Páginas

agosto 08, 2011

O DEDO DURO
 CPI DA ALERJ OUVE RESPONSÁVEL PELA RW
José Ricardo confirma pagamentro de propina de até 50% na Prefeitura de Teresópolis
A CPI da Região Serrana na ALERJ ouviu na manhã dessa segunda, 8 de agosto, o Sr. José Ricardo, responsável pela RW Construtora que confirmou um esquema de corrupção e pagamento de propina na Prefeitura de Teresópolis. Ele confirmou as informações que vazaram para a imprensa a respeito de sua delação premiada junto ao ministério Público Estadual e Federal. Segundo o empresário, por 5 vezes entregou envelopes contendo pagamento de propina para funcionários da Prefeitura. 
 A propina seria de 15% em cima do valor contratato e o pagamento era feito em 2 envelopes, um com 10% e outro com 5% desse total. Ao todo teriam sido pagos cerca de 100 mil reais de propina. No período que a RW Construtora prestou serviços para a PMT, Paulo Marchesine, secretário de obras, teria recebido das mãos do empresário 3 dessas remessas de envelopes, José Alexandre, secretário de planejamento, teria recebido 1 e o Presidente da Comissão de Licitação, Valério da Silva Medeiros recebeu 1, segundo consta no depoimento do empresário à CPI. 
 Os valores do pagamento de propina teriam sofrido uma inflação durante o período da catástrofe, atingindo a marca dos 50% em cima do valor contratado para a desobstrução de ruas, remoção de barreiras e outros serviços relacionados.
O empresário disse que participou de uma reunião na Secretaria de Planejamento de Teresópolis, na segunda quinzena de janeiro, quando foi discutida a elevação da propina paga por empresas de 15% para 50%.
De acordo com a denúncia, por não aceitar o percentual estabelecido, sua empresa sofreu um garrote financeiro, deixando de receber do município, somando uma dívida de cerca de 1,5 milhão de reais. 
Confira, na íntegra, no vídeo abaixo:

A MENTIRA FLAGRANTE
Confira abaixo o ocorrido durante a oitiva da CPI da Câmara de Vereadores que ouviu o mesmo José ricardo, da RW:
 

CPI DA ALERJ TAMBÉM OUVE VITAL
Logo após a oitiva que ouviu o representante da RW Construtora, teve início a da Vital Engenharia que enviou seu gerente jurídico, o Dr. Claudio Pontual, como representante da empresa. Claudio negou ter ciência de qualquer esquema de corrupção ou pagamento de propina na Prefeitura de Teresópolis. "É estranho pois quando existe um esquema de corrupção, esse visa atender a todos"- disse o Presidente da CPI, o deputado Luiz Paulo. A Vital, que teve no início do governo seu contrato de coleta de lixo (de 8,5 milhões) cancelado pela justiça, conseguiu firmar com a Prefeitura outros contratos que atingem a cifra de cerca de 5 milhões, além dos contratos emergenciais do pós catástrofe. "Que tratamento fantástico o governo Jorge Mário deu a Vital a Engenharia"- alfinetou o Relator da CPI, deputado Nilton Salomão. Atualmente a Vital gerencia o aterro sanitário de Teresópolis e recebe por esse serviço a quantia de cerca de 500 mil reais mensais.

Nenhum comentário: