
Nathan tem 13 anos mas fala dos seus problemas e da vida com uma sabedoria que ultrapassa os limites do seu tempo. Até pouco tempo atrás a vida dele como a de qualquer criança porém há cerca de 2 anos atrás as coisas começaram a mudar.



A freqüência da doença aumenta com a idade, passando de aproximadamente um caso a cada 1 milhão de crianças nos primeiros dez anos de vida, a um caso em cada 100 mil indivíduos aos 50 anos e a um caso em cada 10 mil indivíduos acima de 80 anos. O comportamento da doença em crianças e adultos é similar, no entanto, o resultado de um transplante de células-tronco hematopoéticas é melhor em indivíduos mais jovens.

A leucemia mielóide crônica está associada a sintomas que se desenvolvem, em geral gradualmente, e os pacientes apresentam certo mal-estar, cansaço fácil e podem notar falta de fôlego durante atividade física. Podem apresentar palidez devido à anemia; desconforto no lado esquerdo do abdômen devido ao baço aumentado (esplenomegalia); suor excessivo, perda de peso e intolerância a temperaturas mais altas.
.jpg)
Os médicamentos conseguem apenas estabilizar a doença e somente um transplante de medula óssea pode curá-la. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doá-la. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.
Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM UM MILHÃO, ou seja, suficiente pra quem tem fé!
Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM UM MILHÃO, ou seja, suficiente pra quem tem fé!
Por isso, são organizados Registros de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
Preparamos um vídeo que fará parte da Campanha SOS NATHAN 2, sendo exibido em todas as TVs que abraçarem a campanha. E a estréia, é lógico, é aqui na BADARTS:
O vídeo também está no YouTube:
http://br.youtube.com/watch?v=ROow19eq4vs

Pratique a Cidadania
Estaremos por lá registrando mais essa celebração da vida.
Um comentário:
meu deus! o que merece uma criança dessas passar por tudo isso? e depois que a medicina cura, consola, minora dores e sofrimentos os insensatos vociferam - graças a deus!!!
Postar um comentário