Páginas

agosto 26, 2007

FOGO NA SERRA DOS CAVALOS

Incêndios destroem o verde de Teresópolis- Serra dos Cavalos e Parque Nacional foram os mais atingidos

Por Marcello Medeiros
(http://www.odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=6140)

Incêndio na Serra dos Cavalos

O final de tarde de domingo e a segunda-feira foram cinzentas em Teresópolis. O céu de grande parte da cidade foi tomado pela fumaça causada por incêndios em vários locais, como na Serra dos Cavalos e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Na unidade de conservação ambiental, o fogo começou no Vale do Jacó e até, o final da tarde seguia forte rumo à parte alta, próximo ao bairro de Quebra-Frascos. Com focos no Golf, Floresta do Jacarandá, Barroso, Parque do Imbuí, Santa Cecília, Coréia e Jardim Meudom, o Corpo de Bombeiros cancelou folga e férias de todo seu efetivo.
O incêndio na Serra dos Cavalos foi o pior registrado em sua história. Aparentemente, o fogo começou no início da tarde de domingo entre Pimentel e Perpétuo e tomou toda a montanha. Primeiro, as labaredas avançaram em direção ao Jardim Meudom. À noite e durante a madrugada, o fogo seguiu para o lado do Barroso, Caxangá e Quarenta Casas, além de passar para a floresta ao lado da estrada Rio-Bahia. Para o Coronel Roberto Silva, comandante do 16º GBM, trata-se de um ato criminoso. “Com certeza o fogo começou por culpa de alguém. Pode ter sido proposital ou causado por alguém que resolveu queimar lixo ou limpar o quintal”, atentou em entrevista à Rádio Teresópolis na manhã de ontem, destacando também a dificuldade do trabalho na área de difícil acesso.
Com vários focos, o Barroso foi um dos bairros mais atingidos pelo incêndio na Serra dos Cavalos. No início da tarde de ontem, as chamas chegaram próximo às residências nos finais de servidões na Rua Pará. Outro problema enfrentado por moradores da região é a falta d´água, captada através de mangueiras em nascente na montanha. “Moro aqui há mais de trinta anos aqui e nunca vi um incêndio tão grande. Antes, o fogo ficava longe, perto do Rosário. Além de destruir o nosso verde, matar plantas e animais, esse fogo está prejudicando o abastecimento de água, que sempre foi feito nessa nascente”, lembra o aposentado João Batista da Rocha, de 64 anos. Usando pás e abafadores, os bombeiros tiveram que entrar em mata fechada para tentar apagar o fogo, que aumentou quando começou a ventar, por volta das 15h.



Abaixo fotos que foram publicadas no "O Globo OnLine"


(Fotos: Paulo Mário Cesar Vianna)


- Infelizmente durante o período de estiagem é muito comum as queimadas. Agora, mais infelizmente ainda, é que a grande maioria delas é causada pela ação do homem. Seja queimando lixo, jogando um pedaço de vidro em qualquer lugar(que age como uma lente de aumento no sol) ou uma ponta de cigarro acesa jogada pela janela do carro...enfim, existem mil formas do homem contribuir com este grave problema! -


(por Rita Telles)









DIFERENÇAS ENTRE AMOR, TESÃO E CASAMENTO



Amor: Quando seus olhares se encontram numa sala lotada.
Tesão: Quando as línguas se encontram numa sala lotada.
Casamento: Quando vocês perdem a criança numa sala lotada.

Amor: Não importa se um dos parceiros não chegou ao orgasmo.
Tesão: A relação acaba se um dos dois não chegou ao orgasmo.
Casamento: O que quer dizer orgasmo?

Amor: Os dois se telefonam só pra ouvir um alo.
Tesão: Os dois se telefonam para escolher o motel.
Casamento: Um liga para o outro para avisar que vai chegar tarde.

Amor: Você escreve poemas de amor para o outro.
Tesão: Você escreve bilhetinhos de sacanagens para o outro.
Casamento: Você só escreve cheques de pagamento.

Amor: Você esta interessado em fazer tudo "para" ela.
Tesão: Você esta interessado em fazer tudo "com" ela.
Casamento: Você só esta interessado no resultado do jogo de futebol.

Nenhum comentário: