Páginas

fevereiro 23, 2010


CÂMARA VOLTA DO RECESSO DE FORMA "ACALORADA"
Alterações no Regimento Interno e na Lei Orgânica provocam discussões no legislativo
Na noite dessa terça, 23 de fevereiro, a Câmara de Vereadores aprovou projeto que prevê mudanças no Regimento Interno e na Lei Orgânica afim de possibilitar que uma convocação para eleição da futura mesa diretora seja feita, pelo Presidente da casa, a qualquer momento, em sessão extraordinária, a partir da data da publicação da nova lei no Diário Oficial do município. No antigo texto, o regimento interno diz que que a convocação para a eleição da mesa deverá ser feita pelo Presidente na primeira quinta-feira após a última sessão ordinária do segundo ano da legislatura. A polêmica teve início com as considerações do Vereador Cláudio Mello que considera tal ato uma "imoralidade que violenta a Constituição". Cláudio ainda criticou a postura dos colegas da bancada do PT, Ademir Enfermeiro e Cleyton Valentim que votaram a favor da alteração sem discutir o assunto, previamente, com a bancada do partido. Cleyton lembrou que os Vereadores tem liberdade para votar da forma como julgarem melhor.
Confira trechos das discussões sobre o tema, no vídeo abaixo:


Por dez a dois, tendo apenas o Dr. Carlão e Cláudio Mello contra, o projeto foi, democraticamente, aprovado. § 2º A renovação da Mesa Diretora e do Vice-Presidente da Câmara far-se-á, através de votação nominal, em sessão convocada pelo Presidente, na primeira 5ª feira após a última sessão ordinária do segundo ano da legislatura, considerando-se os eleitos empossados, a partir de 1º janeiro do ano subsequente.
Essa também foi a sessão de estréia do Vereador Mandinho que substituiu o Vereador Teixeira que teve seu mandato cassado por compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008.
.
Teixeira, recorre da decisão fora do cargo. No final da sessão, o Presidente, Dr. Habib, informou que na próxima quinta, a última do mês que normalmente seria usada para a entrega de Votos de Congratulações, a Câmara receberá a visita do Prefeito Jorge Mário que fará uma prestação de contas do seu governo e apresentará os projetos pro ano de 2010.


TERESÓPOLIS SEDIARÁ ENCONTRO NACIONAL
Nossa Teresópolis comemora 2º aniversário em grande estilo
Nos dias 27 e 28 de março os Movimentos que compõem a Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis estarão reunidos em Teresópolis para avaliação do cenário de oportunidades que se apresenta em 2010 (ano eleitoral, articulação internacional em torno da causa, necessidade de controle dos investimentos para a Copa e as Olimpíadas, bem como da execução dos PPA municipais, etc.)e planejar as ações coletivas.
Para se inscrever, entre em contato com o Movimento Nossa Teresópolis:
Av. José Joaquim de Araújo Regadas, 142, sala 01 - 04
Centro - Teresópolis - Brasil
Tel/Fax: 55 (21) 2643-4767 ou 55 (21) 2641-4849
Cep : 25953-040
e-Mail: falecom@nossateresopolis.org.br

Nenhum comentário: