Páginas

fevereiro 07, 2008

Ressaca de Carnaval


Carnaval do Rio com gostinho de vingança


Foi uma vergonha o papelão da São Clemente ao ter furado com o Carnaval de Teresópolis. Os dirigentes da Escola tentaram explicar a ausência alegando as barreiras que cairam na estrada. Acontece que as barreiras cairam não na estrada de acesso à nossa cidade e sim na estrada de Petrópolis. Mas tudo bem, pelo menos os Tricanistas ficaram felizes. Agora saiu o resultado do carnaval do Rio e a Beija Flor é a Campeã e a São Clemente foi Rebaixada. Que delícia. Melhor não subestimar o poder do Dedo de Deus.



Abandono
- por Bruno Gargiulio -


O abandono da cidade de Teresópolis envolve um jogo político aonde a população torna-se refém de um grupo que domina a política local há mais de uma década.Disfarçada de oposição, parece até proposital uma oportuna a aparição de ex-prefeitos e futuros candidatos em locais públicos, programas de rádio, tv e colunas de jornais. Tanto quanto o abandono da cidade diante de eventos climáticos que a arrasaram e o sumiço das autoridades locais para assuntos simples, como a limpeza pública. Sem contar alguns eventos isolados, como um incêndio no único hemonúcleo da cidade ou constantes roubos de cabos elétricos nas ruas. A impressão que há é que após a FEPRO, o Governo parou de funcionar.Não é preciso dizer que falta no município uma oposição real e concreta. A vigente não é atuante, e camuflada com discórdias que afetam somente aos mais ingênuos ou aos desinformados. Assim, o grupo que domina a cidade há mais de uma década insiste em fazer uma falsa oposição. Até quando?Quando a população irá acordar e entender que estamos sendo loteados a cada eleição? Quando irão entender que não existe um salvador da pátria? Quando irão entender que a solução é simples? Basta um administrador honesto. Muitas perguntas ficarão sem respostas enquanto a população não mudar de atitude. Trocam-se as cartas, mas o jogo sujo é o mesmo.Há uma solução para esta situação, aparentemente sem saída. É uma saída utópica por enquanto, mas que se trabalhada com afinco e diariamente, pode ser desenvolvida e concluída com a gentil retirada à francesa destes senhores que sequer deveriam ter entrado em nossa cidade.É preciso que as pessoas se interessem mais pela sua comunidade do que pela sua casa. Se cada morador de qualquer classe social, observar a sua rua, o seu transporte público, o rio que corta sua cidade cada vez mais poluído por falta de saneamento básico e tratamento de esgotos, o calor mais intenso a cada ano devido à troca da mata atlântica por favelas ou condomínios de luxo, ambos erguidos com a vista grossa dos governos dos últimos anos, os engarrafamentos cada vez maiores, o aumento da mendicância, a falta de empregos, de grande empresas e indústrias, escolas profissionalizantes, hospitais eficientes, a falta de atitude ou ações equivocadas disfarçadas de populismo imediato como distribuição de títulos de posse ao invés de escrituras lavradas em cartório, ruas asfaltadas, ESGOTO, SANEAMENTO e URBANIZAÇÃO, Se a maioria da população mudar o seu conceito de como se deve governar uma cidade ou legislá-la, talvez a grande maioria dos pseudos pré-candidatos a prefeito e a vereadores não sejam eleitos.
Crescimento planejado e organizado. Fim das ações que beneficiam apenas o gosto pessoal do ocupante da cadeira de prefeito, ora por que um decide pelo fim do carnaval e outro decide reativá-lo, ora porque um decide que o fut-sal é mais importante do que o fim da construção de um ginásio em uma escola ou um posto de saúde no interior, e outro acha que o asfalto e distribuição de lotes no barro ou à beira da estrada (inclusive próximo a sua própria empresa) bastam para a cidade (ou o seu eleitorado) crescer. E a população fica neste joguinho de interesses ao sabor do vento, esperando a próxima jogada, para eleger o próximo “colega”.É preciso tomar a mesma atitude de 12 anos atrás e que abriu a porta para estas pessoas. É preciso fechar a porta para eles e jogar a chave fora para ter a certeza que eles não retornarão.Acordem Cidadãos!

Nenhum comentário: