Páginas

janeiro 27, 2011

TERÊLOST?
Estrondos, tremores e relâmpagos silenciosos intrigam teresopolitanos
Um relato que se tornou comum entre os que viveram de perto a tragédia de 12 de janeiro dá conta de alguns fenômenos que chamam a atenção e que provocaram discussões a esse respeito nos fóruns da web. Muitos questionam o fato dos relâmpagos não apresentarem seu som característico e há também aqueles que apontam até para a tonalidade esverdeada dos raios naquela noite. 
 Tremores e um forte estrondo tem sido comumente citado e teriam precedido os momentos fatais da tragédia. Apesar do alarde dos leigos, geólogos explicam o ocorrido como sendo uma chuva milenar, que graças as alterações climáticas, vem diminuindo os intervalos de sua incidência. Dado o grande volume de água, relâmpagos mais distantes teriam seu som abafado enquanto estrondos e tremores teriam sido causados pela queda de barreiras que arrancaram árvores e pedras imensas, fazendo literalmente tremer as localidades por onde a natureza mostrou sua força.
 _________________

 CIDADE DOS BOATOS
Boatos via e-mail marcam tragédia em Teresópolis
A catástrofe ocorrida em Teresópolis fez ressurgir o fenômeno da boataria online que marcou a última eleição presidencial. A mais nova teoria conspiratória dá conta que a queda do helicóptero do exército teria sido planejada pelo Prefeito Jorge Mário que eliminaria dessa forma o Presidente da Cruz Vermelha. 
 Aliás, trata-se da mesma Cruz Vermelha que segundo o mesmo e-mail foi “impedida” de trabalhar em Teresópolis. O curioso é que esse tipo de informação foi repassada pelo baixo clero da entidade, não sendo confirmada pelo seu presidente, da mesma forma ocorrida quando a informação de um racha entre o governo e a Igreja Católica precisou da palavra do Bispo para dar um fim a questão. Tudo se explicaria pelo empenho de todos em ajudar que estaria sendo prejudicado pela desorganização natural de um momento caótico que aos poucos foi sendo administrado de forma centralizada, o que causou o descontentamento daqueles que preferem agir de forma independente. No último e-mail "supostamente enviado" por membros da Cruz Vermelha, é visível a tentativa de gerar pânico na sociedade ao se analisar a informação de um número de mortos de cerca de 6 mil que estariam perdidos pelas margens dos rios a poluir a água da cidade e que, segundo o mesmo e-mail, geraria uma série de doenças a população. 

A boataria foi tanta que a própria Prefeitura soltou uma nota sobre o assunto:
 
Nota de esclarecimento
A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Procuradoria Geral do município, informa que recorreu, nesta quinta-feira, 27, na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) com uma ação contra o autor dos boatos que começaram a ser propagados pela Internet com informações caluniosas. O teor dessas mensagens veiculadas em um blog e transmitidas via correio eletrônico vulnera a honra e a imagem de toda a Administração Pública Municipal.
Em relação aos boatos referentes à Cruz Vermelha, a instituição já se pronunciou oficialmente a respeito, dizendo que continua prestando seus serviços normalmente em Teresópolis.
Quanto à denúncia propagada pelo e-mail, de que haverá um surto de epidemias, a Prefeitura de Teresópolis tranquiliza a população, informando que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem tomado todas as medidas necessárias junto aos órgãos estaduais e federal, previstas pelo Ministério da Saúde, para prevenção de doenças decorrentes de estado de calamidade, como o ocorrido em Teresópolis.
_____________________________________________

______________________________________

Nenhum comentário: