Páginas

março 12, 2012

CONDENADOS
A justiça condenou o ex-prefeito, Mário Tricano, e seu vice, Roberto Petto, a devolverem R$ 707.399,81 relativos ao recebimento de um aumento de salário concedido pela Câmara de Vereadores da época. A ação se deu após a servidora Sueli Pires questionar a ilegalidade da Lei Municipal nº 2.049 de 30 de novembro de 2000, que concedeu a ambos um aumento de 71,43% em seus salários. Os dois tem até 15 dias para cumprir a decisão, sob pena de multa de 10% em caso de atraso. Ambos estão recorrendo da decisão.


O RESUMO DA CÂMARA
Abaixo, um resumo dos maiores destaques das últimas sessões da Câmara de Vereadores:
O Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentin(PR), a exemplo de seus pares, apresentou várias moções e pedidos de melhorias para diversos bairros.  
Dr. Carlão (PMDB) propôs ao executivo que estude a viabilidade de criação de incentivos fiscais para empresas vinculadas ao Comperj, complexo petroquímico de Itaboraí, como forma a atrair as mesmas para se instalarem em Teresópolis. O edil também propôs a criação de uma clínica municipal de recuperação de toxicômanos e a criação de um programa de apoio aos produtores rurais que viabilize a abertura de poços artesianos.
A Dra. Cláudia (DEM) pediu a aquisição, por parte do município, de um mamógrafo para o Programa Saúde da Mulher. Em tom crítico, ela alertou seus pares que de nada adianta os mesmos encaminharem pedidos de construção de praças públicas se a Prefeitura não tem conseguido dar conta da manutenção das existentes e citou o ocorrido na Praça de Esportes Radicais que passou por pequenos reparos que foram realizados pelos próprios esportistas. A Vereadora também propôs ao executivo a criação de uma lei que autorize a incorporação do cargo comissionado na época de aposentadoria do servidor.
Cláudio Mello lembrou da recente condenação do ex-Prefeito Tricano e seu vice, Roberto Petto, que, caso não revertam a situação num recurso,  deverão devolver cerca de 707 mil reais. Trata-se de uma ação proposta pela servidora Sueli Pires que questionou o reajuste no salário do Prefeito e seu Vice na ordem de 71,43%. O edil também pediu a implentação de um Posto de Saúde da Família no Corta Vento.
Marcelo Oliveira pediu a revisão do contrato da PMT com o Banco Santander e também o retorno do programa Bolsa Formação que garantia até R$150.00 a mais nos rendimentos dos Guardas Municipais que finalizassem os cursos. É do Vereador também o projeto de um núcleo, na Secretaria de Saúde, de apoio aos estudantes da rede pública e a proposição que pede que o Estado e o Município estudem a viabilidade da instalação de um refinaria de biodiesel para o reaproveitamento do óleo de cozinha produzido na cidade.
O Vereador Waguinho (PSC) apresentou mais uma proposta de implantação de ciclovia bi-lateral, dessa vez numa moção conjunta com a Dra. Cláudia e referente ao trecho da Feliciano Sodré e Lúcio Meira. O Vereador ainda cobrou providências para o abandono de Pimenteiras e novamente pediu o asfaltamento da rua localizada atrás do Quartel da PM, cobrança antiga da população e também dos Policiais e Bombeiros que vêem nela o melhor acesso para que as viaturas cheguem até a cidade.
Dr. Habib(PMN) pediu informações do executivo a respeito dos pontos de Taxis criados durante o governo Jorge Mário. O edil nos informou que suspeita que o ex-Prefeito tenha favorecido “chegados” de um vereador companheiro de partido. O edil ainda propôs que seja implantado um Posto de atendimento médico de urgência na Feirinha do Alto e que uma ambulância do Corpo de Bombeiros fique instalada no Parque Regadas. É dele também o pedido de criação da Casa Abrigo da Mulher.
MaJor Anderson (PRB), pediu a construção de uma escola em Quinta Lebrão e a implantação de um Sistema Municipal de Combate a Incêndios Florestais, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.
 Paulinho Carvalho (PTB) discussou mais uma vez a favor do serviço de transporte alternativo na cidade e também pediu informações ao executivo, dessa vez a respeito das ações da procuradoria referentes a cassação do ex-Prefeito e também das nomeações na Secretaria de Esportes. O Edil também pediu a instalação de um consultório odontológico no quartel do 30º Batalhão da PM.
Ademir Enfermeiro(PMDB) propôs a construção de rampas para acesso de cadeirantes nas seções eleitorais da cidade.
Esses foram os destaques das últimas sessões do Legislativo. Para conferir mais detalhes, clique aqui. Você também pode assistir as sessões que acontecem todas as terças e quintas a partir (ou não) das dezenove horas. 


Bastidores das Sessões
Nos bastidores da cobertura da imprensa, a frustração desses profissionais que esperavam muita polêmica no retorno do recesso legislativo. O Vereador Paulinho Carvalho, que passou “as férias” detonando o governo Arlei de cabo a rabo, tem se apresentado manso nas últimas sessões. Nem o fato de ter sido acusado, pelo Vereador Major Anderson, de agir como um idiota, fez com que Paulinho perdesse sua mansuetude. Outro que não passou despercebido pelos repórteres foi o Vereador Marcelo Oliveira que anda mostrando a evolução do seu vocabulário, citando, até, autores clássicos em seus discursos. Cláudio Mello é outro que tem provocado cochichos jornalísticos. O Fidel da Câmara, com discursos longos e repetitivos, tem cansado até mesmo os mais resistentes. Também rendeu comentários o fato de ter sido o único da Câmara a não receber vetos do executivo, o que o configura, nas mentes mais maliciosas, como  um dos mais chegados do Prefeito Arlei. Na contra-mão do falatório, Mandinho e Anjinho continuam com seus microfones virgens. No quesito ausência, destaque para os Vereadores Major Anderson e o mesmo Anjinho que vem mantendo a pole position no ranking do faltômetro. No quesito pontualidade, destaque para o Presidente Cleyton Valentin e os Vereadores Waguinho, Cláudio Mello e Dra Cláudia Lauand, os ÚNICOS que seguem a risca o horário determinado para o início das sessões e que, graças aos demais atrasadinhos, lamentavelmente, tem começado sempre com mais de 30 minutos de atraso. 

Nenhum comentário: