Páginas

julho 09, 2011

COBRANÇA DE PROPINA EM MEIO A TRAGÉDIA?
Empresário teria denunciado ao MPF esquema de cobrança de propina em Teresópolis
A CBN saiu na frente, nesse sábado, e veiculou a informação (clique aqui) que o Jornal O Globo publica na edição desse domingo a respeito da denúncia feita por um empresário ao Ministério Público Federal envolvendo a cobrança de propinas por parte de Secretários de Governo de Teresópolis. Segundo a reportagem, que teria sido baseada no referido depoimento, o ex-Secretário de Governo, José Alexandre, e o ex-Secretário de Obras, Paulo Marchesine, teriam se reunido, no período pós-catástrofe, com empresários no sentido de dividir os contratos sem licitação mediante propina de 50% em cima do valor de cada contratação. 
O empresário delator, teria informado ainda que antes da tragédia a porcentagem cobrada aos mesmos para efetuação dos contratos ia de 5 a 10% de propina e que os novos valores no período pós-catástrofe impressionaram a todos. Extra-oficialmente, tem-se a informação de que o empresário delator do suposto esquema, junto ao MPF, seria o Sr. José Ricardo, responsável pela RW Construtora, tanto que o mesmo foi questionado a respeito desse fato durante seu depoimento à CPI da Câmara de Vereadores de Teresópolis. Abaixo, trechos da transcrição do referido depoimento (clique na imagem para melhor visualização):
José Ricardo, em seu depoimento a CPI da Câmara, negou sua participação na suposta delação premiada, junto ao MPF, que teria dado luz a questão. A negação do empresário causou o descontentamento do Vereador Dr. Carlão que assistia a oitiva e que deixou o Plenário acusando o mesmo de ser “corajoso e mentiroso” ao negar a informação, como você confere no vídeo abaixo:
.
Questionado a respeito da pressão por parte da sociedade a respeito da convocação do ex-Secretário de Governo, José Alexandre, o Presidente da CPI da Câmara de Vereadores de Teresópolis, Dr. Habib Tauk, informou que não existe nenhum indício justificasse tal convocação.
José Alexandre, considerado até então como o homem forte do governo, se afastou do mesmo, sob pressão da Sociedade Civil Organizada, em meio ao período da catástrofe e assumiu a diretoria do Consórcio Intermunicipal Serra Carioca, responsável pela captação de recursos, junto aos governos do estado e federal, para as obras de reestruturação das 3 cidades atingidas pela catástrofe de 12 de janeiro. Segundo a reportagem do O Globo, assinada pelo jornalista Antônio Werneck, a Vital Engenharia, RW Construtora e Terrapleno Terraplanagem, seriam as principais beneficiadas com o esquema. A Procuradora Geral do Município, Dra. Ana Cristina, informou ao jornalista que se confirmada a denúncia do empresário, determinará a instauração de uma sindicância. Os responsáveis pela Vital e pela Terrapleno negaram à reportagem qualquer envolvimento relacionado a esquemas em Teresópolis. Extra-oficialmente, obtivemos a informação que os envolvidos na denúncia acionarão a justiça diante das acusações infundadas.

Nenhum comentário: