Páginas

abril 23, 2013

DA SÉRIE
TEORIAS CONSPIRATÓRIAS
E pelo que parece, isso é apenas a ponta do iceberg... para saber mais, clique aqui.



CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DE TERESÓPOLIS
A CONSTRUÇÃO DA PREFEITURA


Teresópolis nunca sonhou com um prédio novo para o forum. Mas, em tempo recorde, o "caixote ao lado da prefeitura", como já está sendo chamado, está quase pronto. Está em cima de uma praça, e dentro do paço municipal inconsequentemente doado ao Judiciário pelos nossos ex-valorosos edís, e deve ser inaugurado em breve, com grande pompa.


Reclamar isso agora é chorar o leite derramado. Se bem que não adiantou de nada reclamar antes, quando "o leite ainda estava, 'inevitavelmente', por derramar"...

Isso já é passado. Agora é arranjar um lugar novo para a prefeitura.

Mas, enquanto não se faz isso, vale a pena ver de novo uma fotografia tirada da prefeitura quando ela reinava soberana na avenida Feliciano Sodré, imagem do fundo Osiris Rahal, do acervo Pro-Memoria Therezopolis. Esse prédio não ficou pronto em tão pouco tempo como a obra do forum. Foram quase trinta anos para ficar totalmente habitável e custou o dinheiro que a prefeitura conseguia fazer sobrar das modestas arrecadações que os ex-prefeitos conseguiam obter.

Chamado "Palácio Theresa Christina", o prédio da prefeitura começou a ser construído em 1928, pelo prefeito de então, Euclides Machado, que tinha o engenheiro Nestor Pinto como secretário de Obras. Nestor sucedeu Euclides e deu continuidade à obra, que acabou paralisada entre 1930 e 1946. Nesse ano, assumiu de novo a prefeitura o jovem Roger Malhardes, de apenas 30 anos, que já tinha sido prefeito por alguns meses em 1945 e retomou a construção. Malhardes seria sucedido por outro jovem também de 1916, o novato Jannotti, que deu continuidade à construção, deixando-a parcialmente pronta no final do seu primeiro governo, em 1950. Jardins, mobiliário e retoques foram dados pelo prefeito Malhardes, que assumiu a prefeitura pela terceira vez, sucedendo Jannotti entre 1951 a 1954, deixando pronto o que temos aí: um prédio bonito, que é sede do governo municipal.


A TERESÓPOLIS DE 1950
Matéria do Haissen Ejje



Dica do Neto Sama:
TEORIAS CONSPIRATÓRIAS
Teria a polícia de Boston culpado as pessoas erradas?
Infográfico em Mercenaries
Para saber mais, clique aqui.

#CHUPACSI
Não entendeu? Clique aqui.

Para saber mais, clique aqui.

NASCE UMA ESTRELA
Mais um potencial sucesso do cancioneiro popular:

Nenhum comentário: