Páginas

janeiro 22, 2012

A TERCEIRA GUERRA?
Entenda como as polêmicas do S.O.P.A e do P.I.P.A podem gerar o caos na internet
Na última quarta cerca de 7 mil sites do mundo inteiro, como a Wikipédia, sairam do ar em protesto contra a aprovação dos projetos S.O.P.A. e P.I.P.A. que tramitam no congresso americano e que podem significar uma mudança radical na internet no que se refere ao compartilhamento de arquivos protegidos por direitos autorais. A empreitada conta com o apoio da indústria de filmes e da música que vêem no mesmo a chance de aumentar seus rendimentos. Trata-se de uma das maiores polêmicas da história da internet, desde a sua criação, e que tem dividido opiniões em todo o mundo.
Donos de locadoras de filmes, por exemplo, torcem pra que o projeto seja aprovado pois sabem que isso significaria em seu negócio. Já para o tsunami de internautas interessados na liberdade do compartilhamento a idéia não é nem um pouco bem vinda. O Google colheu mais de 7 milhões de assinaturas e vários boicotes contra as empresas que apoiam a idéia foram promovidos. Hackers de todo o planeta aderiram ao movimento de criação de uma guerra pela web - a terceira guerra mundial. A pressão ganhou o apoio até da Casa Branca que fez críticas aos projetos. Coincidência ou não, ambos tiveram suas votações suspensas.
S.O.P.A.
A sigla S.O.P.A. (Stop Online Piracy Act) significa Lei de Combate a Pirataria Online. Trata-se de um projeto de lei que tramita no congresso dos EUA que propõe significativas alterações na forma de combate a pirataria na internet. Com sua aprovação, o Departamento de Justiça dos EUA passaria a investigar, perseguir e desconectar qualquer pessoa ou empresa acusada de disponibilizar material sujeito a direitos autorais, dentro e fora do país. Sites de busca, como o Google, estariam proíbidos de exibir resultados que levassem os internautas até esses sites. Significa o fim dos sites de downloads de filmes, jogos e softwares. Até as bibliotecas virtuais estariam com seus dias contados.

P.I.P.A.
O P.I.P.A. (Prtotect Intelectual Property Act) é um projeto de lei que propõe penas de até 5 anos de cadeia para os condenados por compartilhamento de material protegido por direito autoral. A Espanha e a China já possuem projetos de leis semelhantes e caso os EUA aprovem o S.O.P.A e o P.I.P.A., a internet, da forma como a conhecemos, pode estar com os seus dias contados.    Para saber mais sobre os projetos, clique aqui.

ENQUANTO ISSO...
...no Bairro de Fátima:
Click do Cláudio Tatu.

Nenhum comentário: