Páginas

setembro 03, 2008

As fotos nos poupam do texto:


Nessa quarta, 3 de setembro, aconteceu a "Passeata em Defesa da Sáude" organizada pelos estudantes e professores dos cursos de medicina da Feso. A nossa reta ficou branca. Sob um céu azul de norte a sul, centenas de futuros médicos foram as ruas num manifesto contra os problemas que vem acontecendo no HCT.

Filas, falta de medicamentos e de condições de trabalho são sintomas de um problema que se arrasta há décadas. Com o aumento de nossa população o HCT não está dando mais conta de atender com dignidade o cidadão Teresopolitano pois o hospital também recebe pacientes de cidades vizinhas e esse seria um dos maiores problemas da unidade. Em resumo, o cidadão Teresopolitano paga pelos doentes de Guapi, por exemplo. O fato é que os estudantes e professores dos cursos de Medicina da FESO resolveram ir as ruas. A concentração aconteceu na Praça Olímpica e os manifestantes seguiram pela Calçada da Fama, desceram pelo Parque Regadas e seguiram rumo ao HCT onde abraçaram o hospital simbolicamente .

Assista abaixo o vídeo com algumas imagens da passeata:


Bastidores da passeata
Apesar das constantes intervenções via megafone dos organizadores da manifestação que lembravam a todo instante que aquele se tratava de um ato apolítico, muitas figuras conhecidas da nossa política (todos da oposição) estavam por lá, apoiando, participando e até mesmo discursando no microfone. Um fato que também chamou a atenção foi quando vários ônibus de Guapi chegaram repletos de manifestantes vindos da cidade vizinha.


Petto comenta a manifestação

Por volta das 16hrs o Prefeito Roberto Petto recebeu a Imprensa Teresopolitana e deu o seu parecer sobre a passeata. Segundo o Prefeito, o problema já estaria a caminho de uma solução e que tal manifestação às vésperas das eleições nas condições que foi realizada perde seu apelo apolítico.

Petto parabenizou os estudantes pela maneira ordeira que foram as ruas mas lamentou os interesses eleitorais, segundo ele, implícitos no ato. Abaixo, o vídeo com a declaração do Prefeito na íntegra. O vídeo é polêmico:


Todo eleitor precisa do HCT. O Prefeito explicou que o plano é desafogar o HCT com o funcionamento dos novos Postos de Saúde e também da Casa de Saúde. Segundo Petto, além dessas inaugurações, a prefeitura está tentando conseguir uma verba com governo federal exatamente para sanar o problema e que, na pior das hipóteses, até o final do ano tudo estará normalizado.

5 comentários:

Anônimo disse...

A CARA DE PAU DE TODAS AS AUTORIDADES POLÍTICAS OU NÃO ENVOLVIDAS NESSA NOJEIRA, QUE SE ARRASTA HÁ LONGOS ANOS, É REPUGNANTE. SE É VERDADE QUE O PACIENTE PRA SER ATENDIDO PRECISA DE UM COMPROVANTE DE RESIDENCIA NA CIDADE, COMO QUE SE ATENDE E SEMPRE SE ATENDEU TANTA GENTE DE MUNICÍPIOS VIZINHOS E ISSO SEMPRE FOI UM GRANDE PROBLEMA? CLÍNICAS POPULARES ATENDEM PACIENTES QUE PAGAM PELA CONSULTA E SEUS EXAMES SÃO FEITOS PELO SUS PQ QUEM LÁ TRABALHA VIA DE REGRA TB É DO SUS...QUE NOME SE DÁ A ISSO? OS DIRETORES DA FESO E DO HCT APRESENTAM NOMES QUE HOJE ESTÃO MILIONÁRIOS ÁS CUSTAS DA EXPLORAÇÃO DE MÉDICOS SEM CARÁTER QUE MILITAM NAS SUAS CLÍNICAS ESPALHADAS PELA CIDADE E MUNICÍPIOS VIZINHOS ONDE FAZEM PEDIDOS DE TUDO QUE SE PODE IMAGINAR E ENCAMINHAM PARA O hct ONDE SE COBRA NOVA CONTA SÓ QUE AGORA DO SUS...E DIZER O PREFEITO QUE CONFIA NO CONSELHO DIRETOR DA FESO QUE NADA TEM A VER COM SEUS SUPOSTOS DESAFETOS DA DIRETORIA EXECUTIVA ONDE PONTEIA O TAL DO TOSTES, E NO HCT O TAL DO PORTEIRO NOTURNO QUE DEU CERTO, SÓCIO DILETO DO TOSTES E DIRETOR DO HCT 9MEU DEUS DO CÉU A QUE PONTO CHEGAMOS!!!)...(ASSIM COMO NO CONSELHO DIRETOR PONTEIA O TAL LAVRADOR QUE DEU CERTO...PERGUNTA A ELE SE DARIA CERTO SE NÃO FOSSE O SÃO JANOTI GOVERNADOR QUE DEU EMPREGO PRA ELE GANHANDO FORTUNAS COMO FISCAL, FORA A PLAINA, NÉ?) VERDADEIRA EMINÊNCIA PARDA DA SAÚDE LOCAL E ENSINO SUPERIOR NUMA PROMISCUIDADE REPUGNANTE, É DE DAR RAIVA NAS PESSOAS MINIMAMENTE DECENTES. ALIÁS, NOSSA CIDADE TÁ PODRE DE CIMA ABAIXO. NOSSO MAIOR ALAMBIQUE, A TAL FÁBRICA DE BEBIDAS, SE MANTÉM BIOLIARDÁRIA POR CONTA DE ALTA SONEGAÇÃO FISCAL, CONTAS NO EXTERIOR, CORRUPÇÃO DE AGENTES DE TODO TIPO, DE TODOS OS PODERES...DIZEM...TÃO APLAUDIDOS PELA SOCIEDADE E PODEROSOS EMBORA SEJAM VERDADEIROS MELIANTES QUE DEVIAM ESTAR ALGEMADOS E TODA SORTE DE SAFADEZAS E AS FISCALIZAÇÕES LOCAIS SE OMITEM E SE IMAGINA COMO E PORQUE...E AINDA SÃO ELOGIADAS PELOS POLÍTICOS ATÉ DE FORA QUE APARECEM POR AQUI NA ÉPOCA DAS ELIÇÕES PRA FATURAR ALGUM EM CIMA DE ESPERTALHÕES E TROUXAS IDEM...Õ CIDADEZINHA MAIS SEM VERGONHA! Ô POVIM SAFADO DE ESCRACHADO! ESSA TAL DE FESO PRECISA SER PASSADA À LIMPO E RÁPIDO! A SAFRA DE CANDIDATOS A PREFEITO E VEREADOR É DE CHORAR...SE GRITAR PEGA LADRÃO...

Anônimo disse...

Infelizmente, nós teresopolitanos, estamos chorando há 6 anos por colocarmos um gestor tão incopetente no nosso próprio município, o qual não tem nenhuma raiz da terra e vem querendo há anos se beneficiar a nosssa custa, e ainda com a cara de pau de apoiar um mau caráter da câmara, para prefeito, o qual passou meses e meses investindo salários dos funcionários em sua própria campanha em eleições passadas, me recordo muito bem quando meus tios que lá trabalhavam, desesperados sem pagamentos e com muitas responsabilidades a serem cumpridas e o dito cujo embolsando seus salário...FALA SÉRIO...onde queremos parar? o que queremos para nossa cidade? e com a nosa saúde? será que teremos que esperar o final do mandato para inaugurar uma emergência "que provavelmente será um segundo CEMUSA, onde os profissionais rezam para não chegar doentes pois não tem materiais para trabalhar! Correm com a ambulância para chegar até o HCT, como aconteceu com meu pai, onde o médico, "quando ainda existia" me chamou de maluca em levá-lo até aquele posto para atender uma simples crise asmática! Que país é este...que bela Teresópolis que meus avós construiram e agora vejo tudo por água a baixo, gerentes incopetentes que só olham para o seu umbigo!!! É muito fácil culpar os outros, mas vai trabalhar com profissionais desmotivados e sobrecarregados que estão por dento de toda a SACANAGEM que o PETTO está fazendo...

Anônimo disse...

...SACANAGEM mesmo, PETTO, que assume a falta de dinheiro para pagar procedimentos já realizados, enquanto o Ministério Público investiga o desvio de 17 milhões da verba da saúde, tenho certeza que no HCT ela nõ se encontra...e ainda usa como escudo a honestidade e cumplicidade do secretario de Saúde, que todos nós conhecemos...só não vê quem não quer!!! "VOU INAUGURAR uma emergência no bairro de São Pedro"...e lá já não tem? para que gastar mais dinheiro construindo outra? é só colocar o CEMUSA para funcionar decentemente! Mas com obras é mais fácil desviar dinheiro, né? e a Casa de Saúde? mantem a placa que ano que vem será inaugurada? e vamos com mais obras e reformas!!! e depois do atendimento na emergência? onde será internado aquele paciente que foi atendido? já que não há proposta de um novo hospital e sim, apenas posto de emergência? e os traumas serão operados onde? Não será no HCT, pois lá não há vagas!!! É... TERESÓPOLIS, como escolhemos mal nossos governantes!!! Espero que este comentário seja publicado e não omitido, estou anciosa em vê-lo anunciado!

Anônimo disse...

ESTRANHO NÉ? porque os ônibus de Guapi foram fotografados e filmados vazios? será que haviam passageiros? ou será mais uma pilantragem do nosso prefeito em colocá-los naquele local para fazer acusações indevidas? ESPETACULAR...não é que a vice prefeita estava apoiando o movimento em prol da saúde! no meio da multidão! pena que não a pegaram para as MANCHETES...e ainda verbalizou que "nem ela consegue falar com o prefeito, nem com hora marcada" isso sim, que chamamos de nojeira, a falta de escrúpulos do PETTO! QUE DECEPÇÃO!!!

Anônimo disse...

o que mais se viu no tal movimento em prol do hct que deveria ser movimento em prol do tostes/nestor, cruz credo... qta cara de pau...e o tal do rotundo comuna buluca? será que ainda é sexólogo? ou um burocrtazinho desprezível da saúde? nossa cidade tá podre e a saúde imunda e quem causou isso foi o próprio hct que qdo se tornou o dono da saúde destruindo todos os outros hospitais da cidade virou vítima de seu próprio veneno anos passados. Isso aqui era um oásis no tempo que casa de saúde, hsj e HBP atendiam conforme a procura...bastou o gênio do mal capanema(que deus o tenha em mau lugar) se meter e foi tudo pro cacete! Esses diretores e administradores de araque precisam é tomar vergonha na cara e quem manda não permitir que diretores da feso e hct tenham serviços particulares onde pintam e bordam em cima do sus, que por sua vez é uma vergonha porque insustentável e quem trabalha pro sus só pode ser ladrão porque ninguém decente aguenta aquelas tabelas imorais de defasadas como sempre foram.manda um lixeiro limpar sua casa por aqueles valores que pagam a médicos e duvido que ele aceite...vai ser sem vergonha assim lá na...