Páginas

fevereiro 02, 2010


CARNAVAL DA PAZ
Governo e Liga anunciam as mudanças para o Carnaval de 2010

Na última terça, no teatro Municipal, uma coletiva de imprensa foi realizada pelo governo para anunciar todo o esquema que será montado para o Canaval de 2010, a ser realizado de 11 a 16 de fevereiro. Atendendo as solicitações da Liga das Escolas de Samba, muitas mudanças serão realizadas. Como já havámos noticado em, primeira mão aqui no BADARTS, o trajeto do desfile irá da altura da Olegário Bernardes até a entrada da Praça Olímpica. Arquibancadas acomodarão 2500 pessoas e 24 torres de iluminação serão montadas. Um trio elétrico afrá a festa no Parque Regadas com apresentações de bandas teresopolitanas como a Expressão Brasil e Marquinhos Barbosa & Banda 5 Estações. O Secretário de Turismo Michel Al Odeh destacou que os músicos locais, por determinação do Prefeito, serão mais uma vez privilegiados e dessa vez comandarão 100% dos shows.

Ele ainda disse que o Carnaval do ano passado foi feito dentro das possibilidades da época e que agora a Prefeitura pretende corrigir erros e dar continuidade ao que deu certo no passado, não importando o governo da época, porém ressaltou que o valor gasto nesse ano ficará muito abaixo do praticado pelo governo anterior e que, por determinação do Ministério Público, o governo, gradualmente, diminuirá o repasse de verbas paras as Escolas de Samba, que deverão buscar outros meios de custear seu Carnaval. "Caberá a Prefeitura apenas dar toda a infraestrutura para que a festa aconteça da melhor forma possível" - destacou o secretário. Michel ainda disse que a prefeitura não aceitará apresentações medíocres, como algumas que aconteceram por parte das Escolas de Samba no ano passado. O Secretário de Cultura Wanderley Peres também participou da coletiva e disse que o tema desse ano será o "Carnaval da Paz". A Comandante da Guarda Municipal, Renata Gonçalves, também esteve presente e anunciou o esquema de trânsito que será montado para os dias da festa.


AS SEREIAS DO CARNAVAL DE 2009


TERESÓPOLIS NA MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
A produtora Aboim Produções e Artes de Teresópolis, apresentou em pré-estréia nacional o longa de Maria Luiza Aboim "Verdade de Mulher", na 13o. Mostra de Cinema de Tiradentes. Em caravana, foram ao renomado festival de cinema, os cineastas da cidade Leo Bittencourt, Regina Carmela e Maria Luiza Aboim - todos membros do Grupo de Trabalho do Audiovisual do Fórum Municipal de Cultura de Teresópolis.

A projeção foi um sucesso inesperado até pela diretora: "Um filme sobre violência de gênero, sobre violência doméstica e estupro, não é um filme fácil de ser assistido. Inicialmente estranhei que o filme tenha sido programado para a praça da cidade, achei que não haveria mais ninguém na platéia ao final da projeção. Mas, para a minha surpresa, os espectadores ficaram até o fim e o filme foi muito aplaudido.
Fui, logo após, cercada de mulheres, e até de alguns homens, relatando suas emoções ao ver o filme. Dias depois ainda me paravam na rua para comentar ou pedir uma copia do filme. Foi uma emoção indescritível."

A Mostra teve como grande vencedor o filme "Hebert de Perto" que documentou o processo de recuperação da memória de Herbert Vianna, depois do dramático acidente em um ultra-leve quando perdeu sua mulher. Nesse percurso ficamos conhecendo mais sobre as várias bandas às quais ele pertenceu ao longo de sua carreira.
“Participo da mostra desde 2004 e nestas sete edições pude ter acesso a profissionais e linguagens de vanguarda do cinema nacional, participar de várias oficinas e aprimorar minhas virtudes em relação à fotografia e cinema. Volto pra casa sempre revigorado para concepção de novos projetos nesta área.
Este ano pude ver de perto a repercussão do trabalho da Maria Luiza na mostra e fiquei muito feliz em perceber que cada vez mais somamos vozes na construção de uma política audiovisual para Teresópolis, seja através da produção e difusão de filmes ou na formação de profissionais na área.” Comemora o fotógrafo e documentarista Leo Bittencourt.
A Mostra de Tiradentes é dos mais importantes eventos do cinema no Brasil. Leo, Regina e Maria Luiza, que estão na comissão criadora e organizadora da Jornada de Cinema e Educação- o festival de cinema que deverá ser realizado na cidade durante o mês de outubro, aproveitaram a oportunidade para um encontro com as organizadoras da Mostra, aconselhando-se sobre procedimentos que possam contribuir para tornar a Jornada de Teresópolis um evento da importância e do impacto cultural e social da Mostra de Tiradentes.

Nenhum comentário: