Páginas

outubro 01, 2013

O RESUMO DA CÂMARA
O drama da hemodiálise na cidade, a ausência de Teresópolis na Conferência Estadual de Meio Ambiente e a pressão do Fórum Popular pra cima da comissão de transporte foram os destaques da semana
Na semana das sessões dos dia 23 e 25 de setembro o destaque foi o problema no setor de hemodiálise do hospital São José, interditado após a contaminação por hepatite C. O líder do governo na Câmara, vereador Dr. Carlão (PMDB), exauriu o executivo de qualquer culpa pelo ocorrido e informou que a Polícia Civil e a Anvisa estão investigando o caso. O presidente da casa, vereador Mauricio Lopes (PSL), destacou a via-crucis que os mais de 80 pacientes estão percorrendo em busca de tratamento fora da cidade, o que está ocorrendo através do transporte feito por um ônibus contratado pela prefeitura. O edil apresentou uma moção ao executivo referente a criação de um centro municipal de hemodiálise, o que passou a tomar ainda mais forma no dia seguinte num encontro entre o prefeito de Teresópolis, Arlei Rosa (PMDB), e o vice-governador do Rio, Pezão (PMDB). O alcaide saiu dessa reunião com a promessa de um centro municipal de hemodiálise municipal a ser construído pelo estado nos próximos 6 meses, prazo esse que não convenceu nem ao líder do governo, Dr. Carlão.

 O vereador Dr. Antônio Francisco (PP) disse que a comissão de saúde da casa esteve visitando o Hospital São José e destacou que existe há meses por lá um projeto de ampliação e modernização do setor de hemodiálise aguardando há 8 meses a liberação do estado. "O Hospital São José é um dos maiores interessados na investigação desse caso" - disse o edil. O vereador Serginho Pimentel (PRP), sugeriu que o vice-governador Pezão usasse seu prestígio para a aprovação desse projeto que ampliaria a capacidade do setor de hemodiálise para 200 vagas.
A ausência de Teresópolis na conferência estadual de meio ambiente voltou a ser discutida em plenário, com duras críticas do vereador Cláudio Mello (PT) ao secretário responsável pela pasta em Teresópolis a quem chamou de mentiroso.
A novela dos problemas na licitação da nova empresa que cuidará da iluminação pública em Teresópolis voltou ao plenário com o líder do governo na câmara, Dr. Carlão, destacando o excesso de entraves burocráticos legais que vem emperrando o processo. De acordo com o edil, o grande número de empresas disputando a vaga e as ações judiciais das mesmas diante da licitação, atravancam toda a questão.
Nos bastidores, confusão com os membros do fórum popular cobrando do presidente da comissão de transportes a definição de uma data pra próxima audiência pública. Os manifestantes fecharam a saída do estacionamento da Câmara e só liberaram a passagem dos edis após serem recebidos pelo presidente da casa, vereador Maurício Lopes, que se comprometeu em intermediar uma reunião com a comissão de transportes.
Como o combinado, a reunião ocorreu dias depois e definiu para o dia 10 de outubro a primeira das reuniões prévias que deverão ocorrer para a discussão de assuntos relacionados à próxima audiência pública.
Confira:


NUM OFERECIMENTO DA SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA:

Enquanto isso, no Rio...

Não entendeu? Clique aqui.

Nenhum comentário: