Páginas

maio 11, 2015

PRA APAGAR AS CHAMAS
Carlos Otávio volta a assumir a Secretaria de Saúde de Teresópolis
De acordo com nota publicada no site da Prefeitura de Teresópolis (clique aqui para conferir), o Prefeito Arlei Rosa convidou o ex-secretário de Saúde Carlos Otávio para retornar à pasta. Sua missão é administrar o caos gerado, segundo líder do governo na Câmara (Vereador Dr. Carlão), pelos desfalques oriundos da falta de repasse de verbas do Governo Federal para o setor que desde outubro de 2014 vem passando por uma crise nacional.
Pelo Facebook, na página (oficial ou não? Clique aqui para conferir) da Prefeitura, foi publicado uma espécie de histórico de um dos maiores problemas enfrentados pela saúde em Teresópolis: A hemodiálise:
"Novembro 2011 – Vigilância Sanitária suspende o serviço de hemodiálise oferecido pelo HCT – Hospital das Clínicas de Teresópolis e a Prefeitura passa a oferecer transporte para os pacientes até o Centro de Terapia Renal de Itaboraí.
Abril de 2012 – Apesar de executar todas as obras e alterações impostas, a Vigilância Sanitária Estadual, decide tirar a concessão do serviço do HCT, repassando a licença para o Hospital São José.
Setembro 2013 – Pacientes denunciam que foram contaminados pelo vírus da Hepatite C durante o procedimento nas dependências do Hospital São José, o que levou a nova interdição pela Vigilância Sanitária. A Prefeitura volta a garantir transporte dos pacientes dialíticos três vezes por semana, em três turnos, até o Centro de Terapia Renal de Itaboraí.

Sensibilizado com a situação dos pacientes dialíticos, o prefeito Arlei inicia uma série de reuniões junto a Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de construir uma unidade pública na cidade de Teresópolis.

Novembro 2013 – Prefeito Arlei consegue a aprovação de verbas para a construção da Clinica de Hemodiálise de Teresópolis.

Fevereiro de 2014 – Prefeitura remaneja a Defesa Civil de prédio localizado na Tijuca e cede o terreno para a construção da Clínica.

Março de 2014 – Obras para a construção do Centro Municipal de Hemodiálise são iniciadas.
Agosto de 2014 – A fim de adequar-se à nova RDC 11, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Diálise, publicada após a aprovação do projeto original, a Secretaria de Fiscalização de Obras solicita o aumento do prazo de conclusão para a obra a fim de adequar-se às novas exigências. Tais adequações geram um custo adicional não previsto de 518 mil reais.
Janeiro de 2015 – Prefeito Arlei reúne-se com o novo Secretario Estadual de Saúde e consegue as verbas necessárias ao término da obra.
Maio de 2015 – As obras do novo Centro Municipal de Hemodiálise são concluídas e o novo prédio é entregue para a Secretaria de Saúde."

ÉÉÉ DE TERÊÊÊ




Para conferir a primeira apresentação da banda teresopolitana no programa, clique aqui.

Pra pensar...

Nenhum comentário: