Páginas

julho 23, 2012

RETRATOS DO DESCASO
Pimenteiras fica a 10 minutos do centro de Teresópolis e o bairro se divide entre sítios, favelas e casas de veraneio. O Ministro da Defesa Celso Amorim é um dos muitos magnatas que possuem imóveis na aprazível Rua Guandu onde também estão situados os quartéis do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Teresópolis. Apesar disso, o bairro se encontra, por parte do poder público, em total abandono e a situação da coleta de lixo é um dos reflexos disso.
Em janeiro, o problema foi comunicado ao prefeito interino Arlei, ao seu secretário de governo, José Carlos Cunha,e ao secretário de Obras e Serviços Públicos, Denilson Pereira, sem que medidas compatíveis fossem tomadas, tendo a Prefeitura se limitado a enviar uma equipe da secretaria de serviços públicos para recolher o lixo deixado pela firma contratada para o serviço.
O ponto de coleta fica ao lado de uma praça reservada ao lazer da comunidade e que se encontra tomada de lixo e totalmente depredada. O problema do lixo a céu aberto teve início após a Prefeitura, em 2009, no início do governo Jorge Mário, iniciar a troca das insalubres centrais coletoras de alvenaria, construídas pelo governo Tricano, pelas caçambas.
As centrais coletoras de alvenaria suportavam um volume bem maior de lixo que era recolhido manualmente por homens da Prefeitura que num método pastelão, jogava todo o lixo pro lado de fora para que uma máquina o recolhesse, depositando na caçamba de um caminhão para o seu destino final, o Lixão de Teresópolis. Essas centrais eram, aos poucos, avariadas pela própria ação das máquinas que, não muito raramente, as atingiam, abrindo espaço para os ratos que infestavam o local. Com a troca, e com a capacidade de armazenamento de lixo extremamente reduzida, diariamente a situação que se tem é do lixo depositado ao redor da caçamba. Outro ponto polêmico é o descumprimento da cláusula contratual entre a Prefeitura e a empresa responsável pelo serviço, a Vital Engenharia, que prevê que todo o lixo excedente das caçambas seja recolhido. O contrato, firmado no início de 2009, permanece sem que as autoridades competentes cobrem o seu integral cumprimento, o que tem exposto milhares de pessoas ao mal cheiro, infestação de ratos e ao caos ambiental da comunidade.
Com o contrato renovado pelo governo interino, que se encontra devidamente informado a respeito do problema que a comunidade vem vivendo, a situação é a que segue no vídeo abaixo, gravado no momento da coleta ocorrida na madrugada dessa terça, 24 de julho:

Em Pimenteiras os moradores prometem uma manifestação e, lamentavelmente, a situação do lixo é semelhante em outros bairros da cidade.

Poucas horas após a publicação acima, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Denilson, entrou em  contato conosco se comprometendo a destinar duas e não mais uma caçamba para a comunidade. Nas primeiras horas da manhã dessa terça, uma equipe da PMT limpou o local.

Não entendeu? Clique aqui.

É nesse sábado!
Não entendeu? Clique aqui.

Poderia ter sido pior!

Nenhum comentário: