Páginas

fevereiro 11, 2014

O MAIS QUERIDO DA CRECHE
Pelo Facebook, internautas chamaram a atenção para a peleja do Grupo Petto de Comunicações com o Grupo Diário de Teresópolis que, após uma forte pressão do grupo do ex-prefeito sobre o governo, recentemente perdeu a publicação do Diário Oficial do Município que passou a ser realizada através do site da prefeitura, do Diário Oficial do Estado e, vez ou outra, em jornais sem muita expressão do Rio de Janeiro. Era o início de um a inversão de posturas, lembram os debatedores virtuais. Enquanto o grupo O Diário passou a estampar manchetes negativas ao governo, o grupo Petto, que até então dava espasmos de oposição, ergueu sua bandeira branca, incentivado pela generosa fatia da verba destinada à divulgação de matérias de interesse da Prefeitura para o mês de fevereiro.
Criado o atrito, o grupo Diário, atualmente sem contratos publicitários com a prefeitura, tem se valido também de sua fan page para "espetar" o governo, suscitando debates com publicações que vem sendo discutidas e compartilhadas por centenas de leitores.

Mirante das Lendas:
UMA BOA NOTÍCIA
Publicação do jornalista Cesar Rodrigues, da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani (AMAGG):

AGORA É OFICIAL: PMT CONSEGUE MUNICIPALIZAÇÃO DA ÁREA DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI

Excelente Notícia para toda a comunidade da Granja Guarani e, por extensão,para todos os teresopolitanos. Finalmente e oficialmente está municipalizada a área do Quiosque das Lendas, o nome oficial do Mirante da Granja Guarani, também denominado pelos moradores do bairro como Carramanchão.

A informação foi repassada pelo secretário municipal da Cultura, Wanderley Peres. Agora, de posse do RGI do imóvel, de acordo com o secretário, duas providências imediatas serão tomadas: Nos próximos dias a PMT vai fazer uma nova limpeza e vai cercar a área do mirante e seu entorno; e, na próxima semana, o secretário já tem reunião agendada no Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural para tratar do processo em si de restauração do Mirante.

Ainda segundo Wanderley Peres, além da recuperação do monumento, o Mirante terá anexada um Centro Administrativo, assunto que já será tratado neste primeiro encontro com a direção do Inepac. Isso significa dizer que uma estrutura para viabilização da vigilância 24 horas do quiosque será montada no próprio local e, mais ainda, o Mirante ganhará também alguns anexos, obviamente, para atividades culturais.

O plano do secretário é ir um pouco mais além, com o Quiosque das Lendas recebendo no seu entorno um destacado trabalho de ajardinamento. Enfim, uma importante etapa está sendo vencida para a concretização do sonho de todos os teresopolitanos de ver devidamente restaurado um dos principais pontos turísticos do município.

Vale lembrar, o Quiosque das Lendas é uma construção finalizada provavelmente no ano de 1929, de acordo com registro de data no próprio monumento, pintado à mão pelo fenomenal artista lusitano Jorge Colaço, autor da estupenda decoração nos azulejos da construção. O Carramanchão foi erguido a mando da família Guinle, detentora da posse das terras que formavam a Granja Guarani, na primeira metade do século passado.

Erguido em estilo neo colonial, o mirante conta nas suas laterais e no seu interior com as gravuras de Colaço, com fortes traços de azul sobre branco, que ilustram quatro lendas indígenas “O dilúvio”; “O anhangá e o caçador”; “A moça que saiu para procurar marido”; e “Como apareceu a noite”.

A AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani agradece o empenho dos poderes Executivo e Judiciário que sempre se mostraram parceiros na luta da comunidade do bairro pela restauração do mirante. Um agradecimento especial ao secretário de Cultura Wanderley Peres e à promotora Anaíza Malhardes que, a exemplo da AMAGG, sempre acreditaram ser possível a vitória nesta luta. Agora contamos com a continuação da determinação do prefeito Arlei Rosa e da direção do Inepac para que o processo final do restauro do monumento seja concluído.



Enquanto isso, no Facebook:
A tensão só aumenta com a dose generosa de humor negro na página do Black Bloc Brasil:

Não entendeu? Clique aqui.


Do Trollresopolis:
TÁ SERTO

Nenhum comentário: