Páginas

janeiro 12, 2012

ENCONTRO ECUMÊNICO
Fechando o dia de eventos relacionados à memória da catástrofe, o Pedrão foi palco de um encontro ecumênico. A cerimônia foi celebrada pelo pastor Josué Cardoso e o Padre Jorge Luiz.

AVIT
Durante toda a tarde aconteceu o encontro das vítimas da catástrofe, organizado pela AVIT. Muitas vítimas deram seu testemunho e após um minuto de silêncio em honra das vítimas, todos sairam em passeata até o Pedrão, onde participaram do encontro ecumênico.

CAUSAS E CULPAS
Um dos eventos que marcaram o 12 de janeiro foi o ciclo de palestras organizado pelo Partido Verde. Entre os convidados, Aspásia Camargo, Fernando Guida, Vilmar Guerra e a Anaiza Malhardes que com muita clareza afirmou que o problema das áreas de risco de Teresópolis precisa ser estudado com mais seriedade em buscas de alternativas que poupem as vidas das pessoas.

MEMORIAL DAS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA
Com a presença de várias autoridades, a Prefeitura inaugurou, no cemitério Carlinda Berlim, o memorial em honra das vítimas da catástrofe de 12 de janeiro.
A inauguração contou com com um discurso emocionado da Dra. Anaíza Malhardes que fez um apelo a todos para que sejam tomadas as medidas cabíveis para evitar que mais mortes aconteçam.
A placa acima fica protegida por uma estrutura piramidal de metal e vidro, confeccionada por funcionários da Prefeitura. Para saber mais detalhes sobre o memorial, clique aqui.
Durante todo o dia, muita gente foi até o cemitério para visitar os túmulos das vítimas.

CAMPO GRANDE NÃO ESQUECE
Um ano após a tragédia, os moradores de Campo Grande também se manifestaram com a fixação de balões vermelhos em frente a igreja de Nossa Senhora de Aparecida.
"Onde estão os milhões destinados às vítimas?"- questiona a comunidade.

POLÍTICOS SEPULTADOS
A comunidade da Cascata do Imbuí  confeccionou faixas cobrando as promessas de ajuda do governo estadual e federal. Em protesto, os manifestantes realizaram um enterro simbólico da classe política. Cruzes brancas com  os nomes de alguns políticos foram fincadas na terra.
 Entre os "homenageados", os vereadores Mandinho, Paulinho Carvalho, Cláudio Mello, Dr. Habib, Dra. Cláudia, Dr. Carlão, Waguinho, Major Anderson, Marcelo Oliveira, Anjinho, Arlei, Cleyton Valentim e Ademir Enfermeiro. 
Além do legislativo municipal, também foram lembrados os nomes do ex-prefeito cassado, Jorge Mário, do deputado Nilton Salomão, do governador Sérgio Cabral, e da presidenta Dilma Roussef. 
O Partido dos Trabalhadores, o PMDB e o INEA também constavam entre os "sepultados".

ARTE NA CALÇADA DA FAMA
Grupo artístico Coletivo Cia. & S.A. monta homenagem às vítimas da tragédia
Vários artistas de Teresópolis se reuniram nas primeiras horas da manhã dessa quinta, 12 de janeiro, para montar uma homenagem às vítimas da tragédia. 
Uma portal branco simbolizou a passagem, entre vários tijolos coloridos e outros negros que traziam os nomes dos que infelizmente morreram na catástrofe. A homenagem também contou com um banner que trouxe a seguinte poesia:

12/01/2011 - AO SOBREVIVENTE
Confesso que não sei...
Não sei o que é trancar a porta e não estar seguro.
Não sei o que é deitar a noite e amanhecer no escuro.

Confesso que não sei.
Não sei o que é sentir frio, dor e medo.
Não sei o que é acordar em desespero.
Não sei o que é não ter pra onde ir.

Confesso que não sei.
Não sei o que é ter um ginásio como abrigo.
Não sei o que é a certeza do perigo.

...perder o lar, a escola, o emprego.
Não sei o que é ter o coração inundado,
não de água e de lama,
mas de dor ao perder quem se ama.

Por isso, dedicamos essa obra
a você, sobrevivente,
Que sabe o que não sei.

 Coletivo Cia. & S.A.

Um comentário:

PATRÍCIA LOPES disse...

Comovente lembrança daqueles que após um ano de descaso e desrespeito, não desistiram. Merecida homenagem.
Patrícia Lopes.