Páginas

setembro 08, 2009


Muita gente que passou pelo centro da cidade no último fomingo se surpreendeu com a apresentação de uma Orquestra em plena Praça Olímpica.
.
Tratava-se do Festival de Música Clássica, realizado pela Secretaria de Cultura.
O evento, que teve entrada gratuita, aconteceu durante uma semana, com apresentações no Teatro Municipal, Igreja da Matriz de Santa Teresa e Praça Olímpica Luís de Camões. O principal objetivo do projeto é fazer com que a cidade volte a ter a fama de "local dos festivais".
.
Além de um resgate histórico, o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, acredita que o evento pode ser uma boa alternativa para a economia de Teresópolis. "Eventos como o Festival de Música Clássica têm a capacidade de promover o desenvolvimento sociocultural da população, movimentar o turismo e incrementar a economia do município", disse Wanderley.
.
O público compareceu e aplaudiu de pé a apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos, sob a regência do Maestro Tcheco Zdenek Svab. "Queria agradecer ao Prefeita Jorge Mária pela realiaçon do eventa" - disse o Maestro.
.
Amor à música. Esse é o sentimento que conduz os 53 integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL). Obras de artistas como Beethoven, Schubert e Carl Maria Von Weber compõem o repertório do grupo que ainda contagiou a platéia com alguns sucessos da Bossa Nova. Há quase 9 anos, a orquestra se apresenta em eventos especiais e salas de concertos do Estado do Rio de Janeiro. Importantes monumentos públicos foram inaugurados ao som do grupo que contou com um público composto por famílias que levaram até mesmo seus bebês ao evento.
.
Para compor a banda sinfônica, a diretoria da instituição inovou e promoveu uma campanha especial para atrair os alunos. O objetivo era fazer com que os novos músicos optassem por estudar instrumentos de orquestra como viola de arco, violoncelo, trompa e tumba. A escola ofereceu facilidades para que os estudantes adquirissem seus instrumentos musicais. A iniciativa deu certo e a orquestra jovem foi fundada.
.
Ao longo dos anos, a Orquestra Sinfônica Jovem tem sido berço de novos talentos. Cerca de 50% dos integrantes da banda da instituição são contratados por importantes grupos como a Orquestra Sinfônica Brasileira. Com o objetivo de atrair o jovem para a atividade musical e levar ao público a música erudita, a banda recebe também jovens da Fundação São Martinho, Casa do Pequeno Jornaleiro e Vara da Infância e Juventude.
.
Confira um pouco do evento no vídeo abaixo:




Estudantes da rede municipal desfilaram com novo uniforme

Com organização da Secretaria Municipal de Educação, o desfile de 7 de Setembro reuniu, na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Prefeitura, um público proporcional ao do aniversário da cidade e cerca de dois mil estudantes representando 73 escolas municipais, três centros municipais de educação infantil e as bandas dos colégios estaduais Euclydes da Cunha (Alto), CIEP Amaury Amaral dos Santos (Fonte Santa), CIA José Francisco Lippi (Venda Nova) e Presidente Bernardes (São Pedro).

A novidade do desfile foi a participação dos alunos da rede municipal com a nova camisa do uniforme escolar. Branca com gola azul, a camisa traz o slogan "Prefeitura de Teresópolis – cuidando bem das pessoas".

O novo uniforme escolar será entregue durante o mês de setembro a todos os estudantes das 92 escolas e creches municipais.

Dez pelotões de estudantes desfilaram tendo à frente as bandas municipais Reciclarte (Escolas Belkis Frony Morgado e Sebastião Branco), Banda de Tambores Cavaleiros de Apollo (Centro Educacional Helena de Paula Tavares), Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso), Banda Musical Sakurá (Escola Sakurá), Banda de Tambores Roger Malhardes (Centro Educacional Roger Malhardes), Corporação Musical Beatriz Silva (Centro Educacional Beatriz Silva), Corporação Musical Manoel Medeiros (Escola Manoel Medeiros), Banda Fanfarra Paulo Freire (Escola Paulo Freire), Banda de Tambor Mariana Leite Guimarães (Escola Mariana Leite Guimarães) e Corporação Musical Neidy Angélica (Escola Neidy Angélica de Souza Coutinho).

Também participaram do desfile em comemoração à Independência do Brasil as instituições civis 100º Grupo Escoteiro Nova Vida, Associação Síndrome de Down e o Grupo da Terceira Idade da Secretaria Municipal de Esportes.

Marcaram presença, ainda, instituições ligadas à segurança da cidade, como Tiro de Guerra, 30º Batalhão da Polícia Militar, 16º Grupamento de Bombeiro Militar – com o grupo de Bombeiros Mirins formado por alunos da Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos, a Defesa Civil e os agentes mirins, a Guarda Municipal e a Brigada de Prevenção aos Incêndios Florestais do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.


Confira um pouco do evento no vídeo abaixo:




Nenhum comentário: