Páginas

abril 28, 2009


A nudez da notícia.

Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.
O consumo de carne de porco não acarreta doença, uma vez que o vírus é inativado pelo calor. Esta afecção está sendo considerada epidêmica no México, onde o governo já anunciou 7 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 152 casos de morte suspeitos, levando a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional" com grandes chances de tornar-se uma pandemia. A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.

Luiz Costa, Fernanda Gomes e Camila Hentzy (respectivamente organizador do Concurso Miss Teresópolis, Miss 2009 e Miss 2008). Fernanda, como já havíamos dito, não esteve presente por já estar em São Paulo se preparando para o Miss Brasil 2009, onde é uma das favoritas ao título.

Major Anderson, solicitou a formação de uma comissão para a reativação da Fábrica Sudantex. O terceiro e último também foi um voto de congratulações ao Senador Magno Malta, de autoria do vereador Cleuton Valentin. Todos aprovados por unanimidade. A moção mais discutida foi a do Major Anderson que solicita a implantação de passagem digital nos ônibus. Com ela, o passageiro pagaria um valor proporcional a distância percorrida. Waguinho pediu a construção de uma ciclovia agregada a pista de caminhada e Cooper em dois trechos – entre a Barra e o Quebra-frascos e entre a Feirarte e o Soberbo. Uma sessão tranquila, sem "debates acalorados" e que aponta cada vez mais para a dissolução da imagem do G7 e G5. Nem uma confusão acontecida na véspera entre o Paulinho Carvalho e uma assessora do Dr. Carlão fez com que os edis lavassem a roupa suja. Aumento de cargos e salários dentro da Câmara, assunto tão discutido na última semana, também passou em branco por essa sessão.

Quanto mais membros tiver uma Comunidade do Orkut, mais ela se destaca no resultado das buscas pelo seu nome. Exemplo: Digitando Teresópolis temos no topo do resultado da busca a Comunidade Teresópolis-Teresópolis graças aos seus mais de 17.251 membros. Pensando nisso, fizemos uma pesquisa pelo termo "eu odeio o" e descobrimos os mais odiados do Orkut.

Em primeiro lugar temos o Bush com 137.432 internautas que declararam odiá-lo.

Galvão Bueno ficou em segundo com 99.986 odiadores e o apresentador João Kleber levou o bronze do ódio com 60.942 membros na comunidade que reúne seus odiadores.

Curta o curta:


Operação Choque de Ordem


Prefeitura cria comissão para regularizar o trabalho dos ambulantes
Dando continuidade à Operação Choque de Ordem, de controle e ordenamento urbano, a Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Fazenda, vem notificando os ambulantes da cidade que vendem refeições e bebidas. Apesar de ter um pré-cadastro na Prefeitura, os vendedores não possuem alvará a título precário, documento que autoriza a exploração da atividade em área pública.

A ação também atende a reclamações feitas pela população quanto à precariedade das condições de higiene e a má conservação dos veículos onde os alimentos são vendidos.

“A Prefeitura não quer prejudicar os trabalhadores, apenas adota medidas legais para normatizar este tipo de atividade, procurando manter a ordem na cidade, já que muitos ambulantes ocupam irregularmente as vias e passeios públicos. Além disso, a nossa maior preocupação é com a população que consome esse tipo de alimento”, explica o Secretário interino de Fazenda, Mauro Gaspar Gomes.
Até o dia 18 de maio, comissão formada por representantes das Secretarias de Fazenda, de Saúde e de Segurança Pública definirá as normas para o funcionamento adequado da atividade, levando em conta a questão da salubridade, a conservação adequada e o manuseio dos alimentos.

A foto abaixo foi tirada na noite da última terça, 29 de abril, na sessão da Câmara que homenageou Luis Costa, Camila Hentzy e Fernanda Gomes, que não pode estar presente por já estar em São Paulo se preparando para o Miss Brasil.

Com o tempo a gente se acostuma...

Nenhum comentário: