Páginas

março 19, 2010


IBSEN PERDE MEDALHA

A Medalha Pedro Ernesto, maior comenda da Câmara Municipal do Rio, recebida pelo deputado Ibsen Pinheiro em 1993 acaba de ser cassada pelos Deputados do Rio.O requerimento partiu do vereador Carlos Bencardino que propôs o cancelamento da comenda devido ao prejuízo causado pelo deputado nas finanças do Rio de Janeiro na divisão dos royalties do petróleo: - O deputado na verdade é um inimigo do Rio - disse o vereador. O deputado Ibsen Pinheiro foi o autor da emenda que redistribui os royalties do petróleo, inclusive das áreas já licitadas, o que deve tirar cerca de R$ 7,2 bilhões de receitas do estado.

.

FOTO DA SEMANA

Patrícia, mãe do Nathan, emocionada abraça o Prefeito. Ao fundo, o Governador Sérgio Cabral e a pequena Juliana, irmã do Nathan..

UPA JÁ É REALIDADE

Município também recebeu patrulha mecanizada, ambulância UTI e sete veículos para o Corpo de Bombeiros

Teresópolis, nessa sexta, 19 de março, inaugurou sua UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – e também recebeu do Governo Estadual uma ambulância UTI e sete novas viaturas do Corpo de Bombeiros para auxiliar o seu funcionamento. Ainda foram entregues oficialmente sete máquinas e equipamentos da patrulha mecanizada, que vai atuar na recuperação e manutenção das estradas vicinais. A entrega ao Município foi feita pelo Governador Sérgio Cabral e pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

.

"Teresópolis está recebendo tudo o que há de mais moderno para o atendimento de urgência e de emergência na área de saúde, além de equipamentos para fazer a manutenção das estradas vicinais. Esses importantes investimentos caracterizam a parceria vitoriosa que a nossa administração vem mantendo com o Presidente Lula e o Governador Sérgio Cabral.

.

Frequentador de Teresópolis, onde mantém relacionamento pessoal e familiar, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lembrou da época em que o Prefeito Jorge Mario foi a Brasília pedir recursos para a saúde de Teresópolis, na época sofrendo com a ameaça da suspensão do atendimento de emergência por parte do Hospital das Clínicas. "Estamos ajudando Teresópolis a virar uma página triste da saúde, e continuaremos a colaborar com o governo do Prefeito Jorge Mario nesta área. Já começamos com a instalação da UPA. Ainda tem a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o hospital municipal", antecipou Temporão.

O Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, elogiou as obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura no terreno onde a UPA está instalada. "A obra de contenção de talude sensacional, além da elevação do terreno. Tudo para viabilizar essa unidade em Teresópolis. A cidade está avançando em atenção básica de saúde", enalteceu.

.

A inauguração da UPA foi prestigiada pelo Vice-governador e Secretário Estadual de Obras Luiz Fernando Pezão, pelos Secretários Estaduais Sérgio Côrtes (Saúde e Defesa Civil), Christino Áureo (Agricultura), Júlio Lopes (Transportes), Wilson Carlos (Governo) e Benedita da Silva (Assistência Social e Direitos Humanos); pelos Deputados Estaduais Jorge Picciani (Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Nilton Salomão, André Corrêa, Rogério Cabral e Olney Botelho, e pelo Deputado Federal Antônio Carlos Biscaia. Também acompanharam a inauguração os Prefeitos Anderson Zanon (Sapucaia), Adilson Faraco (São José do Vale do Rio Preto) e Paulo Mustrangi (Petrópolis), entre outras autoridades. Também mercaram presença os vereadores de Teresópolis Dr. Habib Tauk (presidente da Câmara Municipal), Cleyton Valentim, Ademir Enfermeiro, Arlei, Dr. Carlão, Cláudio Mello, Marcelo Oliveira, Mandinho, Waguinho e Paulinho Carvalho.

Homenagem

Primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas da Região Serrana e 27ª do Estado do Rio de Janeiro, a UPA de Teresópolis recebe o nome do teresopolitano Nathan Garcia Leitão. O adolescente morreu em janeiro de 2010, aos 15 anos, vítima de leucemia crônica, sendo considerado símbolo de luta contra a doença na cidade e de mobilização pela realização de campanhas para cadastramento de voluntários para a doação de medula óssea. "A Unidade já começa a funcionar com a marca da solidariedade ao receber o nome do Nathan. A mobilização em Teresópolis na tentativa de salvar a vida dele ajudou a aumentar o número de doadores voluntários de medula óssea no Brasil", parabenizou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. "Por conta da mobilização feita pela família de Nathan, Teresópolis é o 3º colocado, no Brasil, na captação de doadores de medula óssea", acrescentou o Prefeito Jorge Mario. As duas campanhas realizadas em Teresópolis resultaram no cadastramento de cerca de cinco mil doadores.

Mãe de Nathan, Patrícia de Lima Garcia disse que a família ficou emocionada ao saber da homenagem. "Emocionante que o meu filho tenha deixado um exemplo de luta pela vida. Apesar do sofrimento, ele não reclamava e estava sempre com bom astral, passando sua fé para todos".

A UPA

Localizada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no terreno do antigo Mercado de Carga Pesada, no Bom Retiro, a UPA vai atender um público estimado em 350 mil usuários, de Teresópolis e também dos municípios vizinhos de São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro. Equipadas para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a UPA começou a funcionar nesta própria sexta. O atendimento acontece dia e noite, inclusive nos sábados e domingos.

Contando com 176 funcionários e capacidade para fazer até 500 atendimentos por dia, a unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório de análise clínica para a realização de exames, salas de raio-X, eletrocardiograma, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos há dez leitos, onde os pacientes poderão ficar em observação até 48 horas. A de crianças tem três leitos.

A "sala vermelha" tem quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital pela ambulância UTI entregue ao município pelo Governo do Estado. A unidade também conta com área de isolamento, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.

O Secretário de Saúde de Teresópolis, Maurílio Schiavo, informou que a UPA é o novo pronto socorro de Teresópolis. "A partir de agora, todo o paciente que precisar de atendimento médico de urgência e de emergência deverá vir para a UPA, que tem uma resolutividade de até 99%. Isso quer dizer que, de 100 pacientes atendidos na unidade, apenas um deverá ser transferido para um dos hospitais da cidade. Só os acidentados com risco de morte iminente serão encaminhados para a emergência do Hospital das Clínicas", explicou.

SORTE?

Os irmãos Júlio César Souza Santos, o Neném, 31 anos, e Welder Vítor Souza Santos, 24, bateram de frente os caminhões que dirigiam nesta quinta-feira próximo a localidade de Seringal, Guarapari, no Espírito Santo. Welder saiu de Cariacica com destino a São Paulo. Neném retornava de São Paulo com destino a Cariacica. A poucos quilometros da saída e da chegada da cidade, os carros conduzidos pelos dois irmãos bateram de frente numa subida da BR 101 Sul, Km 312.

VIDA DE REPÓRTER

Nenhum comentário: