Páginas

setembro 21, 2012

DEBATE COM OS CANDIDATOS
Em meio a muita chuva, aconteceu nessa sexta, 21 de setembro, o debate entre os candidatos a prefeito de Teresópolis, promovido pela ESN (Escola Superior de Negócios), com o apoio de internautas teresopolitanos. Como já era esperado, por uma questão de estratégia política diante da larga vantagem na pesquisa IBOPE, o candidato do PP, Mário Tricano, e do PMDB, Arlei, não participaram do debate. 
A imprensa não esteve presente, o que gerou muitas críticas dos candidatos presentes. Algumas TVs (Diário TV e Canal 7) chegaram a mostrar interesse em cobrir o evento porém a organização só permitiu a transmissão na íntegra e ao vivo, o que demandaria cabeamento para transmissão, além de, como ocorrido nas entrevistas com os pré-candidatos, expor esses veículos as sanções da legislação eleitoral, como repetidores da informação, frente ao que fosse dito pelos candidatos. 
Todos foram expressamente proibidos de gravar o evento, missão essa exclusiva da ESN, que não disponibilizou esse material para nenhum órgão de imprensa. A transmissão que deveria ocorrer pela internet, ao vivo, através da WEST, falhou e o debate ficou limitado aos que assistiram in loco e que não somaram 150 pessoas. 
Num clima amigável, os candidatos presentes responderam a questões enviadas pelos internautas.
 Destaque para o candidato do DEM, Gerson Ribeiro, que roubou a cena com sua espontaneidade matuta que por várias vezes levou todos aos risos. “Eles não vieram porque são muito ruins em tudo”- disparou Gerson se referindo aos dois candidatos ausentes que foram, como já era esperado, o alvo do debate.
Sobre as câmeras de segurança, oriundas das verbas do PRONASCI, que até hoje não foram instaladas, Gerson novamente disparou: “A Constituição é clara: Nenhum cidadão é obrigado a produzir provas sobre si mesmo. Por isso não instalaram as câmeras”. Gerson defendeu incentivos fiscais e a criação de um parque industrial como forma de alavancar o desenvolvimento. “Nem todas as indústrias são bem vindas”- preponderou o candidato do PSOL, Rodrigo Cosenza, destacando a importância do desenvolvimento sustentável.
O candidato do PR, Cleyton Valentim, disse que foi assediado para que abrisse mão de sua candidatura em troca de benefícios para apoiar outro candidato. “Garante o teu, me disseram, só que eu não estou na política para garantir o meu e sim para lutar pelos direitos do povo”- destacou Cleyton que ainda lembrou dos avanços de sua gestão no pouco tempo que responde pela presidência da Câmara de Vereadores.
A questão da CEDAE, responsável pela coleta e tratamento do esgoto da cidade, foi abordada por Cleyton que destacou a necessidade urgente de se rever a situação. Ele também não deixou de espetar os ausentes. “Que falta eles fazem aqui? Um com um porrete na mão e uma pistola na cintura e o outro com cara de bobo mas que na verdade é um lobo”- disse Cleyton que ainda questionou o resultado da pesquisa IBOPE.
 A subserviência da maioria dos vereadores foi lembrada pelo candidato do PT, Nilton Salomão que também não deixou passar em branco a ausência de Tricano e Arlei, bem como da imprensa. “Imagina eleger um candidato que não se conhece”- disparou. Salomão disse que a imagem de Teresópolis hoje é a da corrupção. Questionado sobre a situação ambiental caótica que se encontram os rios da cidade, Salomão disse que um dos seus compromissos de governo é a instalação de estações de tratamento de esgoto. 
Entre os presentes, Salomão foi o único a receber “tapas com luva de pelica” dos demais participantes do debate. O candidato do PSOL, Rodrigo Cosenza, questionou alguns posicionamentos de Salomão na ALERJ, porém a organização do debate impediu que a questão fosse discutida. “O PT deixou de ser de esquerda?”- deixou Cosenza a pergunta no ar. O candidato do PT também foi corrigido pelo candidato do PSD, Dr. Maurílio, ao confundir os distritos de Teresópolis.
Maurílio disse que hoje a cidade é governada por vereadores e também por gente do Estado que andam loteando a prefeitura. Questionado sobre o problema do trânsito, Maurílio destacou a necessidade urgente da instalação de pontos de integração como forma de desafogamento do trânsito, opinião compartilhada pela candidata do PTB, Maria do Rosário.
O candidato do PSOL, Rodrigo Cosenza, defendeu a desmilitarização da Guarda Municipal e disparou contra o que chamou de máfia. “Estão comprando o apoio das pessoas”- disse Cosenza que defendeu um governo participativo, aberto aos anseios do povo. Sobre a questão do deficit habitacional, o candidato defendeu a criação da Secretaria de Habitação.
 A candidata do PTB, Maria do Rosário, muito reverenciada por todos devido ao seu trabalho frente a Secretaria de Educação durante os governos Celso Dalmaso e Roberto Petto, defendeu a criação de sub-prefeituras no 2º e 3º distrito como forma de alavancar o desenvolvimento.
  “As sub-prefeituras não existem porque os Prefeitos tem medo que os “subs” apareçam mais que eles”- disparou Gerson Ribeiro.
Ao final do debate, num clima muito amigável, todos posaram para fotos. 

Nenhum comentário: