Páginas

julho 06, 2009


Autoridades Municipais, Estaduais e Federais, atrasos sem precedentes, falta de arquibancadas e apresentações magistrais de Bandas Marciais marcaram o desfile em comemoração ao aniversário de Teresópolis.

Com um atraso de mais de 2 horas, o desfile cívivo-militar em comemoração aos 118 anos de Teresópolis contou com um público bem abaixo dos anos anteriores, graças a ausência dos estudantes que esse ano, com exceção dos pertencentes as bandas marciais, não participatam do desfile.

A razão dessa ausência se explica pela nova ótica que a Secretária de Educação tem a respeito dessa data. Os estudantes dessa vez participaram das comemorações de outra forma, em atividades ligadas a educação e a cultura que aconteceram no sábado, domingo e na segunda, não somente no centro da cidade mas também no 2º e 3º distritos onde a intenção era aproximar a comunidade da escola. Segundo a Secretária de Educação, a professora Magali Tayth-Sohn, nos explicou, a secretaria entendeu que essas atividades são muito mais educativas e culturais, além de promoverem um integramento mais entre a comunidade e a escola do que simplesmente elas desfilarem em frente ao palanque das autoridades. Se o público pela manhã foi menor que o dos anos passados, o que se viu durante toda a tarde no pátio da Prefeitura foi bem diferente.

Sem arquibancada, as pessoas assistiram de pé a apresentação das Bandas Marciais da cidade que nesse ano tiveram o trajeto do desfile diminuído para cerca de 200 metros de extensão, saindo das proximidades da Pavan e terminando no cruzamento próximo a Prefeitura. Destaque para a Banda Do Colégio Cedal que mais uma vez impressionou na sua apresentação.

O Presidente Lula que se fez representado pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, portador das felicitações do Governo Federal aos 118 anos de emancipação político-administrativa da cidade, que também aproveitou a visita para participar da criação do Parque Municipal, importante conquista para a cidade.

Em dado momento, Minc se referiu a Teresópolis como Petrópolis. Devido ao atraso, o desfile foi interrompido para que as autoridades assinassem o Decreto Municipal de criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, unidade de conservação com cerca de 5 mil hectares, localizada no entorno da Pedra da Tartaruga, no Salaco.

A razão da interrupção do desfile em razão da assinatura do decreto se deve ao vôo previamente marcado por Minc, que tinha compromissos inadiáveis em Brasília.

A "manifestação histórica" anunciada pela oposição (leia-se tricanistas), simplesmente não aconteceu. Mais uma vez, apesar do alarde, NENHUMA pessoa atendeu o chamado da oposição. Ao contrário do que era feito nos anos anteriores, nenhuma tentativa de coibir manifestações foi tomada.

Durante o governos passados a arquibancada posicionada em frente as autoridades era estrategicamente reservada aos meninos do Promaj, na tentativa de coibir problemas com o público. Em todo o trajeto do desfile, as pessoas podiam assistir, ainda que de pé, do local que bem entendessem. Mesmo com total liberdade, nenhuma manifestação ocorreu. Confira um pouco de tudo que aconteceu no desfile, ao som do Hino de Teresópolis, executado pela Banda do Colégio CEDAL:




Esse mês, o Cultura de Raiz fez a sua apresentação num palco montado na Praça Olímpica. Músicos profissionais e amadores se apresentaram para um público que deixou a desejar. Durante as apresentações, os artistas lembraram com pesar a retirada do Bougainville da praça.

O espetáculo que vinha acontecendo num clima intimista nas dependências da Casa de Cultura, acabou não atraindo as pessoas da maneira como os organizadores previam. Ainda assim, muita gente foi conferir de perto a novidade no centro da cidade que iniciou as 9 da manhã, terminando por volta das 2 da tarde.

Confira alguns trechos de algumas das apresentações, no vídeo abaixo:




2 comentários:

Alfredo disse...

Zimbrão, obrigado por dar uma força pro meu blog!

Leonardo Dos Santos Calazans disse...

eu quero contribuir para uma Teresópolis melhor.
http://granjaguaraniiluminada.blogspot.com/