Páginas

abril 28, 2011

ETS: BUSCA POR CONTATO INTERROMPIDA
Sistema de busca por contato extraterrestre é interrompido nos EUA
Nos EUA, 42 antenas gigantes de radiotelescópio, que fazem parte do sistema ATA (Allen Telescope Array), buscavam possíveis sinais extraterrestres e foram desativadas devido a um corte de verbas destinado ao Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence ou "Busca por Inteligência Extraterrestre").
No final desta semana, o telescópio ATA vai entrar em hibernação devido à falta de financiamento necessário para o funcionamento dos radiotelescópios de Hat Creek, onde está situado e para que o sistema volte a funcionar plenamente são necessários 5 milhões de dólares, quantia que o instituto pretende levantar até 2013.
______________________

VOLUNTÁRIOS HOMENAGEADOS
Voluntários que trabalharam na catástrofe de 12 de janeiro recebem homenagem da Força Nacional
Era noite e ainda chovia quando voluntários surgiam de todos os cantos da cidade no auxílio às vítimas da tragédia de 12 de janeiro em Teresópolis, que deixou centenas de mortos e milhares de desabrigados em toda a cidade. Na noite dessa quarta, 27 de abril, mais uma vez eles receberam o reconhecimento por esse trabalho, recebendo um certificado de agradecimento por terem contribuído com a Força Nacional na Operação Redentor II, de apoio às ações de busca e salvamento e na organização da entrega de donativos no município.
O evento ainda contou com o anúncio da criação da Tropa de Resgate de Teresópolis (TRT), em parceria com a Prefeitura, grupo preparado para atuar nas situações de emergência ou estado de calamidade pública. A proposta é preparar pessoas para situação de socorro e resgate nos bairros em caso de acidentes naturais.
Com o objetivo de capacitar pessoal para a formação da TRT, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil vai realizar um curso de preparação de 23 a 27 de maio, disponibilizando 100 vagas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 5, na sede da Secretaria (Rua Rui Barbosa, 170 – Várzea), das 9h às 17h. 
 Os interessados deverão ser maiores de 18 anos e apresentar documento de identidade e duas fotos.  Contando com a parceria do Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, o curso vai abordar os seguintes temas: primeiros socorros, causas de desastres naturais, Defesa Civil na comunidade, avaliação de cenários de risco, evacuação e prevenção de desastres. Serão conferidos certificados na conclusão do curso. Desde as primeiras horas da tragédia, acompanhamos o trabalho desses voluntários e conseguimos alguns flagrantes que ganharam o mundo, como o do resgate de um dos nossos leitores, Marcelo Pinheiro, que teve a participação imprescindível de muitos heróis anônimos. Confira:

Nenhum comentário: