Páginas

junho 15, 2011


FALCATRUAS FUTEBOLÍSTICAS
Briga pela transmissão de jogos evidencia mar de lama no futebol brasileiro
A Record perdeu, para a Globo, os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro até 2014, numa negociação no mínimo polêmica onde a Globo teria sido favorecida. O fato provocou a ira da emissora do Bispo Edir Macedo que passou a dedicar boa parte do seu tempo a denunciar as falcatruas que imperam no mundo futebolístico, longe dos olhos dos apaixonados torcedores. 
 Na série “Cartolas: Jogo Sujo” os jornalistas da emissora tem se dedicado a mostrar as nuances dos esquemas que vem enriquecendo o Presidente da CBF e outros cartolas tupiniquins. Numa dessas matérias, o discurso recebe o reforço do Romário. “Não vou chamar de máfia mas de quadrilha que comanda o futebol”- disparou o baixinho.
 Ricardo Teixeira, segundo denúncia de um programa da BBC de Londres, é réu confesso numa corte suíça, junto com seu sogro João Avelange, por ter recebido propina no valor de nove milhões e meio de dólares. O dinheiro, depositado num paraíso fiscal europeu, teria vindo de uma empresa de marketing em troca de favorecimentos nos contratos junto a CBF. 
A reportagem ainda apontou como o dinheiro foi lavado no Brasil, através da compra de empresas, fazendas e residências luxuosas. Numa das transações polêmicas, o filho de Ricardo Teixeira aparece como locador do imóvel onde o pai mora, recebendo do mesmo, como mostra o contrato, o valor de sete mil reais mensais.
.
Ricardo Teixeira é Presidente Organizador da Copa do Mundo no Brasil e, graças ao cargo, vem movimentando bilhões de reais, isso, agora, sob suspeita diante do episódio na corte suíça onde confessou ter recebido a propina.
Segundo o Jornalista Juca kfouri, contra quem o presidente da CBF move mais de uma centena de ações na justiça, o faturamento mensal de Ricardo Teixeira na entidade ultrapassa os 70 mil reais por mês, o que, segundo o mesmo, é imcompatível com seu patrimônio.
A emissora do, não menos polêmico bilhardário, Bispo da igreja Universal, Edir Macedo (clique aqui para saber mais), agora sem chances de lucrar com a transmissão dos jogos do campeonato brasileiro até 2014, disparou também contra os cartolas do Corinthians, acusados até mesmo de lavar dinheiro da máfia russa. 
O alvo principal foi o Presidente do clube paulista, Andrés Sanchez, que era vice do ex-presidente do clube, Alberto Dualib, presidente esse que chegou a ser condenado a 3 anos e 4 meses de prisão em regime aberto. "Sou amigos do Ricardo Teixeira mesmo, sou amigo da Globo mesmo, apesar de serem gangsters." - confessa Andrés num dos vídeos da reportagem. Eleito presidente do Corinthians em 2007, ano que o clube despencou para a 2ª divisão, Andrés agora é acusado de ter sido um dos beneficiados com os espantosos números de contratações do clube paulista que já somam 130 jogadores só nos últimos 3 anos. 
 Um dos empresários que negociou várias contratações com o clube, disse que trata-se realmente de uma quadrilha e que não existe contratação onde Andrés não leve sua porcentagem. O Presidente, de origem humilde, apesar de hoje estar milionário, não possui bens em seu nome, ressalta a reportagem. As ligações políticas entre os cartolas influenciaram até mesmo na escolha do estádio paulista que receberá os jogos da Copa de 2012. 
 Anunciado inicialmente para a empreitada, o Morumbi acabou ficando de fora diante da série de exigências da CBF, que dobrou os custos da reforma, inviabilizando o sonho do tricolor paulista que assistiu atônito a escolha do projeto da "Arena do Timão" num custo de 1 bilhão de reais, 4 vezes mais caro que a reforma do Morumbi e que necessitará de 420 milhões dos cofres públicos, provenientes de isenções fiscais, como IPTU e ISS, e mais 400 mi de empréstimos do BNDES, também dinheiro público. Segundo a reportagem, os 180 milhões que faltariam para fechar a conta viriam de fontes desconhecidas, até então.
.
Os times cariocas também foram alvo da série de reportagens "dor de cotovelo" que mostrou como as negociações do "tapetão" podem influenciar os destinos dos clubes, inclusive no tocante aos títulos, como fica claro na polêmica da Taça das Bolinhas (clique aqui para saber mais). Zico, eterno herói do Flamengo, aparece na reportagem se declarando decepcionado com a sua passagem pelo mundo dos dirigentes do clube.
Esquemas na venda de ingressos também foram denunciados pela reportagem que apontam para o envolvimento dos cartolas em esquemas que envolvem venda de ingressos falsos. O Presidente do Vasco, Roberto Dinamite, é citado na reportagem como suspeito de participar do favorecimento na venda de ingressos através de uma agência de turismo de propriedade da mãe da namorada do seu filho. As denúnicias também envolve o superfaturamento de ingressos através da venda através de hotéis que os disponibilizariam por uma valor 3 vezes superior ao real.
.
A vingança da emissora do Bispo deve continuar nas matérias da série que serão veiculadas pela emissora nos próximos dias.
_________

PRA ILUMINAR COM ESTILO



_________________

O FIM DA PICADA
Assassino sai rindo enquanto advogado defende ética dos bandidos
O estudante de economia Felipe Ramos foi assassinado a tiros após reagir a um assalto nas proximidades de sua faculdade. Agora, um dos assaltantes se entregou, porém foi solto após prestar depoimento e saiu rindo pela porta da frente da delegacia.
"Uma regra de quem é do crime, é nunca entregar os parceiros. Todo bandido tem ética." - disse Jefferson Badan, advogado do assassino Irlan Santiago, de 22 anos, que disse que não foi o autor do disparo, se negando a revelar o nome do comparsa. 
.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, Luiz Flávio Borges, repudiou as declarações do advogado Jeferson Badan.
________

ABDUZIDA

Nenhum comentário: