Páginas

agosto 10, 2008


FRAGMENTOS DE NOSSA HISTÓRIA

A fazenda do Paque-quer, a primeira Igreja Católica e o primeiro censo demográfico.

Bom, para falarmos sobre Teresópolis precisamos primeiro falar de Magé. Sim, digo isso pois o povoado de "Magepe-Mirim", criado por colonos portugueses nos idos de 1556, abrigava um dos principais portos da região, pelo qual navios negreiros "descarregavam" os escravos africanos.

Existem documentos de época como o "Auto de Criação da Vila de Magé"(1789) que já se referem a "Estrada que há na serra, pertencente à fazenda denominada do 'Paque-quer"'. Nessa época João do Couto Pereira monta a fazenda do Paquequer no atual bairro do Alto e rasga na "serra do Couto" em plena garganta da Serra dos Orgãos (atual Soberbo) a "Estrada do Couto" de difícil acesso.

Tal fazenda, seria arrendada pelo Inglês George March em 1818. O curioso nisso tudo é que o marco inicial de Teresópolis se deu 25 anos antes do marco inicial da criação da cidade vizinha, Petrópolis. Após a morte de March, a fazenda do "Paquequer" foi vendida pelo seu filho à firma Coelho & Cia que loteou áreas e terrenos em larga escala no Alto e vendeu-os pra todo aquele que se interessou pelo negócio, no Rio de Janeiro, isso em 1854. Um ano depois, construída e doada pela firma Coelho & Cia, foi sagrada, pelo cônego José Antônio da Silva Chaves, a Capela de Santo Antônio do Paquequer no Bairro Bragantina, atual bairro do alto, investida na condição de Matriz.

No mesmo ano, o Visconde de Baependi, Presidente da Província, por decreto cria a Freguesia de Santo Antônio do Paquequer. Nesse decreto, pela primeira vez aparece o nome Teresópolis em homenagem à Imperatriz Tereza Cristina. Em 1893 aconteceu o primeiro censo demográfico de Teresópolis que na época possuia 2.728 habitantes.


Curiosidades Teresopolitanas:


Oficiais e marinheiros envolvidos na Revolta da Armada ( saiba mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Armada), acossados pela esquadra legalista na Baía da Guanabara, refugiaram-se nas matas de Teresópolis no lugar que, em decorrência desse fato, hoje se chama Vale da Revolta.



Existem 2 tipos de malucos que se tatuam. Um faz apenas uma tatuagem e se arrepende logo depois. Já o outro, faz a primeira e não para mais. Tatuagem nada mais é que um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas. No mundo das tatoos existem obras muito interessantes e é exatamente isso que estaremos mostrando por aqui nas próximas semanas.



Nessa estréia do assunto em noso site, escolhemos a tatoo feita por esse doido que é fã do Homem Aranha:



Os detalhes da pele rasgada e avermelhada deram um realismo impressionante ao desenho:



Um novo tipo de tatoo que anda ganhando seu espaço no mercado é o que usa técnicas de cirurgia plástica para inserir próteses de silicone sob o desenho:



A idéia, nesse caso, é dar real volume aos seios da mulher do desenho:




Bizarro pra uns, maneiríssimo pra outros. Assim é o mundo da tatoo.



Na foto, o guitarrista Rovane da Banda Estacion Gospel, toca sua guitarra tendo a Igreja da Matriz de Santa Tereza como plano de fundo.



Pelo Quinto ano consecutivo, motociclistas de diversas partes do Brasil vão se reunir em Teresópolis para o 5º Teresópolis MOTO FEST, promovido pela Prefeitura de Teresópolis e pelo Águias da Serra Teresópolis Moto Grupo e com o apoio dos Guerreiros do fogo, Flashback, Cotiguaras, Motor Tennis Club, Mangusto e Bucaneiros. O evento, será realizado no Pátio da Prefeitura, na Reta, promovendo a confraternização de amantes do motociclismo de várias partes do Brasil, com direito a Shows de Rock Show de Wheeling e uma animada Motociata.




A festa terá também delicias da gastronomia em uma praça totalmente coberta, stands de exposição e vendas de peças, além de roupas e acessórios.

Um dos momentos mais aguardados é a Motociata, desfile de motos que os participantes fazem pelas ruas e avenidas da cidade, puxados pela equipe de Show Wheeling Boys e escoltados pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal.

Para mais detalhes, visite o site http://www.aguiasdaserra.com/eventos/5motofest/index.html




Colesterol do Brasileiro assusta


O colesterol do brasileiro chegou a níveis assustadores, de acordo com o mais amplo estudo sobre o assunto no Brasil, realizado com 15.000 pessoas, em nove capitais e interior paulista, conduzido pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e patrocinado pela marca Becel. Resultados: 31% dos adultos estão com o colesterol total acima de 200, além do desejável, e 21% com os triglicérides alterados. Colesterol alto é uma condição de saúde perigosa pois está associada a um maior risco de doenças do coração. Como não apresenta sintomas, uma pessoa pode estar com um nível de colesterol alto e perigoso e não saber. Por isso é tão importante fazer exames regularmente para avaliar sua situação.


O que é exatamente?


Colesterol é um tipo de gordura que o corpo precisa para crescimento e regeneração celular, produção de hormônios sexuais e é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão.
O colesterol do corpo tem duas origens: a produção do seu próprio corpo e o colesterol que vem da sua alimentação. O corpo produz colesterol no fígado e esse colesterol produzido já é capaz de suprir quase toda necessidade do seu organismo. O resto necessário deve vir do que você come. O colesterol está presente em carnes, leites e derivados, manteiga e gemas de ovos. Comer muitos alimentos com colesterol pode fazer seus níveis de colesterol no corpo subirem, o que é conhecido por hipercolesterolemia. Frutas, vegetais, e cereais não tem colesterol. No entanto, alguns alimentos que não contém colesterol podem conter gorduras trans, que fazem o seu corpo produzir mais colesterol. Alimentos com gorduras saturadas também fazem o seu corpo produzir mais colesterol.O colesterol alto aumenta o risco de doenças do coração e pode levar a arteriosclerose, uma condição em que gordura e colesterol se depositam nas paredes das artérias. Com o tempo a arteriosclerose estreita as artérias e pode produzir sintomas de doenças do coração como angina (dor no peito) e ataques cardíacos.


Saiba muitos outros detalhes clicando em http://www.corpoperfeito.com.br/ce/?colesterol_alto


E procure seu médico.



Em época de eleição é sempre bom relembrarmos os políticos da maneira como o povo entende todo o processo eleitoral. Mais uma vez, Leo Bittencourt nos leva a uma viagem onde o nosso povo ganha voz no "BOCA DA URNA".

É o próprio Leo que explica o projeto:

"Documentário político produzido na cidade em 2004
Boca da Urna é um Documentário elaborado a partir de entrevistas feitas com eleitores nos dias que antecederam as eleições 2004, assim como no dia do pleito. Foram realizadas três perguntas aos eleitores: 1- Por que você vota? 2- Por que você vota no seu candidato? 3- O que você acha da política?

A câmera foca-se na boca do eleitor entrevistado. A idéia é representá-lo metonimicamente, ou seja, não apenas como indivíduo mas, sobretudo, como voz representante de um povo em processo de amadurecimento político eleitoral. Estas entrevistas são permeadas pela reflexão de um jovem de 18 anos que votará pela 1ª vez. Esta trajetória é acompanhada até o momento do voto do rapaz. A intenção é que o expectador leve consigo as indagações sugeridas no filme."


Assista abaixo o documentário:



Essa semana foi a vez dos calouros do curso de Veterinária da Feso tomarem seu trote:

Na foto, as simpáticas estudantes Marina, Rayssa e Silvana. Sejam muito bem vindas!




Não é de hoje que vemos mendigos usando crianças pequenas como forma de chocar as pessoas e assim conseguirem mais uns trocados. Essa semana conseguimos uma foto que retrata bem esse fato:

Quem vê pessoas maltrapilhas sentadas no chão, pedindo esmolas pela cidade, acaba se compadecendo ao pensar que aquela é sua única alternativa de sobrevivência. Mas, entre essa população de pedintes, há quem se acomode com as doações e faça disso uma verdadeira profissão, conseguindo ganhar muito mais do que os trabalhadores por aí.

A esmola ocupa o imaginário popular como um caminho para a recompensa divina. Mas dar esmola está longe de ser sinal de solidariedade. Ao dar esmola, você percebe o outro como um coitado, digno de pena, e acaba fortalecendo essa situação. Pelo contrário, quando se é solidário, a vontade é dar condições de superar a situação de mendicância. A esmola também é uma forma de se desculpar pelos bens que você tem e o outro não. E quem vive desse tipo de ajuda sabe bem explorar esse sentimento coletivo de culpa. A Igreja tem uma relação histórica com a prática da esmola, mas mesmo ela já está mudando o foco de suas ações, apostando no desenvolvimento da cidadania dessas pessoas e na sua sustentabilidade. Mas é claro que, em casos extremos, a parte assistencial de doar alimentos tem que existir, contudo, não pode parar por aí.



A foto da semana traz o nosso amigo Pirilim:

Pirilim é do tipo de palhaço que honra a classe. Entre tantos políticos e eleitores fica difícil achar um palhaço que se dedique a arte de se fazer rir. E Pirilim faz isso com maestria, tanto é que se tornou o palhaço mais requisitado em festas e eventos da região serrana. Pirilim doa todo o dinheiro que arrecada para a intituição Ozair Furtado que cuida de pessoas tristes.

Quem quiser contratar essa fábrica de alegria, basta entrar em contato pelos telefones:

92827496 ou 26448052

Sucesso, Pirilim!!! Você é o cara!



Certamente você já ouviu alguém dizer que a vida começa aos 40. Mas será que ela pára aos 60? Para esse casalzinho a resposta a esta pergunta é negativa:

Eles se conheceram há 6 meses atrás na Praça da Matriz da Igreja de Santa Tereza e já pensam em se casar. Estamos preparando uma mtéria especial sobre o casal de pombinhos... Fique atento!



Acredite, um chinês de 36 anos precisou da ajuda dos bombeiros para desentalar seu pênis de um banco de praça com o qual fazia amor:

Eles são mestres em inventar, né?





Interessante a estratégia de marketing da Claro para atrair clientes:


Um programa de humor vem mexendo com a TV brasileira. É o CQC - Custe o Que Custar - da Band. O programa tem como apresentador ‘protagonista’ o expert Marcelo Tas e não é original da Band. Já fez sucesso na Espanha, Itália e Argentina. Agora no Brasil.
O formato do programa é muito interessante, diferente de qualquer outro que esteja no ar hoje em TV aberta no Brasil. Há uma pequena semelhança com o Pânico na TV, mas um humor muito mais inteligente, refinado. Um dos melhores quadros é realizado por Danilo Gentili que se faz de reporter inexperiente e entrevista os famosos.
O primeiro a cair nas garras de Daniel é o homem mais humilde do mundo. Padre Macelo fica sem jeito diante das ‘ratas’ dadas pelo entrevistador.

Assista a saia justa do "humilde" Padre:

FOTÓGRAFO CAMPEÃO

Acima, um imagem capturada pelas lentes do fotógrafo premiado Hudon Malta que tem elevado o nome de nosa cidade em todos os concursos de fotografia que participa. Na próxima semana estaremos trabalhando em cima desse material para trazer pro internauta o melhor desse que é mais um dos muitos talentos que temos por aqui.

DEBATE POLÍTICO

Na próxima terça, 12, você poderá conferir em nosso site a cobertura completa do debate entre os candidatos a prefeito de Teresópolis organizado pela Feso e pelo Movimento Nossa Teresópolis.

2 comentários:

Anônimo disse...

simplesmente patético, tragi-cômico o "debate" entre 3 figuras de um grupo social que destrói nossa cidade inapelavelmente mostrando que política só é uma coisa boa para quem está no poder! Dois deles querem se manter nas boquinhas seja lá como for num erdadeiro vale-tudo onde oque menos vale é a realidade do passado e presente de cada um...E o outro, que quer entrar desesperadamente, depois de cometer as maiores peripécias na vida pessoal e profissional, deixou de ser católico fervoroso e de família pra ser crente...dizem que eles elegem quem qiser...e se tornou um ptlho... desde criancinha...sigla de ocasião para muito espertalhão que deseja se dar bem nas boquinhas via porta larga da corrupção que se espalha pelo país depois que essa ptlhada passou a controlar todos os lugares e poderes numa onda avassaladora de salve-se quem puder porque as boquinhas estão escancaradas para todo aquele que não faz do exercício dos bons preceitos sua meta de vida...Uma vergonha!

Anônimo disse...

o fato do candidato-bicheiro dar aula de política na tal fábrica de bebidas maior sonegadora de impostos e lavagem de dinheiro do Estado só confirma que levaram um cala boca via durão e caíram no colo do empresário-bicheiro se desmoralizando mais ainda do que já são. Esses 4 espertalhões, pai e filhos são de uma cara de pau sem nome e o pequeno doutor fujão ainda se arvora no direito de querer dar pitacos na vida da cidade com esse papo de nova teresópolis amplamente desmoralizado pelo nossa nova teresópolis do bicheiro. Se quer ajudar realmente na vida da cidade, o pimpolho fujão deveria parar de sonegar tanto imposto e parar da mandar grana pro exterior via contas frias...esperem só que o cachimbo chegou hoje nas mãos deles...o fumo chega depois...Quem viver, verá! aliás, devem estar dormindo mal pra caramba porque a festa da sonegação deslavada vai apertando pq bebida agora vai ter selo para cada embalagem, selo fiscal...e aí já viu né? Ou alguém pensa o que qdo vê aquela vendedora de bebidas perto da CAEL na RETA fechada? fecharam pq agora têm que emitir nota na saída da fábrica, coisa que não faziam de jeito nehum e sua verdadeira fonte de riqueza e que vai acabar... Pra quem dizia que ganhava dinheiro em cascata, agora vai virar torneirinha...ká quará ká ká