Páginas

junho 29, 2011

 A POLÊMICA DA PRORROGAÇÃO DA CPI
A Câmara aprovou na noite dessa terça, 28 de junho, o pedido de prorrogação da CPI, encaminhado pelo Relator, Vereador Marcelo Oliveira. O edil, alegou precisar de mais tempo para análise dos documentos que já passam das cinco mil folhas. A CPI, com a prorrogação, deverá fazer novas convocações e pode durar até mais noventa dias. O Requerimento foi apresentado pelo Relator no último dia 21, limite do prazo para o mesmo e só nessa terça veio para votação em Plenário, o que gerou uma polêmica onde discutiu-se se esse fato poderia anular ou não a CPI. 
 Pelos corredores da Câmara, antes da sessão, advogados discutiam a questão. A parte conflitante se dá na data em que os Vereadores aprovaram o requerimento do Relator. Segundo alguns advogados, o Plenário deveria ter votado a questão na data limite do prazo dado ao Relator para a sua apresentação, ou seja, legalmente, pela Constituição Federal, a votação que ocorreu na noite dessa terça, deveria ter ocorrido há uma semana atrás. O fato é que os Vereadores agiram de acordo com o Regimento Interno da Câmara e nessa questão do cumprimento das datas para entrega do requerimento e votação do Plenário, a lei municipal não está de acordo com a federal. O Vereador Waguinho cobrou, diante da prorrogação, que a CPI convoque aqueles que deveriam ter sido convocados mas que ainda não foram ouvidos.
 Para Dr. Carlão, a CPI está marcada pelos erros e que mais do que nunca tem a certeza que essa é a pior Câmara que Teresópolis já teve na história. Cláudio Mello cobrou do Presidente, Arlei, que contrate advogados e contadores para acompanhar os trabalhos da CPI. Arlei disse confiar no trabalho da OAB que se apresentou voluntariamente para acompanhar os trabalhos. O Vereador Paulinho Carvalho também criticou a CPI que não estaria executando os questionamentos da OAB durante as oitivas. Os advogados da Ordem, acompanham a CPI do Salão Azul da Câmara, anexo ao Plenário, e de lá enviam suas perguntas, via MSN, para os membros da CPI que as transmitem aos depoentes. “De cada 10 perguntas que a OAB manda eles fazem só uma!” – disparou Paulinho.
.
_____

SALMA HAYEK
Na inesquecível cena de Um Drink no Inferno
.

Nenhum comentário: