Páginas

novembro 04, 2009

Enviado por Renato Mendonça

Com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, aconteceu no útlimo final de semana o IV Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Games da Região Serrana. Nos dois dias do evento, sábado, 31 de outubro, e domingo, 1º de novembro, o Animaserra 2009 foi prestigiado por produtores e admiradores dos quadrinhos e da animação de todo o Brasil. O festival, que aconteceu no Sesc Teresópolis, reuniu profissionais renomados de animação e contou com palestras, exposições, oficinas e exibições de animação. Considerado um dos maiores festivais do gênero em todo o território nacional, o Animaserra teve visitação de mais de duas mil pessoas em sua quarta versão.

Em parceria com a DC Entertainment Inc./Panini Comics, a quarta edição do festival comemorou os 70 anos da maior produção dos segmentos do cinema, quadrinhos, animação e games: Batman.


O grande momento do festival foi o bate papo com o público de Levi Trindade, um dos maiores editores do Brasil de quadrinhos, Carlos Rafael - desenhista de Highlander e do clássico Buck Rogers, Miriam Ficher – dubladora da Vaca de A vaca e o Frango e Vicky em Os Padrinhos Mágicos, Família Dinossauros, ThunderCats e Alex Oliver, modelador com trabalhos para empresas como a Blizzard Studios e beta-tester da empresa Pixologic®, para o software de modelagem digital ZBrush®.

Bairro do Alto

A história do bairro se confunde com a história de Teresópolis por ter sido a sede da primeira estação de trem da cidade, inaugurada em 1908, onde desembarcavam figuras ilustres, personalidades políticas e pessoas que vinham em busca da pureza do ar da serra.

Mas, o trajeto não era simples, para vir à Teresópolis levava-se um dia e meio, era preciso pegar uma barca na Praça Quinze, no Centro do Rio de Janeiro, denominado “Vaporzinho Teresópolis”.

Após desembarcar no Porto de Piedade e seguia-se de trem até Magé, e na hora de subir a serra trocava-se o trem normal pelo “cremalheira” para finalmente desembarcar na estação do Alto, que era um dos cartões de visita da cidade.

Só em 1920 a linha foi ampliada até a várzea e passava por um túnel na Fazendinha.Em 9 de março de 1957 o trem desceu a serra pela última vez e a estação foi fechada. Hoje em dia, uma nova construção (inaugurada em 2004) lembra a antiga estação, serve como terminal dos ônibus no alto e praça de alimentação da Feirarte, a famosa Feirinha de Artesanato de Teresópolis que atrai os turistas nos fins de semana.

No Alto também se encontra a Igreja de Santo Antônio, um dos padroeiros da cidade que um dia se chamou Freguesia de Santo Antônio do Paquequer no século XVII, na semana que precede o seu dia (13 de junho) acontece uma grande festa nos arredores da Igreja.

Pesquisa do Dr. Jorge Ferradeira - historiador e médico

Nenhum comentário: