Páginas

julho 11, 2011

 JORGE MÁRIO CRITICA MATÉRIA DO O GLOBO
Prefeito diz que matéria é mentirosa e que irá processar os responsáveis
O Prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlaceck, durante uma coletiva de imprensa em seu gabinete, na tarde dessa segunda, 11 de julho, declarou que as matérias publicadas pelo jornal O Globo, nessa mesma data e também na véspera, são fundamentadas em mentiras e calúnias e que, diante do que a mesma cita a respeito da investigação que estaria ocorrendo sob segredo de justiça no Ministério público federal, a mesma teria ocorrido de forma ilícita. 
 “A matéria é totalmente desprovida de verdade, totalmente fundamentada em mentiras e calúnias que são objetos de avaliação dos nossos advogados que tomarão as medidas jurídicas cabíveis para processar o jornal, os jornalistas e todos aqueles que de uma forma ou outra divulgaram essas calúnias”- disse o Prefeito.
  Jorge Mário destacou que o município não recebeu 100, como o O Globo fez crer, e sim 7 milhões de reais do Governo Federal para o pós-catástrofe. A respeito da suposta denúncia do empresário a respeito de uma reunião para acerto da propina, o Prefeito lembrou que, segundo a própria denúncia, um dos estariam presentes na negociação respondendo pela pasta da secretaria de Obras, o engenheiro Paulo Marckezine,  já não fazia parte do governo, tendo sido exonerado no dia 1º de janeiro e que, diante disso, o mesmo não poderia ter feito parte de uma reunião no mês de março, como relata a reportagem.
 Já sobre a matéria publicada, também pelo O Globo, nessa segunda, o Prefeito informou que o município não foi comunicado pelo TCU ou qualquer outro órgão regulador a respeito de qualquer irregularidade. A mesma matéria cita que a Prefeitura teria aberto uma comissão de sindicância para apurar os fatos após a reportagem, o que mais uma vez, segundo Jorge Mário, é um indício do descompromisso com a verdade em que a mesma se deu, pois tal comissão já existe desde o dia 21 de março, véspera da data citada na matéria onde o suposto empresário teria denunciado o esquema ao Ministério Público Federal. No vídeo abaixo,a coletiva na íntegra, gentilmente cedida pela direção da Diário TV:


 JORNAL NACIONAL FOCA O ASSUNTO
A sequência de matérias do O Globo sobre as irregularidades na gestão do pós-catástrofe também foram feitas à Prefeitura de Friburgo que, tal como teresópolis, declarou desconhecer tais irregularidades. O Jornal Nacional dessa segunda veiculou uma matéria sobre o assunto, citando a reportagem do O Globo e ouvindo os dois Prefeitos que negaram as acusações. 
 A reportagem ainda procurou o ex-secretário de Governo José Alexandre que negou as acusações e informou que não participava dos processos de licitação, ao contrário do que prega o suposto depoimento do empresário ao MPF. Paulo Marchesine, ex-Secretário de Obras, que também foi citado na matéria do O Globo, não foi encontrado pela reportagem que você confere, na íntegra, no vídeo abaixo:
.
O vídeo acima foi ripado, publicado e disponibilizado ao Blog de Terê pelo nosso sócio e colaborador, Haissen Ejje.

JOSÉ ALEXANDRE RESPONDE MATÉRIA DO O GLOBO
Secretário se defende das acusações e atribui à oposição sequência de escândalos
O ex-secretário de governo, José Alexandre, que junto com o ex-secretário de obras, Paulo Marchesine, esteve envolvido na matéria do O Globo do último domingo que atribui aos mesmos o suposto esquema de cobrança de propina na Prefeitura de Teresópolis, enviou suas considerações acerca do fato à imprensa, no final da tarde dessa segunda. 
Em seu texto, José Alexandre disse que em momento algum tomou conhecimento de nenhuma investigação do Ministério Público Federal e levantou dúvidas a respeito da matéria, bem como do suposto depoimento ao MPF. Para o ex-secretário, causa estranheza o fato do O Globo não citar em momento algum o nome do empresário que teria participado da delação premiada e mais ainda o fato da própria matéria citar que as investigações estarem ocorrendo sob segredo de justiça. "Sendo assim, como tais documentos foram “vazados” para a imprensa? E qual seria o real interesse de colocar fatos que apenas teriam sido citados por uma pessoa, sem apresentação de provas?"- questiona José Alexandre que ainda lembra que a Câmara de Vereadores de Teresópolis, em sua CPI, já havia questionado os empresários das empresas citadas na matéria (Vital Engenharia e RW Construtora) e que ambos, sob juramento, negaram qualquer ilicitude ou irregularidade em seus contratos com a Prefeitura de Teresópolis.
 Grupos políticos de oposição ao governo municipal também foram lembrados pelo ex-secretário: "Em função da disputa política, visando às eleições 2012, grupos políticos de Teresópolis querem de qualquer forma criar situações de desgaste para o atual governo, provocar escândalos, e para isso utilizam de todas as formas, atingindo a honra de pessoas que sempre trabalharam em prol do município, em benefício da população teresopolitana."
José Alexandre finaliza a nota negando qualquer participação no suposto esquema e informa que as medidas judiciais cabíveis já estão sendo tomadas para que a verdade seja restabelecida. 
Para ler a nota na íntegra, clique aqui.

GLOBO SEGUE COM DENÚNCIAS 
Esposa de empresário delator teria disponibilizado provas da cobrança de propina
No terceiro dia consecutivo de denúncias, O Globo segue a divulgar informações que teriam vazado de uma investigação do Ministério Público Federal em Teresópolis. Dessa vez, a informação dá conta da suposta disponibilização de provas, por parte da esposa do empresário delator, da cobrança de propina por parte dos ex-secretários.   
Segundo a reportagem, a mesma teria disponibilizado à justiça, alguns e-mails que comprovariam o esquema. Para ler a reportagem, clique aqui. 
 Apesar da matéria não citar o nome da esposa do empresário, da mesma forma como aconteceu nas matérias anteriores a respeito da delação premiada do José Ricardo, a expectativa é que em breve seja divulgado de forma oficial o nome da empresária Elizangela de Fátima, esposa do José Ricardo, da RW Construtora, como a suposta delatora. 
Os dois foram ouvidos pela CPI da Câmara de Vereadores de Teresópolis e, na ocasião, negaram qualquer irregularidade na relação contratual com a Prefeitura de Teresópolis, bem como a participação em qualquer delação do suposto esquema junto ao MPF.

ENQUANTO ISSO, EM FRIBURGO
Polícia Federal faz busca e apreensão na Prefeitura e na casa do Prefeito
O Ministério Público Federal (MPF) em Nova Friburgo conseguiu na Justiça mandado de busca e apreensão de mais de 40 processos que estão na prefeitura do município. Os documentos contêm informações importantes sobre o uso de verbas públicas federais na execução de serviços na região, e que o prefeito sonegou ao MPF, impedindo a fiscalização dos gastos dos recursos repassados pela União em razão da catástrofe de janeiro de 2011. Para saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário: