Páginas

agosto 14, 2010

ARRÁ, URRÚ, O GLOBO SERRA É NOSSO!

Leo Bittencourt e Regina Carmela na capa do Globo Serra
O título desse post também poderia ser "Da série notícias que gostamos de dar", porém, entitulações a parte, o importante é que mais teresopolitanos são destaques de forma positiva na mídia. Como se não nos bastasse o prazer de publicar mais um destaque de minhocas da terra,trata-se de um dos nossos maiores parceiros que desde os primórdios tem colaborado com o aprimoramento tecnico no que diz respeito ao audiovisual. Confira as imagens e um trecho da matéria publicada do Globo Serra desse fim de semana:
 
 Fotos antigas, rolos de super 8 e depoimentos de pessoas que viveram fatos marcantes. Esses são os ingredientes do trabalho de uma dupla de pesquisadores de Teresópolis, Leonardo Bittencourt e Regina Carmela, que vem produzindo documentários sobre fatos marcantes na região.
Momentos como o primeiro festival de cinema do país e a construção da Estrada Rio-Teresópolis já foram mostrados pela equipe em quatro produções, que mesclam registros da época e atuais.
— Reunimos e cuidamos do material e, depois, oferecemos ao público a reconstrução de fatos históricos. Os filmes, além de cumprir sua função lúdica, são utilizados como fontes e instrumento de reflexão para educadores, pesquisadores e estudantes — afirma Regina.
 
Tudo é feito a partir de um minucioso trabalho de coleta de material. São fotos e vídeos e outras peças, que, muitas vezes, estavam guardados há anos nos armários de moradores da cidade. Segundo Bittencourt, boa parte desse material não pode ser recuperado por não ter sido guardado de maneira correta.
— Encontramos muitos rolos de fita e negativos mofados. Aí, a recuperação não foi possível — explica o pesquisador.
Abaixo, a percepção do público na avant premiere da última produção do Leo e da Regina, A Estrada Direta Rio Teresópolis:


________________________________

Nenhum comentário: