Páginas

janeiro 18, 2010



DA SÉRIE GENTE DA GENTE
Mais uma figura típica de Teresópolis, o sr. João Queirós, de 78 anos, além de praticar um antigo hobby, reforça a sua aposentadoria com a venda dos brinquedos artesanais que fabrica.

Os interessados em adquirir um brinquedo artesanal ou mesmo bater um papo com o simpático seu João, poderão encontrá-lo, atualmente, na travessa entre a Calçada da Fama e a Praça Olímpica, durante as tardes de sábado.


SOS MATA ATLANTICA
A exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui” começou o ano de 2010 visitando Teresópolis e entre os dias 13 e 17 de janeiro o caminhão adaptado da SOS Mata Atlântica recebeu o público para atividades gratuitas na Praça Olímpica.

O projeto teve o patrocínio das empresas Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e está recebendo o apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Associação Tereviva, Mosaico de Unidades de Conservação Central Fluminense, SESC Teresópolis, Projeto Cultural Atitude, ONG Espaço Compartilharte e UNIFESO – Centro Universitário Serra dos Órgãos.

A exposição teve como atividades fixas e gratuitas, para todas as idades, a roda das sensações, jogo da cidadania e maquete dinâmica, além da apresentação dos trabalhos das instituições que estão apoiando o projeto. Foram destaques da programação o debate sobre o Mosaico Central Fluminense e a palestra sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos na quinta-feira e o debate sobre turismo e montanhismo na sexta-feira.

Os visitantes também puderam participar de um bate-papo com um convidado muito especial no sábado. O ator Marcos Palmeira visitou a exposição, acompanhado do engenheiro agrônomo Aly Ndiaye, para falar sobre a Fazenda Vale das Palmeiras, situada na região, e que desenvolve o Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável).

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental. Entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, foi criada em 1986 e tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado.

Marcos salientou a importância do trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente vem desenvolvendo em Teresópolis. O ator posou para fotos com a camisa do projeto "Teresópolis Recicla".

Atenciosamente, Marcos atendeu a todos da imprensa que cobriam o evento e fez um convite para que todos os produtores de Teresópolis interessados no cultivo de produtos orgânicos, visitem sua fazenda para conhecer um pouco mais de perto as tecnicas empregadas.

Além de ser saudável e economicamente sustentável, os alimentos orgânicos cumprem sua função social. Além de ser saudável e ecologicamente sustentável, os alimentos orgânicos cumprem sua função social. A produção exige mais mão-de-obra e é indicada principalmente à agricultura familiar. "Os produtos orgânicos embora sejam mais trabalhosos do ponto de vista do manejo, o custo do processo é baixo porque dispensa produtos químicos. O objetivo dessa tecnologia é a qualidade e não quantidade" - garantiu Marcos que após a palestra, respondeu as perguntas do público e posou para fotos com os admiradores do ator global.

Confira no vídeo abaixo:

video

Para maiores informações sobre o SOS Mata Atlântica, visite o site:

Nenhum comentário: