Páginas

janeiro 18, 2011

A POLÊMICA DO NOSSO VÍDEO NA RECORD
Esclarecimentos - por Luciano Zimbrão
Sites do Brasil inteiro estão publicando informações a respeito do papelão da Record que exibiu nossa reportagem sem a nossa permissão. Já demos dezenas de entrevistas sobre o assunto e na intenção de esclarecer o ocorrido tentaremos agora dar maiores informações a todos.
As chuvas que cairam sobre Teresópolis no dia 12 de janeiros fizeram centenas de vítimas. Por aqui, uma única conseguiu sair com vida da avalanche de escombros. Seu nome é Marcelo Pinheiro e ele ficou soterrado por 16 horas sob 4 metros de lama e escombros. 
 Só eu filmei o resgate e para minha felicidade tratava-se de um amigo de infância. Como sempre mantive um ótima relação com as emissoras de tv  a cabo de minha cidade, passei para algumas esse material. Através do jornalista Anderson Duarte, Chico Regueira, repórter do Fantástico da Rede Globo de Televisão, entrou em contato comigo. Em nenhum momento negociamos valores financeiros, como tem sido publicado. Nosso acordo é que eu cederia as imagens em troca de um makin off de toda a matéria. O vídeo foi vendido para a Reuters. A Globo só negociou comigo valores depois da exibição da matéria e em relação a outros vídeos que tenho aqui e não esse. Abaixo, a matéria exibida pelo Fantástico no último domingo:
Lamentavelmente, tive o desprazer de ver a matéria também sendo exibida na Record, antes mesmo do Fantástico ir ao ar. Isso se deu através a ação inescrupulosa de alguns funcionários da emissora que, segundo fui informado por um repórter que teria questionado a mesma, teriam conseguido o vídeo através de alguém da TereTV, canal 11 de Teresópolis. A TV Record, procurou a TereTV na tarde do sábado, quando teve acesso ao vídeo. O apresentador Wilson Mendes, funcionário da TereTV, entrou em contato comigo e me contou do interesse da Record. Já em contato, via celular, com uma mulher que estava por lá e que se apresentou como Monique, expliquei a situação e deixei mais que claro que era meu desejo que as imagens fossem veiculadas apenas pela Rede Globo. Por desconfiar da insistência dessa senhora, resolvi gravar uma de suas ligações:
O vídeo deixa claro quem é anjo e quem é demônio nessa história. A Record só conseguiu com isso manchar sua imagem. Prefiro acreditar que esse tipo de atitude não teve o aval dos homens sérios dessa empresa de comunicação porém, apesar das centenas de telefonemas e e-mails que recebi de todo o Brasil, a Record ainda não entrou em contato para rever a questão que DESTRUIU todo um trabalho de dias e que eu DEIXEI CLARO que seria exclusividade da REDE GLOBO DE TELEVISÃO.
Do momento em que fui procurado pela Record até o momento que eles exibiram o material contra a minha vontade, passaram-se poucas horas. Estarei contando e divulgando quanto tempo a emissora levará agora para voltar a me procurar para solucionarmos a questão. Caso isso não ocorra,  buscarei outras alternativas.

Clique aqui e tenha acesso a uma de minhas entrevistas sobre o assunto.

Um comentário:

Moacyr Victor disse...

Eis um exemplo de conduta que afunda o jornalismo no país.