Páginas

novembro 05, 2010

FÓRUM DE CULTURA DIALOGA COM GOVERNO
Artistas teresopolitanos se organizam e negociações sobre eventos avançam
Em Teresópolis, artistas e agentes culturais se organizaram e criaram o Fórum de Cultura que serve como intrumento para discutir os melhores caminhos para a classe diante do desenvolvimento da sociedade. Criado no ano passado, o Fórum vem vançando em várias questões ligadas a cultura, incluive no tocante a relação com as politicas públicas culturais do município. Na manhã dessa quinta, 4 de novembro, o Fórum se mobilizou para uma reunião com o governo municipal, representado pelo Secretário de Planejamento, José Alexandre, e o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh. Na pauta, assuntos ligados a FEPORT.
Presente no evento, o Vereador Cláudio Mello aproveitou a oportunidade para cobrar explicações a respeito da Lona Cultural. Sobre a Lona, O Secretário José Alexandre explicou que o projeto foi mal feito pelo próprio governo. "Não estamos aqui para acusar ninguém e sim para resolver os problemas" - disse o secretário que informou que no projeto inicial enviado para o Governo Federal, constavam materiais relativos a uma lona fixa e não itinerante, como prevê o projeto que teve que ser revisto afim de sanar esses problemas.
Seguindo a pauta do dia, questões como a ausência dos músicos locais na FEPORT e o atraso de pagamento e os baixos valores pagos aos mesmos nos eventos da Prefeitura foram discutidos. Ficou decidido, em comum acordo, que o Fórum de Cultura participará, através de uma comissão, do planejamento dos eventos futuros, afim de construir junto com o Governo uma grade de atrações que agrade a todos. "Eu pessoalmente prefiro contemplar os artistas da cidade mas se a gente não trouxer artistas de renome nacional, todos sabem o que acontece!"- disse José Alexandre. Sobre os atrasos e os baixos valores pagos aos músicos, nos próximos eventos a questão também será revista e a relação se dará de forma a sanar o problema, inclusive através da relação contratual que segue a cartilha da Ordem do Músicos. Confira nos vídeos abaixo:



O evento também contou com algumas participações desavisadas por parte dos artistas locais que saindo completamente da pauta do dia, proposta pelo próprio fórum, trouxe a baila assuntos que causaram confusão, esvaziando o encontro. O fotógrafo Rico Portilho, iniciou seu discurso assumindo que não faz parte do Fórum e criticou a presença dos Secretários pois, pela sua "ótica", quem deveria estar presente era o Secretário de Cultura. Rico, sem freio de morro abaixo, ainda aproveitou para externar o ocorrido com a sua eposa, a cantora Thainá, que procurou o governo em busca de apoio para uma apresentação no programa do Jô e que obteve do mesmo R$ 300.00 para a viagem. "Trezentos reais eu dou!"- disparou Rico que ainda criticou os festivais da cidade e questionou a forma como a PMT conquistou o direito de sediar o Salão Estadual de Turismo. Aberta a porteira das participações confusas, o Secretário de Turismo chegou até mesmo a receber críticas a respeito das condições do Teatro Municipal sendo constrangido inclusive com a entrega de dois parafusos que teriam se soltado da estrutura. "Eu acho que não cabe constrangimentos pois estamos aqui desarmados na intenção de ajudar vocês" - lembrou Michel. Confira:

2 comentários:

Taynah disse...

....“O governo anterior colocou um palco pequeno e os artistas da cidade se sentiram desprestigiados”...(José Alexandre),na verdade os artistas da cidade se sentiam desprestigiados não pelas proporções simétricas do palco, mas sim, pela falta de qualidade (mínima) para realização de um show: sonorização, estrutura, iluminação…no único ano em que fiz show na FEPORT além de ressaltos o palco tinha buracos, fora os choques que eu tomava no microfone entre outras milhares de falhas estruturais que não cabe listar.
Outra questão importante são as seguidas reclamações quanto a falta de verba para cultura, a desculpa é sempre essa, entra e sai governo e o assunto continua girando em torno da falta de verba. Em 2009 a arrecadação era inferior a de hoje e mesmo assim já era destinado mais de 5 milhões a cultura fora os repasses estaduais e municipais. Até quando a desculpa vai ser a falta de verba?
Continuando...
....

Taynah disse...

” Os gastos com o show do Diogo Nogueira foram ínfimos perto do que Teresópolis ganhou com a vinda do Salão Estadual de Paraty”...(Michel Odeh). Bom, 39 mil reais gastos com um artista que não tem nada a ver com a cultura local, representando os valores da cidade de Teresópolis em uma feira de renome, além do valor não ser nada ínfimo e ser 2í vezes superior aos cachês oferecidos nos eventos para músicos da cidade, a questão vai muito além, se trata de total anulação da cultura local. É muito mais fácil outros estados e até outros países reconhecerem a nossa qualidade artística do que a nossa própria cidade, não é atoa que ao final do ano passado representei a musica brasileira em um festival Argentino e cada vez mais me estabeleço no mercado fora do meu município e tenho um clipping com apoio da crítica e do público de várias regiões do país, isso eu falo por mim em uma cidade repleta de artistas de diferentes seguimentos. O mesmo que acontece com os artistas acontece com os desportistas, hoje são mais de 30 atletas teresopolitanos do jiu-jitsu que ganharam renome em Abu Dhabi e nos USA, aonde são reconhecidos e valorizados. O mesmo acontece com o setor econômico, a fábrica da Imaginarium que hoje tem uma representação bastante significativa no país e empregava teresopolitanos foi se estabelecer no Sul. O mesmo aconteceu com a CBF e o mesmo vai continuar acontecendo.
É melhor eu parar por aqui, porque estou saindo da pauta.
Abraços afortunados a todos.

Taynah
www.taynah.com