Páginas

janeiro 20, 2011


FORÇA PARA RECOMEÇAR
Solidariedade marca retomada da vida dos atingidos pelas chuvas de 12 de janeiro
Se por um lado a cidade sofre com a destruição causada pela força da chuva do 12 de janeiro, por outro orgulha-se do seu povo que tem dado um exemplo de solidariedade para todo o planeta. 
 Gente anônima que cava com as mãos, que pisa na lama, que resgata pessoas, que distrai as crianças, que cuida dos animais, descarrega caminhões, que vai pra cozinha, que lava a roupa e que não mede esforços para contribuir na retomada da dignidade dessas vidas devastadas pela força da natureza. 
  São empresários que desde os primeiros momentos se reúnem em busca de soluções para amenizar o impacto dessa tragédia. Médicos e enfermeiros que surgem a cada dia para ajudar sem esperar nada em troca. 
 Políticos que se unem num mesmo partido: O da solidariedade. Essa semana o Prefeito assinou um decreto desapropriando uma fazenda na Ermitage para que ali sejam construídas 500 casas para os desabrigados. 
 Até que as obras sejam concluídas, a solução será o aluguel social e o Governador Sérgio Cabral sobe a serra nessa quinta para a assinatura de um convênio para esse cadastramento. 
 Já são 300 os mortos, 3679 os desabrigados e 4530 os desalojados, porém esse é o número oficial que ainda sofrerá alterações consideráveis. 
 Acredita-se que no Caleme, por exemplo, ainda existam cerca de mil pessoas soterradas.
 Nos bairros mais atingidos, o cheiro da decomposição impressiona e por lá é necessário o uso de máscaras e luvas, como forma de prever as doenças. 
 Com as vias de acesso prejudicadas pelas barreiras, muitos proprietários abriram suas residências para que fossem criados novos pontos de acesso a essas localidades. 
 Nos hospitais, os médicos já se preparam para a nova onda de doenças que surgirão, como a leptospirose, tétano e hepatite. 
 Quem desejar participar dos esforços de retomada da dignidade das pessoas atingidas pela catástrofe, deve procurar a Defesa Civil na Tijuca para cadastramento.
 _______________________

Nenhum comentário: