Páginas

setembro 16, 2009


Material publicado no BADARTS meses atrás:


Confira a matéria publicada no Diário de Teresópolis dessa quarta, 16 de setembro:
Tricano perde três processos no TRE
Segundo colocado na eleição de 5 de outubro passado, perfazendo 24 mil votos contra os 42 mil votos do prefeito eleito Jorge Mario, o ex-prefeito Mario Tricano vem acumulando derrotas no Tribunal Regional Eleitoral. Nos últimos dias, perdeu mais três processos, todos promovidos pela coligação "A Força do Bem", do então candidato José Carlos Faria. No processo RE 6506, por unanimidade, Tricano foi condenado por "tentativa de desequilíbrio da disputa eleitoral". Ele foi acusado de utilizar-se de um semanário, atualmente fora de circulação, que fazia "exagerado enaltecimento de suas realizações quando prefeito do município".
Em outro recurso eleitoral, o RE 7133, também por unanimidade, o ex-prefeito foi condenado à inegibilidade, por três anos, por utilizar-se de veículo impresso para a "divulgação de matéria jornalística apoiada em fatos inverídicos, com o intuito de denegrir a imagem do candidato adversário", configurando a utilização indevida dos meios de comunicação.Em sentença do dia 9 de setembro último, Mario Tricano aparece como segundo réu, junto com outro semanário, este ainda em circulação. Julgando o RE 7143, o TRE condenou o ex-prefeito a multa e inegibilidade por três anos, determinando a potencialidade de influenciar o eleitor na matéria publicada. Segundo o Relator, juiz Paulo Troccoli Neto, "a prova de que não houve a potencialidade da influência sobre o eleitor é que o primeiro recorrente [Mário Tricano] não se elegeu, sendo sábia a decisão dos eleitores do município de Teresópolis, que souberam separar o joio do trigo". Mas, continua o relator, "a justiça eleitoral não pode permitir que a imprensa seja utilizada para manipular a opinião dos eleitores, com informações distorcidas. Nesse aspecto, não há como negar a potencialidade lesiva da conduta dos recorrentes de influenciar as eleições. Diante do exposto, voto no sentido de negar provimento ao recurso, mantendo a sentença tal como lançada", concluiu. Neste processo, por maioria de votos, o ex-prefeito foi condenado a outros três anos de inegibilidade.
Em outras palavras, se Mário Tricano tivesse ganho as eleições de 2008, já estaria afastado do cargo.
Até aí tudo dentro da normalidade, porém o fato acabou gerando uma situação curiosa onde Tricano, inelegível, divide a capa do jornal com Jorge Mário, alvo dos boatos de perda do mandato por parte dos tricanistas e que agora garantiu até mesmo a sua reeleição. Confira:
A vida é ou não é uma piada?

O executivo municipal vetou 19 dos cerca de 150 projetos enviados pela Câmara nesse primeiro semestre. A justificativa apresentada foi a inconstitucionalidade dos mesmos. Entre eles, o projeto do Dr. Habib que fixaria o valor da tarifa dos ônibus em um real, nos domingos.

Cleyton Valentim também teve vetado o projeto que criaria a semana do evangélico. Todos os vetos foram acatados pelos vereadores após uma reunião com o executivo.




Reforma Eleitoral. A Câmara dos Deputados aprovou, nesta noite, o uso da internet em campanhas. O plenário aprovou 3 das 67 emendas do Senado ao projeto de lei que muda as regras das campanhas eleitorais. Elas liberam o uso da internet. As outras 64 emendas foram rejeitadas pela Câmara. Em uma reunião antes da votação, os líderes partidários haviam decidido recomendar que suas bancadas mantivessem as regras de liberdade, aprovadas ontem pelo Senado. Para ter validade nas eleições de 2010, a Reforma Eleitoral precisa ser aprovada pela Câmara, sancionada pelo presidente Lula, e publicada no Diário Oficial até o dia 3 de outubro - exatamente um ano antes da próxima eleição. Estima-se que em Teresópolis o número de internautas possa passar dos 30 mil e diante do sucesso do trabalho desenvolvido pela web nas últimas eleições, muita gente deverá investir na mídia com o intuito de conquistar o voto do eleitor.

Confira o trecho do site do Deputado Federal Antônio Carlos Biscaia, que cita o BADARTS:
O BADARTS, blog de Teresópolis, publicou notícias sobre a sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores pelo aniversário da cidade serrana. Foi dado destaque à entrega do Título de Cidadão Honorário a várias pessoas, dentre elas o deputado Biscaia e o companheiro Edson Machado.
Segundo o blog, as regras para a concessão do título de cidadania honorária são: não ter nascido em Teresópolis; ter praticado atos de relevante interesse social para a população; ser pessoa de notório conhecimento público; além de possuir idoneidade moral e reputação ilibada. O blog se refere ao deputado Biscaia como “ícone do anti-tricanismo e um dos maiores responsáveis pela vinda do PRONASCI para Teresópolis”. E conclui: “Deixem o Biscaia falar. O homem tem crédito!” Na foto de Francisco Vicente, Biscaia e o vereador Claudio Melo. (Assessoria de Imprensa)
http://www.biscaia.com.br/

Nenhum comentário: