óssea do Nathan foi destruída para então ser substituída pela medula do americano. O problema é que embora a destruição da medula elimine o câncer, ela também suprime o sistema imune das pessoas, permitindo assim que a nova medula doada seja implantada, sem que seja destruída pelo sistema imune do receptor. A doença do enxerto versus hospedeiro ocorre quando a nova medula óssea doada fabrica anticorpos contra o receptor (o Nathan, nesse caso), e tenta destruí-lo como se fosse uma doença ou material estranho. Internado desde novembro na luta contra a nova doença, Nathan que havia completado 15 anos dias atrás, faleceu às 16:45h dessa quarta, 6 de janeiro de 2010.

NATHAN GARCIA LEITÃO

27.12.94 - 06.01.10

Descanse em paz, amigo.

.


O corpo está sendo velado na capela do Cemitério Municipal e o seu sepultamento está marcado para as 3 da tarde.


.

2 comentários:

Admin disse...

Um menino guerreiro, e que lutou com fé e esperança até o último segundo da sua vida. A cidade está de luto.

Rogerio Miranda disse...

Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio!