Páginas

janeiro 10, 2010

FESTIVAL DE FOLIAS DE REIS
Aconteceu nesse sábado, 9 de Janeiro, o Festival de Folias de Reis que reuniu, durante a tarde e noite, 10 grupos folclóricos. Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.

No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.

Os grupos receberam um certificado de participação e uma ajuda de custo das mãos do sub-secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.



ADEUS AO GUERREIRO
Muita gente compareceu ao Cemitério Municipal na tarde da última quinta, 7 de janeiro, para o sepultamento do Nathan, o garoto que mobilizou Teresópolis na busca de um doador compatível de medula óssea. Nathan, apesar da leucemia, era uma figura extremamente agradável e brincalhona e sua morte pegou o teresopolitano de surpresa.

Nathan, após o transplante de medula, foi pego pela Doença do Enxerto Versus o Hospedeiro que é quando a nova medula começa a "entender" o novo corpo como se fosse um elemento estranho ou doença. passando então a destruí-lo, gradativamente, com a produção de anticorpos contra o receptor. Tal doença é encarada como complicação esperada em transplantes de medula óssea pois a tipagem dos tecidos pode encontrar uma compatibilidade próxima mas não perfeita entre o doador e o doente. Apenas gêmeos idênticos possuem tipos idênticos de tecido. Muita emoção e tristeza tomou conta de todos que deram seu último adeus ao menino Nathan.

Pela TV, os vídeos usados durante as campanhas do SOS Nathan foram exibidos durante todo o dia e pelo Orkut centenas de pessoas davam seu último adeus ao menino. Abaixo, o texto de despedida da própria família do Nathan:

Meu filho, pode ir, vá em paz. Não podemos te prender aqui pois sabemos que você não é nosso. A sua missão está cumprida nesse mundo.
Agora vá para a eternidade e nos espere, prepare o caminho prá nós. Voe, voe em paz. A sua estrela se destacará no céu para iluminar nossos caminhos.
Um dia a gente se encontra.

Papai, Mamãe, Giuliana (Nem), Tia Lu, Tio Rô, Tio Marcos, Vovó Dalva, Vovó Sueli, Biza e toda família Lima Garcia e Miranda Leitão.


Nenhum comentário: