Páginas

junho 27, 2013

ENFIM, SEM VANDALISMO
Manifestação do dia 27 seguiu sem grandes transtornos
No final da tarde dessa quinta, 27 de junho, os manifestantes teresopolitanos mais uma vez se reuniram e seguindo a onda de protestos que ganhou o Brasil, foram as ruas com uma infinidade de reivindicações. 
O foco dos organizadores era a tarifa do transporte público, porém muita gente preferiu destacar outros assuntos. Da demora para a entrega das Casas Populares até a alta no preço do Kinder Ovo, a criatividade se fez presente nos cartazes do manifesto.
Os manifestantes de reuniram na Praça Olímpica, onde pintaram os rostos com as cores da bandeira do Brasil. Coletes foram distribuídos entre os que se propuseram a ajudar na organização do evento.
No início da noite, uma passeata seguiu até a prefeitura. O curioso é que por divergências políticas, 3 grupos de manifestantes se formaram e passaram a trocar acusações entre si, que iam da autopromoção com fins eleitorais, até a oposição ao governo com interesses partidários. 
Num dos momentos  mais tensos da noite, os policiais recomendaram que os manifestantes retirassem os coletes devido a equivocada interpretação partidária de um grupo mais exaltado que começou a hostilizá-los.
O destaque da noite, ficou pro manifestante que permaneceu durante todo o protesto acorrentado a um poste nas proximidades da prefeitura.
Devido ao ocorrido no último dia 20, vários comerciantes providenciaram tapumes em seus estabelecimentos como precaução contra o vandalismo e os ônibus deixaram de circular no horário do manifesto, seguindo orientação da Polícia Militar. Na manifestação anterior, uma senhora que estava dentro de um dos coletivos que foram depredados, foi atingida por uma pedra na cabeça.
Apesar das expectativas, o manifesto ocorreu sem grandes problemas. Algumas lixeiras foram reviradas e alguns manifestantes mais exaltados chegaram a chutar as portas de algumas lojas mas o forte policiamento serviu para coibir o vandalismo.
A repórter da TV Cidade, canal 9 da RCA, Patricia Carracena chegou a ser atingida na perna por uma garrafa, porém não se feriu. Alguns manifestantes chegaram a soltar algumas bombas (rojões) porém muitos policiais estavam a paisana em meio ao protesto e agiram, evitando o pior.
Quando os grupos de manifestantes se encontraram em frente a prefeitura, iniciou-se uma dispersão causada pela falha na sonorização e nos conflitos político-partidários que se iniciaram. No auge do manifesto, estima-se que cerca de 3 mil pessoas estivam nas ruas, porém esse número caiu muito rápido devido a falta de direcionamento e também pela chuva fina que caiu sobre Teresópolis.
Contrariando a orientação dos organizadores, boa parte dos manifestantes seguiram até a altura da Casa&Vídeo, destruindo alguns canteiros e espalhando o lixo nas ruas. Um manifestante chegou a cair de cima da Elevatória da CEDAE porém o impacto foi amortecido pela vegetação e ele nada sofreu. O saldo  policial terminou com 6 detidos, sendo 2 menores de idade.
               
O vídeo acima faz parte do Nada@Ver Especial Manifestações, em breve na Diário TV, canal 4 da RCA

Nenhum comentário: