Páginas

abril 06, 2009


Imperdível!
Março foi um mês polêmico na Câmara de Vereadores onde alguns chegaram a alegar estarem atolados num caminhão no norte do Brasil para justificar a ausência numa das votações mais esperadas e de grande importância para o Teresopolitano que foi a da gratuidade na passagem de ônibus. Os embates entre situação e oposição também estiveram presentes pontuados por tiradas antológicas de alguns rebelados da língua pátria. Não deixe de conferir:
.


Aconteceu no último domingo, 5 de março, o 1º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, evento realizado pela Secretaria de Cultura e que impressionou pela beleza do cenário e pelas participações de gente que até então não tinha subido num palco tão caprichado como o que foi montado para a apresentação dos artistas.
.
Sertanejo, baião, xote e muitos outros ritmos se misturavam ao cheiro de café e bolo de fubá, bem do jeitinho da roça, que eram servidos a todos que assistiam as apresentações do encontro.

Esse foi o primeiro de uma série de encontros e quem quiser se apresentar deverá comparecer a Casa de Adolpho Block, no Alto, e fazer a sua inscrição. O evento também serve para realizar o cadastramento dos artistas junto a Secretaria de Cultura.
.
Confira um pouco do 1º Encontro de Cultura de Raiz no vídeo abaixo:

Esse veio para ficar.

Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).
O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).
Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.
.
Aconteceu no último sábado, 4 de abril, o lançamento do livro A Estrada de Ferro Therezopolis do jornalista Wanderley Peres.

O evento contou com a presença do Prefeito Jorge Mário, do Presidente da Câmara Dr. Habib Tauk, dos vereadores Claudio Mello e Waguinho, do deputado estadual Nilton Salomão, da imprensa e de muitos outros amigos e admiradores que lotaram a biblioteca do Sesc. Confira no vídeo abaixo:




Deu merda. De novo.
...
Na data de 31 de março de 2009, o MPF ajuizou quatro ações civis públicas contra o ex-prefeito de Teresópolis, Mário de Oliveira Tricano, e dentre essas, três propostas também contra o seu sucessor, Roberto Petto Gomes, tendo em vista a prática de atos de improbidade administrativa decorrente da violação dos princípios da legalidade e moralidade administrativa no trato dos assuntos afetos ao encargo de chefe do executivo municipal.
Decerto, a primeira ação, proposta apenas contra Mário de Oliveira Tricano, versa sobre o acúmulo de cargos do então Secretário de Saúde, Paulo José Pereira Camandaroba, que na época também era Diretor do Hospital das Clinicas de Teresópolis, principal entidade que recebia verbas do SUSdo município. O ex-prefeito, apesar de conhecer a condição do Secretário nomeado, de chefe da principal unidade conveniada , ignorou a incompatibilidade, designando contra expressa disposição de lei para a chefia do SUS quem nunca poderia assumir a direção da rede pública, vez ressaltar aí claramente, inclusive, a incongruência com a moralidade administrativa, dada a evidência de não ser razoável colocar para fiscalizar o mesmo agente sujeito a própria ação administrativa supervisora.
A segunda demanda, proposta contra os dois ex-prefeitos, tem como objeto a omissão, por parte de ambos, em não evitar a poluição causada pelo vazadouro de lixo da cidade de Teresópolis, geradora de danos ao erário não apenas pela degradação ambiental decorrente da violação das normas protetivas respectivas , mas também em face de que, pela inexistência do licenciamento devido, deu-se causa a um prejuízo ao município na ordem de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), valores totais referentes às multas lavradas pelo IBAMA, no ano de 2004.
.
A terceira ação, também proposta contra os dois ex-prefeitos, se refere ao fato de ambos terem se omitido, durante todos os seus mandatos, em implantar no município de Teresópolis, na forme devida, uma Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor, com poderes fiscalizatórios e de representação em juízo. A ausência do PROCON vem causando grandes prejuízos à população teresopolitana, na medida em que o comércio local encontra-se completamente livre de qualquer fiscalização que tenha como objetivo a proteção do consumidor.
Por fim, e talvez a mais importante por tratar de grave problema de saúde pública no município, foram ambos os ex-prefeitos demandados pelo falta em deixarem de implantar em Teresópolis uma Unidade Tratamento Intensivo Neonatal, muito embora existir para esse efeito um convênio vigente desde o ano de 2001, celebrado com o Hospital das Clínicas de Teresópolis. Como é cediço, a ausência de uma UTI Neonatal na cidade de Teresópolis vem causando danos irreversíveis à população, com a morte de crianças recém nascidas, que não resistem à transferência para centros referenciados na cidade do Rio de Janeiro. Por certo, constitui um verdadeiro contra-censo que durante todo o período em que Mário Tricano e Robeto Petto foram prefeitos (um total de 12 anos), a Prefeitura haver gasto volumosas quantias com Carnaval, Festa do Peão Boiadeiro, Aniversário da Cidade, dentre outras, mas nunca ter priorizado o devido atendimento a crianças que já nascem necessitando de um serviço público que para elas é tão imprescinível, como a de uma UTI Neonatal.
...
Estamos de olho...

Nenhum comentário: