Páginas

dezembro 19, 2011

VEREADORES ESCOLHERÃO PREFEITO?
 TSE acata mandado de segurança e suspende as eleições em Teresópolis
Sob a alegação de que as eleições diretas marcadas pelo TRE para Teresópolis feriam a Constituição no que tange o seu artigo 81 que determina eleições indiretas em casos de dupla vacância no segundo biênio do governo, o Partido Verde de Teresópolis, na última sexta, 16, entrou com um mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral. No início da noite dessa terça, o Ministro Gilson Dipp concedeu liminar acatando o mandado, suspendendo, assim, as eleições suplementares em Teresópolis. Com isso, e pela própria citação do Ministro, seriam os Vereadores os responsáveis pela escolha do Prefeito.
Para conferir a decisão na íntegra, clique aqui.
Porém o presidente do Partido Verde, Wanderley Peres, disse que o partido quis apenas que se cumprisse a lei e que foi nesse sentido que o Ministro acatou o mandado de segurança. Ele explicou que pela Lei Orgânica do Município, Arlei, como Presidente do Legislativo, deveria permanecer interinamente como Prefeito e que o que ocorreu foi que o TRE decidiu a questão de forma equivocada. Para conferir a nota oficial do PV sobre o assunto, clique aqui.
Horas antes, um requerimento de reconsideração das eleições em Teresópolis foi apresentado no TRE que, por unanimidade, rejeitou o pedido. 
"Vamos manter a decisão que garante que o prefeito seja eleito pelo povo, que é a forma mais democrática de escolher os representantes", votou o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, que foi acompanhado pelos demais magistrados, sem imaginar que horas depois o TSE se manifestaria em direção oposta. A assessoria do pré-candidato Mário Tricano, que permanece preso, informou que pretende recorrer da decisão do TSE.


ENQUANTO ISSO NO GALINHEIRO

Nenhum comentário: