Páginas

fevereiro 04, 2013


ADIVINHA, DOUTOR, QUEM TÁ DE VOLTA NA PRAÇA?




MORADORES DE RUA: UM DESAFIO PARA A CIDADE
Nos últimos anos vem se tornando cada vez maior a quantidade de mendigos em Teresópolis. Eles são vistos pelas praças, ruas e até "instalados" em pontos turísticos. Há anos o município desenvolve um trabalho de recolhimento dessas pessoas porém muitos resistem ao tratamento, optando por permanecer nas ruas, direito resguardado desde de 2009 quando a mendicância deixou de ser uma contravenção penal.   Atualmente, o poder público precisa tomar cuidado até na abordagem para não se sujeitar a discriminação e ao constrangimento ilegal.
Um exemplo dos direitos adquiridos pelos moradores de rua no Brasil, foi o ocorrido em São Paulo, onde um morador de rua conseguiu na Justiça o direito de retornar a morar na praça de onde foi retirado pelo serviço social da prefeitura. As mudanças na lei, se por um lado resguardaram princípios básicos dos direitos humanos, por outro levaram a um crescimento da população de rua em todo o Brasil. Segundo dados do IBGE, são mais de 1,8 milhões de Brasileiros morando nas ruas. Em Teresópolis, há 20 anos, o abrigo Sopão vem lutando para atender a crescente demanda da cidade. Lá as pessoas recebem alimento, banho, roupas, cama e abrigo para passar a noite.


Ainda de acordo com o IBGE, 80% dos moradores de rua são dependentes químicos. Com o relato crescente do consumo de álcool e de outras drogas em locais públicos, brigas, sexo e até as necessidades fisiológicas sendo realizadas sob a luz do dia, esse é um tema que precisa ser discutido com urgência em busca de soluções pro problema que vem resistindo ao tempo...

É IMPORTANTE SABER
O IBGE não considera os desocupados da Império como moradores de rua.


Nenhum comentário: