Páginas

agosto 26, 2009


Da série "na época que as novelas eram boas..."

Na cidade fictícia de Asa Branca, localizada no interior do Brasil, há 17 anos, o coroinha Luiz Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por sua habilidade em modelar santos, morreu ao defender dos homens do bandido Navalhada, logo após seu misterioso casamento com a desconhecida Porcina. Santificado pelo povo, que lhe atribui milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua história de heroísmo. Só que Roque não está morto e volta à cidade, ameaçando pôr um fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado é Sinhozinho Malta, o todo-poderoso fazendeiro do lugar, que vê ameaçado o seu romance com a "viúva" Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortalecer o mito e tirar vantagens pessoais.
Ao retornar, Roque interfere na relação de Sinhozinho e Porcina, além de reacender a paixão de Mocinha, a verdadeira noiva, que nunca se conformou com seu desaparecimento e que se manteve casta à espera de seu amor, mesmo pensando que ele estivesse morto. Ela é filha do prefeito Flô e da beata dona Pombinha, sendo cortejada pelo soturno professor Astromar Junqueira, suspeito de ser o lobisomem.
Asa Branca também fica agitada com a chegada de Matilde, que monta o único hotel da cidade, a Pousada do Sossego, e traz do Rio de Janeiro duas prostitutas, Ninon e Rosaly, que vão trabalhar em sua "Boate Sexus", e enfrentar a ferrenha oposição do padre Hipólito e das beatas da cidade, comandadas por dona Pombinha Abelha.
Também chega à cidade a equipe de filmagem comandada por Gerson do Valle, o cineasta que vai filmar "A saga de Roque Santeiro". A película tem como astros principais a atriz Linda Bastos, casada com o ciumento Tito e por quem o diretor é apaixonado;e o mulherengo ator Roberto Mathias, que acaba por se envolver com a viúva Porcina, com Tânia, filha de Sinhozinho Malta, e com Lulu, a reprimida esposa de Zé das Medalhas.

telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, com 209 capítulos, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva a partir de original do próprio Dias Gomes, com colaboração de Marcílio Moraes e Joaquim Assis e pesquisa de texto de Lilian Garcia, e dirigida por Gonzaga Blota, Paulo Ubiratan, Marcos Paulo e Jayme Monjardim.
Teve José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte como protagonistas e Armando Bógus como o antagonista central da história.

Confira um pouco mais sobre a novela no vídeo abaixo:



Câmara coloca em dia Projetos de Lei do primeiro semestre

Na terça-feira, dia 25 de agosto, ocorreu mais uma sessão do Legislativo. O presidente Dr. Habib Tauk colocou em votação os últimos Projetos de Lei que estavam nas comissões desde o primeiro semestre. Na pauta, apenas Projetos dos vereadores Marcelo Oliveira, Cleyton Valentim, Cláudio Mello e Waguinho. Dentre os assuntos debatidos e votados, implantação do Táxi-Turismo; uso gradativo de papel reciclado na Câmara e na Prefeitura Municipal; desapropriação do terreno da Sudamtex para a construção do parque municipal; criação da Guarda Mirim Municipal; Linha de ônibus gratuita da Saúde; criação do Conselho Municipal de Inclusão Digital e descontos no IPTU por práticas que beneficiem o meio-ambiente. Os vereadores discutiram também a respeito de algumas atitudes na Câmara que só fazem sujar o nome do Legislativo. Dr. Carlão pediu pra que todos se policiassem mais, afim de evitar desgastes.

Claudio Mello apresentou projeto que visa o uso do papel reciclado no Legislativo e Executivo. O edil ainda apresentou um projeto que autoriza o Executivo a desapropriar o terreno da antiga fábrica Sudamtex. Em parceria com o vereador Waguinho, o edil também apresentou o projeto de lei para a implantação do "Taxi Turismo", visando a capacitação dos profissionais, com cursos de língua, Português e etiqueta, roteiros gastronômicos, turísticos e culturais da cidade. Cláudio ainda apresentou projeto que cria a Guarda Municipal Mirim. A modernização dos semáforos da cidade que seriam substituídos por sinais sonoros e temporizados, foi o tema do projeto de lei apresentado pelo vereador Cleyton Valentim que ainda propôs um desconto no IPTU por práticas que benificiarem o meio ambiente.

Cleyton também apresentou projeto que cria o "Portal da Transparência", nome dado aos sites da Prefeitura e da Câmara que disponibilizarão para o internauta todas as contas, contratos, viagens, diárias e mais uma séria de informações relativas aos dois poderes. O edil também é o autor do projeto que visa sinalizar através de cores, a potabilidade das águas nas fontes da cidade.

O vereador Marcelo Oliveira apresentou o projeto que obriga a apresentação da caderneta de vacinação, em dia, para a matrícula na Rede Municipal de Ensino.
.
CPI do Diário Oficial

O debate sobre o Portal da Transparência acabou trazendo um assunto polêmico a tona. O vereador Teixeira pretende abrir uma CPI para elucidar a questão da suposta falsificação do Dário Oficial. O vereador, inicialmente, teve o apoio do vereador Paulinho Carvalho e Marcelo Oliveira, porém Marcelo mudou de opinião e desistiu de assinar o pedido da CPI. A CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente dos envolvidos na questão. Confira o debate sobre o assunto na íntegra, clicando no vídeo abaixo:

Pérolas da Noite:

"Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário!"
"Cidadões" - cidadãos
"Concha Olímpica" - Concha Acústica
"Incruído" - incluído
"Inrresponsáveis" - irresponsáveis
"Seu Cráudio e seu Creiton" - Seu Cláudio e Seu Cleyton
"Correspondente" - correspondência
"Gastado" - Gasto

Confira no vídeo abaixo alguns momentos hilários da Câmara no mês de agosto:


Sessões todas as terças e quintas as sete da noite, ou tão logo os atrasadinhos resolverem dar o ar da graça.

Nenhum comentário: