Páginas

junho 26, 2008



A Calçada da Fama é sem dúvida um dos lugares mais interessantes de nossa cidade. Por ela diariamente passam milhares de pessoas e é dali que já sairam muitos assuntos para nosso site. Quem não se lembra do cachorro com rodinhas? Basta caminhar por ali pra que se tropece quase sempre numa situação inusitada e interessante. Nessa última quinta-feira quem passou por ali encontrou um Pregador Evangélico que que bradava em alto e bom som o seu testemunho de fé.

Marco Antônio é um obreiro da Igreja Pentecostal Deus é Maior e na véspera da sua pregação pública trabalhava na lavoura no interior da cidade quando, segundo ele, uma voz lhe disse: "Vá e pregue na calçada da fama." E ele obedeceu. Marco tem 28 anos e aos 25 foi embora de Teresópolis rumo a São Paulo pois devido ao seu envolvimento com as drogas ganhou desafetos que colocavam sua vida em risco. Em São Paulo Marco começou a usar crack porém foi também em São Paulo que ele teve seu encontro com Deus. Renovado, Marco voltou a Teresópolis e iniciou seu trabalho de pregação, sempre inspirado pela voz do Senhor. No vídeo abaixo, você pode conferir a pregação desse obreiro com a participação especial do Léo Bittencourt, produtor de nossa cidade que traz em seu currículo pérolas como "Reminiscências" e "Estrada de Ferro Therezópolis". Vale dar uma conferida:






Muitas novidades virão nas próximas semanas pois com a chegada de novos anunciantes e com mais de mil acessos por dia é chegada a hora de investir pesado no site pois entendemos que todo esse sucesso se deve ao internauta que nos acessa sabendo que encontrará aqui um material diferenciado. Nunca estivemos sozinhos e nosso site sempre esteve aberto pra todos que quisessem contribuir com assuntos de interesse do Teresopolitano. A partir de hoje começaremos uma viagem ao passado guiados pelo conhecimento do Historiador, Empresário e Advogado Roberto Féo. Roberto há muito visita nosso site e ao nosso primeiro contato pessoal demonstrou interesse em contribuir com o resgate da memória Teresopolitana que tanto nos interessa. Roberto é apenas o início de uma série de participações que teremos daqui por diante de gente que acredita em nossa proposta de valorização e resgate da cultura Teresopolitana. Com um acervo invejável de fotografias antigas de nossa cidade e farto material sobre nossa história, Roberto nos abrirá as portas do passado.

A Conquista do Dedo de Deus - 1912

A primeira escalada do "Dedo de Deus", realizada em 8 de abril de 1912 por cinco heróicos rapazes, é incontestávelmente o acontecimento mais importante da história do alpinismo no Brasil e também um dos temas mais comentados pelos antigos habitantes de Teresópolis.

O jornal "Theresopolitano" de 14 de abril de 1912 trouxe uma reportagem esmiuçando rtodos os detalhes da conquista desde a origem da idéia até a descida dos alpinistas. Abaixo, o internauta pode conferir um trecho da matéria impressa:

"O Dedo de Deus, que lá se ostenta ereto, apontando para a imensidade, não é mais virgem do contato humano: Cinco arrojados brasileiros planejaram e temerariamente levaram a efeito a prodigiosa escalada do plateau do natural monólito, aí plantado na tarde de 8 do corrente duas bandeiras. Sete dias durou a arrojada empresa, fazendo os destemidos expedicionários a escalada, saltando de escarpa em escarpa e cravando sobre a enorme massa granítica ganchos de ferro, aos quais atavam fortes cabos, e assim, de precipício em precipício, foram-se guindando sobre o abismo insondável até galgar o cimo do colosso. Embaixo no sopé, armaram a barraca onde pernoitaram nos primeiros dias dormisndo amrrados sobre o abismo nas últimas duas noites, por lhes ser por demais penosa a descida nos últimos dias de ascensão.""No sétimo dia, galgaram finalmente o minúsculo plateau. Nesse plateua, que tem de 15 a 20 metros de diãmetro, encontraram vegetação, onde colheram uma planta cheirosa magnólia que foi enviada á redação do "Correio da Manhã", e com paus secos aí encontrados, fizeram fogo, que, com a água colhida na corola dos gravatás, fizeram saboroso café."


Já está funcionando o novo site da Prefeitura de Teresópolis e a espera valeu à pena. Estivemos com a secretária de Cultura e Comunicação Social, Lisemara Guedes que nos falou sobre o novo site:


A página é bem intuitiva e com muitas opções de informação onde se pode encontrar a história de Teresópolis, mapas, fotos, vídeos, notícias e até a previsão do tempo. O site ainda conta com uma página onde o internauta pode com um clique, enviar um e-mail pra qualquer secretaria da Prefeitura.


A interface é bem moderna e muito agradável à navegação porém o site peca no carregamento. Nem pense em acessá-lo caso não possua uma banda larga de boa qualidade. De qualquer forma, ficou infinitamente melhor do que o site antigo e merece a visitação do internauta. Confira:


http://www.teresopolis.rj.gov.br/


Não é porque estão nos chamando de imprensa que você deixará de ser a nossa Rainha. Hehehe...

TESTE GENÉTICO PARA CÂNCER DE MAMA

Cientistas britânicos disseram estar próximos de desenvolver um teste para identificar defeitos genéticos que elevam o risco de câncer de mama.

Os cientistas sabem que o risco de câncer de mama é determinado em parte pela herança genética da mulher e em parte por outros fatores, como o estilo de vida.
Testando pessoas com histórico familiar da doença, eles descobriram quais genes parecem estar contribuindo para este risco. Os cientistas afirmam que está se tornando possível descobrir o risco de as mulheres desenvolverem câncer de mama olhando apenas as combinações dos genes.
A técnica seria importante para identificar a idade certa em que as mulheres precisam fazer os caros exames de ressonância magnética para detectar a doença.
Uma mulher com baixo risco, segundo o método desenvolvido pelos cientistas britânicos, poderia começar a fazer testes apenas a partir dos 50 anos, enquanto uma mulher com alto risco teria de realizar os exames a partir dos 30 anos.
"Nós estamos a poucos anos de uma nova e poderosa geração de testes genéticos para câncer de mama", disse o cientista Paul Pharoah, da Universidade de Cambridge.
O teste, segundo ele, seria barato e simples, usando apenas a saliva das mulheres.
"Nós esperamos que essa tecnologia se desenvolva muito rapidamente na próxima década, então é importante pensarmos em como podemos aprimorar os ganhos conquistados até agora", disse Bruce Ponder, do National Institute for Clinical Excellence.

Nenhum comentário: