Páginas

julho 10, 2011

A IGREJA JEDI
Saga cinematográfica de George Lucas vira religião na Inglaterra
Em 2008, dois irmãos ingleses, Barney e Daniel Jones, tiveram a idéia de fundar uma igreja, regida pelos preceitos da saga cinematográfica de Star Wars, criada por George Lucas. Assim surgiu a Igreja Internacional do Jedismo que, tal como a saga, tem seu pé fincado em religiões como o budismo, o taoísmo, o xintoísmo, além de crenças de origem celta. Em seus "cultos", são ministrados sermões sobre "A Força" e ensinadas as técnicas de meditação de um bom cavaleiro jedi, tudo com direito a indumentária da saga e, é claro, os sabres de luz.
 "A Força" é, no universo da ficção de George Lucas, a energia gerada por todas as coisas que habitam o cosmos, que pode ser controlada pelos jedis e os siths, respectivamente o lado iluminado e o lado escuro da "Força".
Enquanto os primeiros defendem os ideais do bem e a justiça e vivem em harmonia com o mundo que lhes rodeia, o lado escuro se alinha ao mal e ao ódio.
Para acessar o site (e quem sabe virar um dizimista), clique aqui.
O épico espacial Star Wars nasceu como uma trilogia cinematográfica em 1977, criada pelo roteirista/diretor/produtor George Lucas. 
 A história acompanhava o jovem Luke Skywalker em sua ascensão como aprendiz de cavaleiro Jedi durante o combate contra o Império Galáctico, regido pelo Imperador Palpatine e por seu principal general, Darth Vader.
Os filmes foram um estrondoso sucesso, revolucionando o cinema de ficção científica e tornando-se um ícone cultural.
 Ao longo do tempo, surgiram gibis, livros, jogos de videogame e desenhos animados contando tramas paralelas, posteriores ou anteriores aos filmes (o chamado Universo Expandido). Entre 1999 e 2005, uma nova trilogia invadiu os cinemas, focando a queda da Antiga República e o surgimento de Darth Vader.

PÉROLA DA IGREJA JEDI
Com 3 anos de fundação e já com cerca de 400 mil seguidores só na Ingleterra, escócia e País de Gales, a Igreja Jedi, como tantas outras seitas e religiões, vem enfrentando seus preconceitos.  A notícia foi manchete do The Guardian que chamou a atenção para a acusação de discriminação religiosa feita pelo fundador da Igreja Internacional do Jedismo, Daniel Jones, a loja Tesco, em Bangor.
A acusação é de que ele teria sido coagido pelos funcionários do estabelecimento a tirar o seu capuz. Jones argumentou que a indumentária era parte de sua crença religiosa, mas mesmo assim não foi ouvido.
A pérola maior vem agora:
A defesa da loja, por incrível que pareça está baseada na informação de que Luke Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Yoda foram vistos em vários momentos sem seus capuzes.
Apesar dos esforços de seus seguidores, “A Força”, a “Ordem Jedi” e os ideais defendidos por esta religião não foram, até o momento, reconhecidos oficialmente. Por enquanto, o Escritório Nacional de Estatística do Reino Unido incorpora todos aqueles que se identificam como seguidores da fé “Jedi” à categoria de ateus.

Nenhum comentário: