Páginas

dezembro 02, 2010

CONTRA O FIM DO CIEP DA BARRA
Pais, alunos e professores realizam passeata contra o fim da educação básica
Aconteceu nessa quinta, 2 de Dezembro, a passeata contra o fim da educação básica no CIEP José Olímpio, localizado na Barra do Imbuí. Pais, alunos e professores sairam em passeata da escola até a Prefetura, onde foram recebidos pelo governo e receberam o apoio da Secretária de Educação Magali Tayt-Sohn. 
Na semana passada o Diário Oficial do Estado publicou o decreto do Governador Sérgio Cabral que institui o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante, o CETEP, em Teresópolis. A unidade estaria vinculada a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, oferecendo gratuitamente cursos tecnicos e funcionando em conjunto e com a mesma estrutura da FAETEC, ou seja, instalado no CIEP da Barra. Tudo às mil maravilhas se a notícia não viesse acompanhada de um detalhe que vem causando grande confusão: A vinda do CETEP implicaria no fim do ensino médio existente hoje no CIEP e os alunos "retirantes" seriam remanejados para outras escolas.
De forma ordeira e com o apoio da Guarda Municipal, os manifestantes chegaram à Prefeitura onde uma comissão foi organizada para dialogar com o governo. Recebidos pelo Sectretário de Governo, Rogério Lippe, e pela Secretária de Educação, Magali Tait-Sohn, eles apresentaram os fatos. Magali disse que em momento algum foi procurada por nenhuma autoridade ligada ao assunto e afirmou que não existem vagas nas escolas para absorver a demanda proveniente da mudança.
Magali declarou seu apoio a causa e criticou a falta de diálogo com o Deputado Estadual Nilton Salomão, muito criticado também pelos manifestantes, que em momento algum teria procurado o Governo Municipal para tratar da relocação dos 300 alunos que ficariam sem a escola. 
 Enquanto cobríamos a manifestação, já prevendo a polêmica, a assessoria do Deputado nos enviou uma nota dando conta de uma reunião entre Salomão e o Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, para tratar do assunto.
______________________________________________

DA SÉRIE DESENHOS NADA@VER

____________________________________

NOVO AVIÃO PRESIDENCIAL

Nenhum comentário: