Páginas

maio 08, 2011

PROUNI FRAUDADO EM TERESÓPOLIS?
UNIFESO: Instituição é citada em matéria do Fantástico sobre fraudes no ProUni
O Prouni, Programa Universidade para Todos, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Para isso, as instituições que aderem ao programa, recebem isenções fiscais. Ele vale para todos os estudantes da rede pública, com renda per capita familiar máxima de até três salários mínimos. Apesar disso, muita gente que sempre estudou em escolas particulares, tem se aproveitado, de forma fraudulenta, desse benefício. Foi o que abordou a reportagem do Fantástico desse domingo, 8 de maio. 
 Natália Marques Norte é uma aluna do curso de Medicina da UNIFESO que tem se valido do ProUni. Além desse benefício, ela, segundo a reportagem, ainda recebe uma ajuda de custo do Governo Federal que em 2010 chegou a R$ 2.700.00. Apesar disso, antes de ingressar na faculdade, Natália estudava em uma escola particular em Goiânia, porém, quando questionada pelo jornalista André Luiz Azevedo, a estudante disse que também no ensino médio, era bolsista, o que lhe permitiu ser beneficiada , agora, pelo ProUni.
 Os indícios da suposta fraude começaram a aparecer a partir do momento que a  reportagem foi até a antiga escola da estudante e teve acesso aos documentos que comprovam que a mesma, diferente do que foi dito, não era bolsista, e pagava regularmente todas as mensalidades. O reitor do UNIFESO, Luis Possidente Tostes, reconheceu que falhas na análise dos documentos apresentados pelos estudantes, podem contribuir com as fraudes no sistema. O MEC já notificou a UNIFESO para que confira a documentação da estudante, dessa vez, sem falhas. Confira:
_
____________


Nenhum comentário: