Páginas

agosto 11, 2009

Collor, Renan Calheiros e Pedro Simon batem boca no Senado

Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Fernando Collor de Mello (PTB-AL) trocaram ofensas nesta segunda-feira com o senador Pedro Simon (PMDB-RS) no plenário do Senado depois que o parlamentar defendeu o afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado.
Renan, que é um dos principais aliados de Sarney, acusou Simon de ter como "esporte preferido nos últimos 35 anos" falar mal do presidente do Senado.
Simon disse que Renan "inventava" acusações contra ele para defender Sarney.

"Vossa excelência foi à China fazer acordo com o Collor. Agora eu estou falando! Na véspera do Collor ser cassado, Vossa Excelência largou o Collor. Lá pelas tantas, apareceu como ministro da Justiça do Fernando Henrique. Lá pelas tantas, largou o FHC. Agora é o homem de confiança do Lula", disse Simon.
Irritado com as menções ao seu nome, Collor também partiu para o ataque contra Simon depois que o peemedebista lembrou que o ex-presidente havia lhe convidado para ser vice-presidente na sua chapa.

"São palavras que não aceito sobre mim e minhas relações políticas. São palavras que eu quero que o senhor as engula e as digira como achar conveniente." - disse Collor.

Confira no vídeo abaixo:



Veja a capa do jornal Teresópolis Jornal, de propriedade do ex-prefeito Roberto Petto:
.
Procuramos a Secretaria de Comunicação da Prefeitura que nos enviou a seguinte nota sobre o assunto:

NOTA OFICIAL
Prefeitura de Teresópolis

Vimos a público esclarecer que a gestão municipal identificou a omissão da publicação dos pregões de número 002 e 003/2009 no Diário Oficial do Estado. Esclarecemos que somente ocorreram as publicações no Diário Oficial do Município, constatando-se vícios a publicidade dos atos oficiais.

Mesmo podendo sanar os vícios constantes nos processos administrativos acima citados, a Prefeitura Municipal de Teresópolis decidiu, por cautela, anulá-los, fazendo com que todos os atos anteriores não produzissem quaisquer efeitos legais, ou seja, novas licitações foram abertas.

Diante dos fatos citados, o Governo Municipal exonerou as chefias dos setores responsáveis pela licitação, por entender falta de zelo com a Administração Pública.

Por outro lado, a Administração não reconhece eventuais alterações no Diário Oficial do Estado. Nesse sentido, qualquer fraude pode ser produzida utilizando-se um computador e acessando-se as páginas do Diário Oficial em questão. A gestão pública somente reconhece documentos oficiais devidamente identificados nos processos de licitação, contendo o número dos mesmos, número das folhas e o responsável por sua juntada aos autos, sendo qualquer outro documento apresentado, sem as características citadas, meros papéis não oficiais, de autoria não conhecida.

É importante ressaltar que a atual Administração não tolera atos que afrontem os princípios constitucionais da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O Governo Municipal faz questão de ressaltar ainda que jamais irá admitir ou compactuar com processos que possam causar prejuízos aos cofres públicos.

Carlos Eduardo Ribeiro
Secretário Municipal de Administração


A classe esportiva teresopolitana não merece somente respeito como também apoio porém o que tem se assistido pela TV passa bem longe daquilo que se pode chamar de ética jornalística. Edições distorcidas passam uma imagem totalmente tendenciosa que só interessa aos interesses de alguns orfãos da Prefeitura que desde Janeiro pôs na rua muita gente que hoje clama por apoio ao esporte mas que até o ano passado tinha salário de cerca de 2 mil reais na secretaria de esporte. Sem o apoio, que nada tem a ver com o verdadeiro apoio ao esporte, a imprensa esportiva rompeu com a secretaria que agora precisa divulgar seus eventos por meios próprios na tentativa de evitar que os fracassos de público continuem ocorrendo. Esse tipo de situação na imprensa de forma geral, tão explícita nos bastidores da notícia, apesar de ser um vício de décadas, não é coerente com o discurso da preocupação com o coletivo, tão comum em suas pregações. Já há notícias de "ex-reclamões" que se adequaram as normas da secretaria e conseguiram o apoio devido, tudo agora dentro da legalidade. Um dia a fonte seca, não tem jeito.


Sérgio Côrtes esteve em Teresópolis
orientando sobre a Gripe Suína

Manter as autoridades e os profissionais de saúde das cidades do interior fluminense atualizados sobre as medidas que vêm sendo tomadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia da Gripe A foi o objetivo da visita do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a Teresópolis, na última segunda, 10. Recebido pelo secretário de Saúde de Teresópolis, Maurílio Schiavo, Sérgio Côrtes subiu a serra acompanhado de quatro subsecretários, além de superintendentes e assessores. Realizado no auditório da Sociedade de Ciências Médicas, na Ermitage, o encontro reuniu diretores de unidades hospitalares e profissionais de saúde. Também participaram da reunião os secretários de Saúde de Petrópolis, Aparecida Barbosa da Silva, e de Sumidouro, José Nazareno Storani Gonçalves.


A reunião contou com apresentação sobre o vírus H1N1, conduzida pelo superintendente de Unidades Próprias da Secretaria Estadual de Saúde, Luis Mauricio Plotkowski, que abordou o desenvolvimento da doença no Brasil, os principais sintomas e as rotinas de atendimento adotadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da nova gripe. Essas ações são revisadas e atualizadas no dia a dia. “Determinação do Governador Sérgio Cabral, essa aproximação com os municípios promove uma grande troca de experiência e de informações para o sucesso das medidas contra a gripe A. Toda prevenção começa pela informação, para que a população conheça os sintomas, entenda os riscos e procure atendimento médico quando for necessário”, explicou o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.
.
Durante a reunião, foi informado que o serviço estadual de teleatendimento Disque Gripe – 0800 28 10 100 - tem evitado que as unidades de saúde fiquem sobrecarregadas de pacientes em busca de informações sobre Gripe A. Pelo telefone é possível esclarecer as dúvidas dos cidadãos e até identificar casos mais graves, quando os pacientes são orientados a procurar atendimento médico para dar início ao tratamento. De 27 de julho a 10 de agosto o Disque Gripe recebeu 160 ligações de Teresópolis. Também foi divulgado que o protocolo mais recente de atendimentos adotado pelo Governo estadual para orientar a população pode ser conferido pelo site www.riocontragripea.rj.gov.br.
.

O secretário estadual Sérgio Côrtes também anunciou mudanças na estratégia de repasse de medicamento para a Influenza A (H1N1). Foram criados 57 pontos de distribuição do antiviral para o tratamento da Gripe A no Estado do Rio de Janeiro, que funcionam em quartéis do Corpo de Bombeiros – inclusive o de Teresópolis - e em UPAS – Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, no interior e na capital. Para efetuar a retirada do remédio, é preciso entregar um formulário no pólo de distribuição, preenchido pelo médico, e a receita indicando o uso do medicamento. “Essa iniciativa acaba com a centralização e facilita o acesso ao medicamento 24 horas por dia. Esse pioneirismo foi importante para que a população se sinta segura sabendo que perto dela há medicamento disponível”, explicou o secretário Sérgio Côrtes.


O secretário de Saúde de Sumidouro, José Nazareno Storani Gonçalves, aprovou a aproximação do Governo do Estado com os municípios do interior fluminense. “O encontro foi muito positivo por mostrar a grande preocupação do Governo Estadual em auxiliar os municípios. O Rio de Janeiro é o primeiro estado a disponibilizar o medicamento no maior número de municípios possível, o que facilita o acesso às cidades de pequeno porte, como a nossa”. Sumidouro tem três casos suspeitos da doença e um confirmado. “Foi uma reunião importante para a troca de experiências e para a adoção de ações conjuntas regionais, com o apoio do Governo Estadual”, opinou a secretária de Saúde de Petrópolis, Aparecida Barbosa da Silva. O município tem 101 casos não confirmados de Gripe A.

O médico pediatra Raimundo Amorim foi um dos profissionais de saúde de Teresópolis que estiveram na reunião. “Esse encontro foi fundamental para esclarecimento da classe médica. A visita do secretário estadual de Saúde a Teresópolis é importantíssima, para que todos saibam a real situação em todo o Estado e o que vem sendo feito em relação à Gripe A”.

Enfrentamento em Teresópolis
O enfrentamento da Gripe A em Teresópolis teve início no mês de junho, com o treinamento dos chefes das unidades de saúde e dos profissionais que prestam assistência direta aos pacientes, paralelamente à capacitação da equipe para atender a possíveis casos da doença em qualquer ponto da cidade. A Secretaria de Saúde disponibiliza dois ônibus, com médico e auxiliar de enfermagem, para prestar esclarecimentos à população. Essas unidades móveis de saúde têm capacidade de avaliar casos suspeitos e encaminhá-los aos hospitais, se necessário. Um ônibus fica estacionado na Praça Baltasar da Silveira, no centro, e o outro circula pelo município.

“As unidades municipais de saúde estão prontas para fazer o primeiro atendimento dos pacientes para identificação do quadro de síndrome gripal. Seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, os pacientes com sintomas leves são liberados. Já os casos que necessitarem de internação serão encaminhados para o Hospital das Clínicas ou ao Hospital São José. Posteriormente, se houver agravamento do quadro, aí veremos a possibilidade, inclusive, de abrir emergencialmente a Casa de Saúde para fazer algum atendimento, seja ambulatorial ou de internação”, explicou o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo. O município tem um caso confirmado de Gripe A e sete suspeitos, que são monitorados permanentemente.

Nenhum comentário: